http://www.frateschi.com.br/site/?page=publicacoes
No projeto original consta um tablado plano medindo 1m por 1,60 podendo circular até duas locomotivas com no máximo quatro vagões de carga ou com 3 carros de passageiros.

O projeto Frateschi
Decidi que teria uma reta de 22 cm a mais no ramal externo aonde será uma carvoaria com uma doca para carga e descarga e que haveria um túnel para quebrar a monotomia de ficar olhando um trem dando voltas e mais voltas no tablado e relevos laterias o que sugere a ideia de um vale. Para isso refiz o projeto utilizando software SCARM que contém uma boa e seletiva biblioteca de fabricantes.

O projeto oficial
Raios de curva de 36 cm e um raio maior com 41,8 cm;
4 desvios operados eletronicamente;
Dois ramais: para a Oficina e o outro para a Carvoaria;
Estação localizada na Bifurcação entre dois ramais (Inspiração na Rio d'Ouro);
Predominância da RFFSA, Companhia Paulista (Era Vapor) e Central do Brasil (Vapor).
O ponto de partida foi uma caixa básica da Frateschi do trem Expresso Santa Cruz.
A ideia de relevo em qualquer maquete dá a impressão de volume e assim alonga a visão do expectador que passar a enxergar a maquete maior. O Material rodante também contribui muito para isso. Nessa maquete eu não poderia rodar máquinas grandes como uma V8 ou U23C, pois daria impressão de que o trem não está rodando. Logo ela se adapta a locomotivas menores como uma FA-1, G12, U5B e as Consolidation.
Detalhes da Construção.
Construção e construtor
Aguardem novas atualizações