Pois bem, há alguns anos atrás, eu e amigos do Orkut, além de outros pesquisadores e entusiastas ferroviários, chegamos a planejar um encontro neste local para alguma espécie de abraço simbólico ou outra forma de chamar a atenção para uma relíquia histórica ainda existente ali: trilhos da Estrada de Ferro Rio d'Ouro, da linha original ainda, que saía do bairro do Caju, seguia paralela à Estrada de Santa Cruz (posteriormente Av.Suburbana e Av.Dom Hélder Câmara) até o Largo de Pilares, e daí em diante pela Estrada da Pavuna (Av.João Ribeiro) em direção a Vicente de Carvalho e etc. Estive no local em 2010, durante uma caminhada com o pesquisador Julio Cesar entre Caju e o antigo Engenho do Matto, e fiz algumas poucas fotos, e desde essa época penso em algo para lá, em memória à ferrovia que poucos sabem que passou por ali.

Pois bem, ao ver a atual situação da praça (que segundo dizem, era terreno particular e há alguns anos atrás, teria tido parte do terreno cedido à municipalidade) e ficar bastante triste, resolvi pensar e tentar algo: entrei em contato com um representante da Secretaria de transportes e conversamos para ver se é possível fazer ou sugerir algo a alguém ou alguma entidade governamental, na esfera municipal ou estadual. Me foram pedidas fotos do local, além de um esboço ou sugestão de projeto. Então pensei em entrar aqui para debatermos e conversarmos sobre isso, apresentando ideias e sugestões. Vamos ao debate ?
1-Pensei em um nome para o local: Praça Antonio Gabrielli, que foi o empreiteiro inglês responsável pela construção da ferrovia e da rede de abastecimento de água vinda dos mananciais da Serra de Tinguá, no longínquo ano de 1876;
2-Os trilhos ainda se encontram no local, de modo que, restaurando a praça, o ideal é que eles sejam mantidos. Penso em um tótem explicativo e um pequeno canteiro cercado em volta (vou fazer um desenho disso tudo depois, mas aguardo sugestões de todos);
3-Transformar a praça em um local aprazível, para crianças principalmente, mas também com banquinhos e mesa para jogos de damas/xadrez ou cartas. Poderia ser implantado uma série de brinquedos, mas devido ao pouco espaço, acho que seria suficiente um escorregador, um balanço com 3 lugares, um "gira-gira", gangorras (duas ou três) e um brinquedo como o da foto abaixo (imitando um trem), existente em alguns lugares da Baixada Fluminense: 4-Pedir uma guarita ou instalação policial, com duas funções: guarda do patrimônio e patrulhamento/fiscalização do trecho da Av.Dom Hélder Câmara próximo à praça.
Por enquanto, são essas minhas idéias. Depois vou apresentar a metragem aproximada do terreno, localização dos trilhos e idéias de aproveitamento. Mas aguardo sugestões também ! E se possível, mais fotos do local, atualmente (cuidado a quem for lá fazer fotos !).
Avante, pessoal !