E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 02 Jul 2012, 15:49

A impressão que me deu foi de que são duas linhas de bitola métrica, sendo que uma teve a distância entre trilhos alterada com o acidente e descarrilhamento do carro ...
Parece até que há uma linha de bitola mista, mas a impressão que me deu foi essa, uma linha métrica e a outra danificada ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 02 Jul 2012, 16:07

Já eu achei que a da direita é métrica e a da esquerda é mista. Relacionei com a altura dos individuos que estão atravessando.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 02 Jul 2012, 16:51

Caracas...(viva a Venezuela!)....Amaral.

Bem observado. app
Na realidade quando vi essa foto pela primeira vez eu cheguei a pensar em arriscar uma bitola métrica e uma bitola super-estreita, mas não faria sentido e até então eu não tinha visto o 3º trilho.
O que acontece, é que de fato são 3 trilhos ali e a parte que fica mais evidente são os 60 cm da sobra entre a larga e métrica.
Justamente o camarada que está atravessando e olhando para a câmera está passando pelo 3º trilho.

Me lembro que o Hugo havia comentado alguma coisa sobre bitola mista na Rio D'ouro.
Aliás, se não me engano, o Tchê abriu um tópico desses no TGVBR. okk
Sem querer ser chato, alguém arriscaria a dizer qual a estação?
Para mim, mantenho a opinião de ser Vicente de Carvalho.

Francisco Amaral escreveu:Já eu achei que a da direita é métrica e a da esquerda é mista. Relacionei com a altura dos individuos que estão atravessando.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 02 Jul 2012, 23:49

São duas linhas, sendo uma métrica e outra mista. Ao fundo de uma das fotos é possível ver a plataforma da estação, e parece ser efetivamente a de Acari da forma como eu a conheci. Como a linha mista só ia até Acari, segundo Hugo Caramuru, é muito provável que essa foto seja realmente em Acari.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Jul 2012, 20:47

O forum tá quente de bom. Deixa fazer uma observação: a bitola mista da Rio Douro , a partir de pavuna, ia até após atravessar a Av.Automovel Club, ainda na Pavuna... depois aparecia só no pátio de Acari.... depois acabava, ainda em Acari....depois da chave em Acari , seguia metrica ...
Não ia direto de Pavuna até Acari. Parecia- e eu lembro q meu pai dizia- q "iam alargar" a Rio Douro... mas acho nunca sairam dos planos....

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 05 Jul 2012, 15:20

Valeu pela informação Tchê.
Qual seria o percentual de certeza que vc teria sobre a estação ser Acari?
Será que podemos oficilaizar isso e dar como completo o "álbum de figurinhas" das estações da Rio D'ouro dentro do nosso município?

Deixa eu só te explicar uma coisa. Eu tinha especulado ser Vicente de Carvalho, pois no rodapé da foto estava escrito que os passageiros iriam para Irajá.
Como a estação Colégio era bem diferente, então imaginei ser outra estação vizinha, nesse caso Vicente de Carvalho.

Na época do outro fórum, foram divulgadas imagens como sendo de Vicente de Carvalho onde podemos também ver um pátio com mais de um trilho.

Seguem as fotos:

tche escreveu:São duas linhas, sendo uma métrica e outra mista. Ao fundo de uma das fotos é possível ver a plataforma da estação, e parece ser efetivamente a de Acari da forma como eu a conheci. Como a linha mista só ia até Acari, segundo Hugo Caramuru, é muito provável que essa foto seja realmente em Acari.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 05 Jul 2012, 15:22

É estranho isso.
Por quê a mista estaria interrompida?
Será que pelo menos o trecho de bitola mista entre Acari e Pavuna já foi contínuo?
HUGO CARAMURU escreveu:O forum tá quente de bom. Deixa fazer uma observação: a bitola mista da Rio Douro , a partir de pavuna, ia até após atravessar a Av.Automovel Club, ainda na Pavuna... depois aparecia só no pátio de Acari.... depois acabava, ainda em Acari....depois da chave em Acari , seguia metrica ...
Não ia direto de Pavuna até Acari. Parecia- e eu lembro q meu pai dizia- q "iam alargar" a Rio Douro... mas acho nunca sairam dos planos....

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 05 Jul 2012, 15:47

A estação assemelha-se bastante com a de Acary, mas não dá para ver o perfil da estação. Outro detalhe: a foto que aparece como Vicente de Carvalho existem grades e calçamento de paralelepípedo, e na foto em discussão ele é de terra; o piso em Acary era de terra, e havia bitola mista, o que não acontecia em Vicente de Carvalho. São conclusões que me levam a crer que o local seja mesmo Acary... {A grafia antiga usada por mim é semelhante ao que estava escrito no dístico original: Acary 1926.}

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Jul 2012, 09:46

Olá pessoal, imprimi as fotos e voltei à Acari para fazer uma comparação e cheguei à algumas conclusões: o ponto onde aparece a plataforma com pessoas está voltado para o leito ficava de "costas" para a rua, que era no caso e Av. Automóvel Clube e a distancia é coerente, de acordo com minhas lembranças, estando o fotógrafo na altura da rua Guaiuba, onde atualmente existe uma pracinha. Mostrei a foto a um senhor de cerca de 70 anos e ele reconheceu o local como sendo Acari. A largura do leito também é coerente, de acordo inclusive com a foto postada há tempos pelo Hugo Caramuru. Quanto à bitola mista, não é uma "ilusão de ótica", é mesmo bitola mista. Mas ainda não estou 100% convencido. Efetivamente NÃO É VICENTE DE CARVALHO, POIS ENTRE OUTRAS COISAS A REFERIDA ESTAÇÃO ERA BEM MENOR e o terreno onde ficava o leito da via era mais estreito. Vou procurar algum dado irrefutável e conclusivo. Mandarei notícias assim que souber.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 08 Jul 2012, 12:57

Meus amigos... voltando à carga com a polemica da Bitola mista, da rio douro, ela saia da Pavuna e terminava logo após atravessar a av Auto Clube.... em Acari só existia no patio... Em Coelho Neto e demais estação não havia... Só ia parecer em Del Castilho. Quanto esta foto, ainda acho q é Vicente de Carvalho, pois vemos no paralelepipedo a linha do bonde que cruzava a Rio Douro... E salvo engano meu, a cobertura da estação de Acari era toda de concreto... tendo uma "laje" "grossona" ... um dia vou tentar desenha´-la cfe a tenho na memoria... ela era bem estreitinha.... e não havia passagem de nivel de lotações, onibus, pois era toda terra e o que seria uma passagem de nivel era um largo aterro em cima da linha pro pessoal q ia a um grupo de casas e e uma olaria ... na esquerda desta foto teria q haver a Av Automovel Clube, q era bem rente `linha e asfaltada...

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”