Elucidando com fotos algo que já tinha sido esclarecido somente através de narrativa assim que voltei do Arquivo Nacional em relação a uma foto que postei na página 1 desse tópico e que deu "pano para manga" até a página 7, segue a foto do viaduto outrora misterioso e que agora sabe-se que é próximo a estação Carlos Chagas, chamada outrora de Amorim e futuramente (na época) de Manguinhos.

Abaixo segue a foto da estação propriamente dita que eu pensava ser de 1938, mas é de 1935.
Obs: Vi uma foto de 1941 da demolição desse viaduto para a inclusão de outra linha, mas não a trouxe.

Agora vejam uma foto postada pelo Melekh de 1908, sendo tão antiga que a linha era singela.
A foto faz referência a parada do Amorim até então, aparentemente um local sem edificação.
Repare a ponte sobre um rio. Seria a mesma uma versão mais rústica da ponte da foto 1 acima construída em concreto?
Se for, os trens paravam um pouco além da ponte do ponto de vista do fotógrafo (se for o sentido Benfica).
A data da ponte aparece gravada na foto 1, mas não dá para ver direito: Ou é 1916, 1918 ou ainda 1926.

Manguinhos Atualmente.
