Pessoal, hoje precisei tirar uma documentação no centro da cidade, e coincidentemente, no prédio anexo da prefeitura, que fica ao lado do ... ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO !
Como eu tinha uns 90 minutos de tempo livre (preciosidade !), decidi passar por lá e dar uma pesquissada, buscando algumas informações que ainda não tínhamos procurado ou visto.
Antes de entrar no prédio, tive o prazer de telefonar e conversar com o Adenilson, pois eu precisava tirar umas dúvidas em relação às consultas no AGCRJ, apesar de eu já ter ido lá antes.
Após suas dicas preciosas, adentrei o "baú do tesouro" (um deles). Infelizmente estava com pressa, e procurei ser o mais suscinto possível nas pesquisas. Abaixo um resumo do que pesquisei (nos tópicos referentes a outras ferrovias, detalharei o que procurei e vi lá também):
Após deixar todos os meus pertences (menos a carteira) na recepção, subi ao terceiro andar (iconografia). Fui recebido pela Ludmila, super simpática, que me orientou sobre os procedimentos, após eu me identificar dizendo que era do fórum, o objetivo da pesquisa, a ida anterior do Adenilson, como obter imagens etc etc primeiramente ela me ofereceu as imagens aéreas, catalogadas em uma pasta, com números e pequenas descrições sobre o que era visto. Achei as informações muito vagas e às vezes imprecisas, como veremos adiante. Pois bem, escolhi, se eu não me engano, umas 10 imagens. Um dos meus objetivos principais era ver algo de Engenho do Matto e do ramal da Penha.
Preenchi uma ficha, com os números e o resumo das imagens. Também pedi algumas fotos, que ficam catalogadas em fichas de um armário metálico, na entrada.
Continuando, pedi para ver a folha 37 (arredores do Morro do Urubu), mas só mostrava do Morro pro sul. Se fosse pro norte, abrangeria o trecho onde ficava Engenho do Matto. Lembrando que todas as imagens aéreas que vi são de 1928. Nesta folha 37, aparece a estação de Cavalcante, no quadrante superior esquerdo. Pedi pra ver duas fotos aéreas que eram em seqüência numérica em relação a fotos aéreas que eu queria, mas elas estavam sem identificação do lugar. Julguei que de repente eu poderia descobrir o local e ajudar no catálogo, ou então alguma conseguir outra informação, se fosse realmente seqüencial, mas as duas imagens que me foram apresentadas eram realmente muito dificeis de saber o local e não eram seqüenciais (uma delas desconfiei de um local, mas sem certeza; e a outra abrangia poucos logradouros, o papel era imenso, mas a foto era pequena).
Pois bem, em mais uma folha (48) a informação era de que abrangia a região da Av.Suburbana com a R.José dos Reis. Acho que é uma foto que o Adenilson postou aqui, ou no mínimo ele a viu lá também. Só olhei de curiosidade. Nada de trilhos aparentemente, mas dá pra notar linhas retas paralelas à Suburbana que devem ser da adutora de água. O terreno onde poderia ser uma das estações (José dos Reis ou Henrique Scheid) me deu a impressão de já estar vazio, do mesmo jeito que está hoje ! Isso se eu não tiver me enganado de quarteirão ... vi também algumas construções suspeitas, mas provavelmente não tiveram nada a ver com a ferrovia.
Quando telefonei para o Adenilson, ele me disse que durante suas pesquisas ele não viu (não existia no catálogo) nada da região de Vicente de Carvalho e de Engenho do Matto. Eu também não achei nada no catálogo, mas depois que vi a parte do ramal de Maria Angu da Penha, comecei a entender a organização das imagens (depois eu explico) e acreditar que sim, existe foto aérea da região, e eu acho que é uma que na descrição fala do morro da Serrinha ! Pretendo voltar lá amanhã, pois devido à Rio +20 o AGCRJ não vai abrir quarta, quinta e sexta-feira, que é o dia que retorno ao trabalho !
Vi imagens aéreas do ramal de Maria Angu, descreverei no tópico correspondente !
Continuando, parti para as fotos mas perdi tempo com duas imagens que selecionei por curiosidade própria do Engenho de Quissamã (uma foto era muito boa, apesar de pequena: era de 1860; mas a outra encontra-se no site da Biblioteca Nacional). Selecionei duas fotos de Capão do Bispo, sendo que na descrição de uma constava que era da inauguração da fazenda ! ! ! Legal ... só que quando a estagiária me trouxe as fotos, me decepcionei. A inauguração era da fazenda recém reformada, em 1974, com a presença de Carlos Lacerda. O envelope continha 20 fotos, a maior parte mostrando apenas pessoas, poucas mostrando a fazenda, mas faria pouca diferença, pois Parada Capão do Bispo em 1974 já estaria há muito demolida.
No outro envelope sobre Capão do Bispo, havia duas fotos, mostrando realmente a fazenda, já maltratada e antiga, com piso de madeira na varanda e algumas avarias na fachada. O ângulo das fotos era fechado. Não me lembro o ano, mas acho era ou da década de 1910 ou 1920. Valeu pela imagem antiga !
A foto 202 deve ser a que o Adenilson descreveu como sendo a estação José dos Reis. A descrição da imagem é "Estrada de Santa Cruz esquina com Rua José dos Reis". O que que era aquilo ????? Na foto, bem antiga, aparecem em primeiro plano duas linhas se cruzando, como se originando um desvio, e logo atrás destas linhas, duas casinhas, de material ou arquitetura que nunca vi na vida ! Provavelmente metal, mas era corrugado, parecia que as paredes eram feitas de telha !
São até fáceis de desenhar, mas estou sem como fazer isso agora, mas vou desenhar, memorizei bem a imagem. Aquela estrutura não pode ser estação, no maximo uma cabine ou instalação de funcionários da ferrovia. Sei lá, parecia um banheiro público, não sei, fiquei confuso com aquilo ...
Pois bem, o restante das imagens são do ramal de Maria Angu, que descreverei no tópico correspondente.
Explicando o que classifiquei como imprecisão nas descrições das imagens: quando vi fotos aéreas do ramal de Maria Angu, encontrei a Av.Brás de Pina em uma folha que dizia algo não muito a ver. Esta foto abrange quase até o Largo da Penha. Pois bem, pedi a próxima foto em seqüência numérica que dizia "Penha" na descrição. O que veio: uma imagem que posso até classificar como estranha ! 5 ou 6 ruas do local conhecido como Grotão, na Penha ! O bairro mesmo, que a descrição sugeria, não aparecia ! Fiquei super decepcionado ! Será que o ramal se esconderia no mistério ? Não ... porque depois, quando já ía embora, pedi uma foto aérea que dizia ser de "Olaria, Rua Uranos, Rua Leopoldina Rêgo ..." etc etc e .... o Largo da Penha estava lá, no cantinho da foto !
Vejam o que achei no tópico correspondente, essas fotos sim, valeram a visita !
E amanhã vou em busca de Engenho do Matto !
Obs.: a estagiária me explicou como eu procederia para encomendar imagens. Ela me disse que posso pedir até 3 imagens gratuitas em baixa resolução, mas não achei interessante pois uma foto em baixa resolução daquelas imagens aéreas imensas iria ficar muito ruim ...
Mas ela me disse que eu posso indicar o que me interessaria na imagem para focalizar melhor só o que eu quero !
Hum ... encomendarei. E as outras imagens, em resolução maior, providenciarei mais tarde, anotei toda a identificação aqui.