Dado.
Respondendo e comentando sobre suas indagações.
Um fato que me marcou quando recebi a notícia que vc tinha ido ao AG foi que vc alegou não ter identificado algumas áreas na aerofotografia.
Evidentemente a minha idéia não foi tentar resgatar plantas que vc tinha conseguido, como o ramal da Penha por exemplo, uma vez que penso que o objetivo do nosso grupo de pesquisas é somar esforços.
Eu tinha dito a você e aos demais foristas que tinha quase certeza ter visto o prédio da estação José dos Reis lá.
Conheço essa gerião como a palma da mão e assim que "bati os olhos" na foto, reconheci as ruas.
Baseando-me no que disse acima, de não resgatar fotos que vc tinha conseguido, concentrei-me nas folhas 60, 46 e 48.
Não me lembro qual é qual, até porquê vou formalizar o pedido, mas uma era um pequeno trecho próximo ao desvio de Chave Zieze, uma era do Cachambi, próximo a Fazenda do Capão e outra era justamente da região próxima ao atual Norte Shopping onde há a estação, mas repetindo, não anotei qual é qual.
Em relação a Vicente de Carvalho, Dado, acho que o desvio na planta que vc postou não é do triângulo de reversão, pois o ângulo está muito fechado. Aquele desvio parece ser o mesmo de 1953 que entra obliqüamente ao pátio da estação e termina sem saída na Av. Vicente de Carvalho.
Peço para você e os demais até dar uma olhada na aerofotografia de 1975 e comparar com a planta de 1953, pois parece que na aerofotografia ainda há uma "cicatriz" do desvio onde tem uns arbustos.
Hugo: Você tem razão. O desvio que é mostrado no acidente parece ser de bonde, pois o tal desvio sem saída da linha de trem tem a sua chave depois de iniciada a plataforma no sentido E.Rainha.
Na foto, a diagonal do desvio "abre" antes da plataforma, devendo mesmo ser de bonde.