São Luís apresenta projeto do VLT
http://blog.jornalpequeno.com.br/linhar ... municipal/
A Prefeitura de São Luís apresentou, na manhã desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal, o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital maranhense. O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, explanou os detalhes técnicos do projeto e da execução da obra do VLT.
Durante a exposição, o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes afirmou que já está em andamento o processo licitatório para a implantação do VLT e, nos próximos dias, deve ser iniciada a licitação para a compra do material rodante.
O requerimento para a realização da audiência foi de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT). O painel contou ainda com a participação dos vereadores Gutemberg Araújo, Geraldo Castro, Josué Pinheiro e Armando Costa.
O secretário-adjunto da SMTT abriu a explanação ressaltando que o projeto para a implantação do VLT, em São Luís, foi iniciado há cerca de dois anos, quando, por determinação do prefeito João Castelo, começaram os estudos técnicos de viabilização.
“Estávamos buscando um transporte de massa de média e alta capacidade no intuito de melhorar o deslocamento da população da capital. Isso resultou, numa soma de esforços da equipe do prefeito João Castelo, em dois grandes projetos de mobilidade, o do Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís e o do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, destacou José Arthur.
Durante a apresentação, Arthur explicou que o primeiro trecho de execução da obra do VLT, chamada Linha 1 (Centro – São Cristóvão), sairá da altura da rotatória do aeroporto (Tirirical), passará pelas avenidas dos Franceses e Africanos e finalizará no Centro (Praia Grande), numa extensão de 13 Km. Ele informou que o processo licitatório para a construção desta etapa já foi iniciado e deve ser concluído até o final deste mês.
A primeira etapa, correspondente à Linha 1 (Centro- São Cristóvão), atenderá a um público estimado de 200.000 habitantes, em 13 km de vias, composta de 11 estações modernas (proximidades do Aeroporto, Rodoviária, Santo Antônio, Coheb/Sacavém, Coroadinho, Bairro de Fátima, Rio das Bicas, Ceprama, Portinho, Praia Grande entre outras), duas pontes metálicas (Rio das Bicas e Portinho) e o Centro Administrativo Operacional. “Na área do São Cristóvão, há um crescimento demográfico forte, o que gera problemas na oferta de transporte”, justificou.
O secretário-adjunto da SMTT explicou que, para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, será utilizado o canteiro central das avenidas. “O VLT tem três metros de largura e nós só precisamos de cinco metros de largura de via para ele passar. E São Luís tem essa excepcionalidade, pois possui avenidas de canteiros largos”, observou.
José Arthur frisou que, no trajeto da linha 1, não será necessário fazer desapropriações, o que não ocasionará maiores transtornos e perda de tempo. “É uma área de passagem de domínio público. O que vai haver é somente a remoção de árvores plantadas, onde o replantio será feito em outros locais. Nesse sentido, a nossa estimativa é de que seja feito 1 km de via por mês”, detalhou.
O diretor da Empresa Bom Sinal, Fabricante do VLT com sede na cidade de Barbalha no Estado do Ceará, Francisco Sávio Araújo, disse que o VLT já é utilizado em outras capitais do Nordeste.
Sistema moderno - “Em Fortaleza já iniciou, Maceió já está aderindo, além de Recife e outras como Sobral, Juazeiro e Macaé. Portanto, o VLT vai melhorar a qualidade do transporte e ajudar a população a se deslocar. É um sistema do presente que tem como vantagens regularidade e pontualidade, menor tempo de espera, ambiente climatizado (ar-condicionado), GPS, sistema de informações audiovisual para os passageiros, informações de tempo entre outras”, delineou Francisco Sávio.
O diretor da Empresa Bom Sinal frisou também que o VLT é um veículo moderno, eficiente, confortável, com bom desempenho e que reduz o tráfego das rodovias. “Não há atraso e oferece maior comodidade, segurança e baixa a emissão de gases”.
A Bom Sinal é líder no mercado de VLTs no Brasil. Sendo, até o momento, a única empresa a implantar esse sistema no país. A pouco menos que uma década oferecendo os VLTs, já possui sete contratos de fornecimento, totalizando quase cem carros (vagões) vendidos, conquistados com a qualidade e competitividade desenvolvida.
Estrutura do VLT - O Veículo Leve sobre Trilhos será constituído de equipamentos modernos. A capacidade estimada é para atender 20 mil passageiros por hora, em cada sentido, numa velocidade média de 40 km/h, podendo chegar de 80 km/h a 100 km/h. Hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h.
O VLT a ser desenvolvido deverá ser composto por um mínimo de 2 (dois) e um máximo de 4 (quatro) carros, constituídos de truques motores e duas cabines de comando. A motorização do VLT é à diesel. Ele tem movimentação bidirecional (duas direções). Em cada cabeceira, haverá um motor.
A conclusão de parte das obras da primeira linha, que terá capacidade de transportar 200 mil pessoas, é prevista para ocorrer até o final do ano.
Ao todo, o sistema do VLT em São Luís terá sete linhas, cada qual composta de sete veículos de 30 m de comprimento e capacidade para 400 pessoas, cada veículo. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo da Guarda ao Centro.
Também auxiliou na apresentação a técnica do Instituto Municipal da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Patrícia Trinta.
O VLT é um veículo articulado que funciona como trem ou bondes modernizados com tecnologia inovadora e altamente confortável ao usuário, que diminui o tempo de espera e de percurso dos passageiros. É muito mais que um meio de transporte. É um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, assegurando a qualidade do serviço, a revitalização do espaço urbano e a preservação do patrimônio arquitetônico. Além de transportar usuários com segurança e conforto, o sistema gera empregos e proporciona mais liberdade à população.
___________________________________________________________________________________
São Luís (MA) apresenta projeto de VLT
Espaço para postarmos informações sobre outros sistemas de transporte sobre trilhos, que não se encaixam nas categorias acima
- Paulo ITT
- Usuário Diamante
- Mensagens: 350
- Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
- Localização: Rio de Janeiro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Ir para
- Parada Inicial - Assuntos gerais e institucionais
- ↳ Comunicados
- ↳ Sugestões e opiniões
- ↳ Bate-papo, dúvidas e ajuda
- ↳ Agenda Ferroviária
- ↳ Aniversários
- ↳ Sites e Blogs recomendados
- ↳ Notícias e Matérias
- A ONG Trilhos do Rio
- ↳ Documentação da AFTR
- ↳ Mídia Trilhos do Rio
- ↳ Metas e projetos
- ↳ Painel financeiro
- Empresas e instituições - Notícias, dados e informações
- ↳ Empresas, companhias e instituições - Rio de Janeiro
- ↳ Supervia
- ↳ Notícias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha Japeri
- ↳ Linha Belford Roxo
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Metrô Rio
- ↳ Notícias e matérias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha 1
- ↳ Documentação e registros diversos
- ↳ CENTRAL Logística
- ↳ Assuntos gerais
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ EF Corcovado
- ↳ Bondes de Santa Teresa
- ↳ Notícias
- ↳ Estações, instalações e mobiliário
- ↳ Material rodante
- ↳ MRS Logística
- ↳ FCA - Ferrovia Centro-Atlântica
- ↳ VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
- ↳ Empresas, companhias e instituições - No Brasil
- ↳ CBTU
- ↳ CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- ↳ Metrô - SP
- ↳ Metrô - MG
- ↳ Metrô - DF
- ↳ Metrô - RS
- ↳ Metrô - BA
- ↳ Metrô - CE
- ↳ Metrô - PR
- ↳ Metrô - PI
- ↳ TAV Brasil
- ↳ ALL - América Latina Logística
- ↳ Vale
- ↳ FTC - Ferrovia Teresa Cristina
- ↳ Transnordestina
- ↳ Trens Turísticos (TT's)
- ↳ Outros Sistemas
- ↳ No Mundo
- Veículos Rigidamente Guiados
- ↳ Teleféricos
- ↳ Monotrilhos
- ↳ NTL - Translohr
- ↳ Aeromóvel
- ↳ MagLev
- ↳ Outros
- Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ Arqueologia Ferroviária
- ↳ Bondes
- ↳ Ferrovias e Estradas de Ferro extintas
- ↳ EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará
- ↳ EF Teresópolis (antiga EF Therezopolis)
- ↳ EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)
- ↳ Linha do Centro
- ↳ Trecho D.Pedro II - Anchieta
- ↳ Trecho Olinda - Japeri
- ↳ Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí
- ↳ Trecho Aristides Lobo - Fernandes Pinheiro
- ↳ Ramal de São Paulo
- ↳ Ramal de Angra (Mangaratiba)
- ↳ Ramal de Paracambi
- ↳ Linha Circular da Pavuna
- ↳ Ramal de Jacutinga
- ↳ Outras linhas e ramais
- ↳ E.F. Barra Mansa ao Bananal
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ Ramal Circular de Madureira (Dona Clara)
- ↳ Ramal do Laboratório Pirotécnico do Exército
- ↳ Ramal do Campo dos Afonsos
- ↳ Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
- ↳ EF Rio d'Ouro
- ↳ Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
- ↳ Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
- ↳ Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
- ↳ Ramal da Penha (Maria Angu)
- ↳ Ramal de Xerém e Sub-ramais
- ↳ Ramal de Tinguá
- ↳ Outras linhas ou ramais particulares
- ↳ Dados e Documentos Históricos
- ↳ Material Rodante
- ↳ EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)
- ↳ EF Leopoldina
- ↳ Ligação Saracuruna - Visconde de Itaboraí
- ↳ EF Cantagalo
- ↳ EF do Norte
- ↳ Ligação São Bento - Ambaí
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ Trecho General Dutra - Visconde de Itaboraí (Ramal de Niterói)
- ↳ Ramal de Glicério
- ↳ Linha do Carangola
- ↳ EF Barão de Araruama
- ↳ Rede Mineira de Viação
- ↳ EF Maricá
- ↳ Outras Linhas e Ramais
- ↳ Instituições Militares
- ↳ Associações Ferroviárias
- ↳ Nostalgia, Histórias e Fatos
- ↳ Curiosidades
- ↳ Material rodante e Peças históricas
- Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações
- ↳ Livros e Revistas
- ↳ Google Earth - Estações e linhas
- ↳ OpenStreetMaps
- ↳ Mapas e Plantas
- ↳ Vídeos e documentários
- ↳ Tíquetes e bilhetes
- ↳ Tabelas de horários
- ↳ Notícias antigas
- ↳ Dados históricos
- ↳ Cartões-postais
- ↳ Contratos de concessão, normas e portarias
- Ferromodelismo, Jogos e Simuladores
- ↳ Maquetes
- ↳ Material rodante
- ↳ Simuladores
- Oficinas Trilhos do Rio - Área técnica
- ↳ Profissões e oportunidades de emprego
- ↳ Projetos
- ↳ Abandonados,cancelados ou não concluídos
- ↳ Ramal da Escola de Agronomia
- ↳ Nossos projetos
- ↳ Outros projetos
- ↳ Biblioteca Técnica
- Acesso restrito
- ↳ Fábrica de Trilhos
- ↳ Estradas de Ferro extintas
- ↳ Índice geral
- ↳ E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil)
- ↳ E.F. Leopoldina
- ↳ E.F. Carangola
- ↳ E.F. Barão de Araruama
- ↳ E.F. Central de Macahé
- ↳ E.F. de Cantagallo
- ↳ E.F. do Norte
- ↳ E.F. Mauá/Príncipe do Grão-Pará
- ↳ E.F. de Campos a São Sebastião
- ↳ E.F. Santo Antonio de Pádua
- ↳ E.F. Campos a São João da Barra (E.F. de Campista)
- ↳ E.F. Santa Maria Madalena
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ E.F. Melhoramentos do Brasil (Linha Auxiliar)
- ↳ E.F. Rio d'Ouro
- ↳ E.F. Therezopolis
- ↳ E.F. Maricá
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ R.M.V. - Rede Mineira de Viação
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ E.F. Santa Isabel do Rio Preto
- ↳ E.F. Alto de Muriaé
- ↳ E.F. do Sumidouro
- ↳ E.F. de Sapucahy
- ↳ Ajuda - Dicas, tutoriais e informações [Em construção]
- ↳ Regras e Normas [Em construção]
- ↳ Mapa do fórum [Em construção]
- ↳ Contatos importantes
- ↳ Comunicados internos
- ↳ Estatísticas e Área Financeira
- ↳ O futuro dos Trilhos do Rio