Cansados de procedimentos de segurança e atrasos, passageiros migram para a Amtrak, que agora domina o mercado Nova York-Washington
Durante muito tempo este serviço foi desconsiderado pelos viajantes da região Nordeste dos Estados Unidos, mas hoje a companhia de trem Amtrak está dominando a frequência de viagens comerciais que fazem conexão entre as cidades de Washington, Nova York e Boston. Neste verão (inverno no Brasil), seus trens estão lotados.
Há uma década, os voos da Delta Airlines e US Airways eram a forma preferida de se transitar entre as cidades. Mas as tarifas elevadas, o lento procedimento de segurança dos aeroportos e os atrasos frequentes desagradam os viajantes, conquistados por trens de alta velocidade Acela da Amtrak, além de passagens que podem ser emitidas online.

NYT
Trem da Amtrak passa pela ponte Hell Gate, em direção a Nova York, nos EUA (06/08)
Segundo a Amtrak, 75% dos passageiros que viajam entre Nova York e Washington usam trem. Uma grande parte destes clientes apareceu desde que o modelo Acela foi introduzido em 2000 e a segurança dos aeroportos foi reforçada depois de 2001. Antes, a Amtrak tinha apenas cerca de um terço do negócio entre Nova York e Washington. Nacionalmente, o número de passageiros da Amtrak bateu seu recorde com 30 milhões de pessoas.
"No trem, você tem tomadas para ligar aparelhos elétricos e wi-fi, pode falar ao telefone e otimizar seu tempo", disse George Hamlin, um escritor e consultor de aviação aérea que frequentemente viaja com a Amtrak entre Washington e Nova York. "Até eu tenho de reconhecer isso."
Leia também:
Mas o sucesso vem com certos pontos negativos. Na maioria dos dias, os trens no trecho nordeste estão cheios. Várias locomotivas e vagões tem 30 anos de idade ou mais. Os trilhos, pontes e túneis velhos impedem que os trens maximizem sua capacidade de percorrer um trajeto em maior velocidade e limitam a expansão da rede. No mês passado, a Amtrak anunciou uma proposta de US$ 151 bilhões para acelerar seus trens e reformar as pontes e trilhos. Mas os conservadores no Congresso não concordam com a proposta pois dizem que ferrovias subsidiadas pelo governo não funcionam e deveriam ser privatizadas.
Muitos dos passageiros do trecho nordeste disseram que as filas nos procedimentos de segurança nos aeroportos e os possíveis atrasos devido a más condições metereológicas fizeram com que escolhessem viajar com a Amtrak.
Recentemente Peter G. Mirijanian, um consultor de relações públicas de Washington que normalmente viaja com a Amtrak, resolveu ir de avião para uma reunião em Nova York.
"Entrei no avião e o voo atrasou duas horas devido a más condições do tempo", disse Mirijanian, descrevendo sua viagem, “Acabei perdendo a reunião. Liguei para avisar que não ia conseguir chegar a tempo para participar da reunião e a primeira coisa que me disseram foi: 'É por isso que você deveria ter vindo de trem. "
Por Ron Nixon
_____________________________________________________________________________
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/ny ... trens.html
Volta o velho debate entre lucro $$$$$$ direto e o indireto.
