E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
-
- Usuário Prata
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Creio que esses trilhos sejam de bondes elétricos ...
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Com certeza !
Essa foto já circulou algumas vezes em fóruns e comunidades. A via é a Av.Suburbana certamente, e os trilhos são de bonde mesmo, apesar de não estar visível um vão no trilho típico de trilhos de bonde.
Mas o que comprova é realmente a rede aérea, de bonde com certeza.
Essa construção parecida com uma plataforma é curiosa ...
Essa foto já circulou algumas vezes em fóruns e comunidades. A via é a Av.Suburbana certamente, e os trilhos são de bonde mesmo, apesar de não estar visível um vão no trilho típico de trilhos de bonde.
Mas o que comprova é realmente a rede aérea, de bonde com certeza.
Essa construção parecida com uma plataforma é curiosa ...
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Sim, Thiago, esta linha possuía uma estação Maria da Graça, no trecho em que ela corria paralela à Linha Auxiliar.THIAGO DE ALMEIDA escreveu:TENHO DUAS DÚVIDAS , ESTE RAMAL TINHA UMA ESTAÇÃO CHAMADA MARIA DA GRAÇA ,
EXISTIA ALGUMA LIGAÇÃO POR TRILHO ENTRE ELA E A FÁBRICA DE GENERAL ELETRIC (GE) ?
E ESTE RAMAL IA ATÉ A PAVUNA ERO MESMO QUE LIGAVA A BELFORD ROXO , SÃO DE MERITI E SÃO MATHEUS ?
UMA VEZ QUE ESTA LINHA HJ EM DIA É METRÔ E ESSE MESMO SEGUE EM PARALELO AO RAMAL BELFORD ROXO ?
Em resposta à sua segunda pergunta, não sei se possuía ligação ferroviária com a fábrica da GE. Pode ser que sim, apesar da linha passar ao lado da fábrica.
Respondendo a sua terceira dúvida (não eram duas ?

para Jaceruba (São Pedro), Tinguá e Xerém. A partir da Pavuna, podia se alcançar São João de Meriti e São Matheus pela linha circular da Pavuna, que ligava a EF Rio d'Ouro e
a Linha Auxiliar no trecho.
Gostaria de te pedir uma coisa: não abuse dos "smilies". A mensagem fica um pouquinho dificil de ser lida ... a não ser que seja realmente algo fantástico ! Pode usar, mas com moderação ...

-
- Usuário Diamante
Mais um detalhe: o local exato é um pouco além do largo da Abolição, com o morro do Urubu ao fundo...
-
- Usuário Diamante
Thiago, a linha 2 do Metrô ocupa basicamente o espaço onde até 1968 funcionava a linha da Rio D´Ouro entre Del Castilho e Pavuna. Os ramais que existiam a partir da Pavuna foram extintos em 1964{Tinguá}, 1969{Xerém}, e 1970{Jaceruba}. Quanto a existir um ramal entre Maria da Graça e a Standard Electric , para mim é fato desconhecido.
-
- Usuário Diamante
Pessoal, boa noite.
Hoje, ou melhor, ontem, pois já passa de meia noite,
, eu fui a prefeitura e pesquisei plantas registradas de aerofotografias de 1953 a 1956.
Vejam bem. Não eram aerofotografias e sim plantas adaptadas fielmente das mesmas.
Aerofotogrametria mesmo, somente de 1975. Leiam abaixo.
Tenho muitas revelações a fazer, inclusive mandei gravar as fotos e já paguei. Lá não tem aquela burocracia do AN e AGCRJ. A propósito, também separei fotos do Moreira Salles, mas sobre isso falarei depois.
Sobre as revelações, digo o seguinte sobre a Rio D'ouro (as outras ferrovias serão abordadas nos respectivos tópicos).
1) A Rio D'ouro era composta de linha dupla entre Del Castilho até a primeira curva depois de Engenho da Rainha, sendo a partir daí, singela.
2) Todas as estações suburbanas da Rio D'ouro entre Del Castilho e Pavuna tinham trilhos em ambos os lados da plataforma da estação, com exceção de: IRAJÁ & COELHO NETO.
Baseando-me nisso, dá até para compreender um aumento do tráfego de trens em linha singela, pois com exceção das estações supracitadas, havia possibilidade de espera nas estações para cruzamento de trens.
3) Não vi qualquer referência sobre a estação Engenho do Mato, nem a edificação, dando a entender que a mesma não existia mais em 1953.
4) A estação de Acari tinha uma plataforma cujo comprimento era compatível com as outras, mas em relação à largura, me pareceu a maior de todas.
5) Agora, o mais surpreendente, o velho prédio apontado como a estação de Inhaúma, visto em fotos de 1968 através de postagens minhas e na aerofotogrametria de 1928 parece ter sido substituído por uma estação maior, cujo prédio estava exatamente no local da atual estação de metrô.
6) Em 1975, algumas estações ainda estavam de pé, tais como Inhaúma (o velho prédio), Vicente de Carvalho (ainda vou confirmar após a revelação), Coelho Neto, Acari (a confirmar) e Pavuna.
7) Ao contrário do que eu pensava, algumas estações foram demolidas não por causa do metrô, mas devido à duplicação da Automóvel Clube. Em 1975, ela já era duplicada em grande parte.
8) Sobre Inhaúma, a se confirmar o que digitei sobre uma estação maior ter substituido a antiga, detalho o seguinte. O velho prédio com a pequena plataforma já postado em foto aérea de 1928 só recebia um trilho em linha singela do seu lado direito (sentido E.Rainha) e o mapa mostrou uma estação maior e quase na mesma posição da estação de metrô, recebendo trilhos dos 2 lados, isso em 1953.
Com a duplicação da Automóvel Clube a a urbanização próximo ao atual ponto final do 627, esse prédio maior parece ter sido demolido, restando o velho casario da estação original.
Em 1975 podemos ver isso, mas não parecia a distância, haver mais o menor sinal de trilhos.
Obs: As aerofotografias serão digitalizadas e postadas aqui.
Aguardem informações também da linha do centro e linha auxiliar.
Hoje, ou melhor, ontem, pois já passa de meia noite,

Vejam bem. Não eram aerofotografias e sim plantas adaptadas fielmente das mesmas.
Aerofotogrametria mesmo, somente de 1975. Leiam abaixo.
Tenho muitas revelações a fazer, inclusive mandei gravar as fotos e já paguei. Lá não tem aquela burocracia do AN e AGCRJ. A propósito, também separei fotos do Moreira Salles, mas sobre isso falarei depois.
Sobre as revelações, digo o seguinte sobre a Rio D'ouro (as outras ferrovias serão abordadas nos respectivos tópicos).
1) A Rio D'ouro era composta de linha dupla entre Del Castilho até a primeira curva depois de Engenho da Rainha, sendo a partir daí, singela.
2) Todas as estações suburbanas da Rio D'ouro entre Del Castilho e Pavuna tinham trilhos em ambos os lados da plataforma da estação, com exceção de: IRAJÁ & COELHO NETO.
Baseando-me nisso, dá até para compreender um aumento do tráfego de trens em linha singela, pois com exceção das estações supracitadas, havia possibilidade de espera nas estações para cruzamento de trens.
3) Não vi qualquer referência sobre a estação Engenho do Mato, nem a edificação, dando a entender que a mesma não existia mais em 1953.
4) A estação de Acari tinha uma plataforma cujo comprimento era compatível com as outras, mas em relação à largura, me pareceu a maior de todas.
5) Agora, o mais surpreendente, o velho prédio apontado como a estação de Inhaúma, visto em fotos de 1968 através de postagens minhas e na aerofotogrametria de 1928 parece ter sido substituído por uma estação maior, cujo prédio estava exatamente no local da atual estação de metrô.
6) Em 1975, algumas estações ainda estavam de pé, tais como Inhaúma (o velho prédio), Vicente de Carvalho (ainda vou confirmar após a revelação), Coelho Neto, Acari (a confirmar) e Pavuna.
7) Ao contrário do que eu pensava, algumas estações foram demolidas não por causa do metrô, mas devido à duplicação da Automóvel Clube. Em 1975, ela já era duplicada em grande parte.
8) Sobre Inhaúma, a se confirmar o que digitei sobre uma estação maior ter substituido a antiga, detalho o seguinte. O velho prédio com a pequena plataforma já postado em foto aérea de 1928 só recebia um trilho em linha singela do seu lado direito (sentido E.Rainha) e o mapa mostrou uma estação maior e quase na mesma posição da estação de metrô, recebendo trilhos dos 2 lados, isso em 1953.
Com a duplicação da Automóvel Clube a a urbanização próximo ao atual ponto final do 627, esse prédio maior parece ter sido demolido, restando o velho casario da estação original.
Em 1975 podemos ver isso, mas não parecia a distância, haver mais o menor sinal de trilhos.

Obs: As aerofotografias serão digitalizadas e postadas aqui.
Aguardem informações também da linha do centro e linha auxiliar.

- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Uhuuuu, Adenilson !
Altas revelações !
Show !

Altas revelações !
Show !

- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Agora, realmente supreendente: a estação Inhaúma ter possuído uma edificação maior, próxima a ela, a antiga.
Caramba !

Caramba !

-
- Usuário Diamante
Adenilson, em 1975 as estações de Acari e Vicente de Carvalho ainda estavam de pé, e a de Acari foi usada como terminal rodoviário provisório seguramente até 1978. A estação de Colégio também não possuía linhas em ambos os lados da plataforma, visto que a mesma não era paralela à Av. Automóvel Clube ,pois os trilhos atravessavam a mesma em linha singela entrando na plataforma em angulo oblíquo.
-
- Usuário Diamante
Acrescento ainda que a plataforma de Acari NÃO era maior do que as outras, pois a mesma ficava "apertada" entre a pista da Automóvel Clube sentido Pavuna e a frente dos prédios existentes na época e que ainda estão de pé. Posso te afirmar isso com convicção, pois passei ali inúmeras vezes e o espaço entre os prédios e a estação era mínimo. Mais uma vez me coloco à disposição para irmos no local e constatar, pois os prédios, o leito e as árvores existentes naquele tempo continuam lá...