E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 21 Set 2012, 22:18

Continuando nas plantas da SMU, vou mostrar algumas de Vicente de Carvalho.
Curiosamente, várias plantas que eu tentava visualizar antigamente não conseguia, principalmente por estar em formato TIFF. Instalei um programa na época, o ForceVision e aí sim conseguia abrir. Mas depois que migrei pro Windows 7, praticamente todas as imagens antes ocultas agora abrem tranqüilamente, sem necessidade de programas de terceiros ...
Voltando, segue abaixo a primeira da série de plantas de Vicente de Carvalho que mostram a estação e linha da EFRdO:
SMU PAL 2383 - Vicente de Carvalho (1937...).png
^^ Não descobri o ano da planta, mas parece ser de 1937, segundo algumas inscrições feitas nela ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 21 Set 2012, 22:19

Dado.
Me parece que o desvio sobre o qual vc se refere com a seta azul era um posto telegráfico, mas sendo a planta de 1956, por quê esse desvio não existe em 1953?
Esse posto seria aproximadamente onde é hoje a garagem da Braso Lisboa.
Como eu disse acima, eu encomendei uns mapas e havia uns postos telegráficos.
Vamos conferir. okk

DadoDJ escreveu:É mesmo, Adenilson ! Há aquela outra planta, mais antiga, com o nome errado também ... deve ter sido isso mesmo, erro na nomenclatura.
Continuando a falar de Engenho da Rainha, posto abaixo a planta do PAA 6850, mostrando o que o Adenilson confirmou há poucas mensagens atrás: a ferrovia vinha em linha dupla no sentido Pavuna, e logo após Engenho da Rainha, havia uma chave e a linha seguia singela (seta vermelha).
SMU PAA 6850 - Engenho da Rainha (1956) (Detalhe).png
^^ Agora será que antes de chegar a Engenho da Rainha existia mesmo este desvio/retificação mostrada na planta ou seria apenas um projeto (indicada pela seta azul) ?
A planta é de 1956.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 21 Set 2012, 22:32

Respondendo ...
Adenilson escreveu:COMUNICADOS IMPORTANTES

Pessoal. Depois de alguns dias dedicados à pesquisa, que foram cansativos (apenas fisicamente), mas de extremo avanço e compensatórias, quero comunicar a todos que teremos postagens que valerão a pena serem conferidas, principalmente no assunto Rio D'ouro.

Dentre as coisas que vem por aí, posso adiantar o seguinte:

1) Consegui uma planta da Rio D'ouro de 1884 e nessa época as únicas paradas mencionadas em terras cariocas eram Cajú (claro!), Rua Bella, Venda Grande e Pilares.
Nem Pavuna existia.
As fotos tem tamanho muito grande, chegando a 100 MB (com extensão TIF) e necessitarei de instruções para postar isso da melhor forma possível.
O que dizer sobre isso ? UHUUUUUUUUUUUU ! ! !
app app app

2) Descobri um nome primitivo para a Estrada de Santa Cruz. Era a Estrada da Polícia que era nada mais nada menos que a união da "Suburbana" com João Ribeiro e mais o trecho da Automóvel Clube a partir de Engenho do Mato.
O nome Estrada de Santa Cruz só era considerado a partir de Pilares.
Essa estrada da Polícia pode ser um nome importante na busca de fotos muito antigas da Rio D'ouro.
Tenho um mapa que mostra esta Estrada da Polícia, mas em Nova Iguaçu ! Nunca tinha ouvido falar que ela também passava pelo município do Rio de Janeiro ! ! !
:O

3) Recebi hoje por e-mail fotos em resolução baixa de estações com ângulos inéditos para nós, dentre eles uma foto tirada de cima da plataforma de Irajá, mas em direção ao fundo da mesma.
Nessas horas que eu me pergunto: onde vamos parar ?! A provável resposta é: NÃO VAMOS PARAR NUNCA ! ! ! kkkkkkkkkkkkkkk cada vez mais descobertas ! ! !
:Y:

4) Encomendei hoje plantas da Rio D'ouro da década de 20 com todos os ramais e detalhamentos, incluindo o ramal de Ana Neri, Penha, Mantiquira, Registro e represa.
Vocês já ouviram falar em alguma parada com o nome Baurubú?
Sim, Adenilson ! ! ! Puxa vida, finalmente alguma informação sobre esta parada, que eu já tinha visto com o nome de Bacurubá, Bacurubu e Boa Esperança. Fazia parte do obscuríssimo e misteriosíssimo ( o0 ) ramal de Boa Esperança, que partia do também obscuro triângulo de reversão de Tinguá, onde até hoje ainda existe a caixa d'água das vaporosas (me lembrei do NandoRJ agora, que costumava usar este termo ...). O ramal partia pra direita da praça de Tinguá e seguia até as represas do Rio Boa Esperança. Até hoje eu só havia encontrado DOIS documentos que falavam sobre este ramal e estação, e quase fui ao local por TRÊS vezes, mas impedido por imprevistos, não fui pesquisar em campo ... mais uma vez, grande Adenilson ! ! ! Ou melhor: graaaaaaaaande Adenilson ! ! !
okk app :Y: :D

5) Obtive fotos da Suburbana antes da pavimentação muito próxima a Praia Pequena e José dos Reis e me surpreendi em ver como a via era estreita.
Vendo aquelas imagens, deu para sentir um gostinho como era a paisagem da Rio D'ouro naquele período, mas as fotos são de uma data que o trecho ali já tinha sido erradicado.
De qualquer forma, podemos ver a estação José dos Reis de outro ângulo.
Essa merece: SHOW DE BOLA ! ! !
6) Dado: Consegui ver as aerofotografias de 1928 no AGCRJ e localizei a estação José dos Reis. A Rua Henrique Scheid não tinha sido aberta, apesar de ver o seu limite em meio ao mato.
Caramba, Adenilson ! Show ! Qual planta era, de qual local ? Não vi isso quando fui lá ... valeu !
Dado: Vou precisar te ligar amanhã (sáb) ou domingo. Me diga o melhor horário, pois preciso de umas instruções suas para postar os mapas e contar umas novidades.
Amanhã saio do serviço às 14:00. Provavelmente após às 14:30 estou livre até umas 15:30. No domingo, pode me ligar até de madrugada, a não ser que eu esteja em casa onde o TIM não pega. Com esse assunto, me liga a qualquer hora, se bem que estou tão ansioso que talvez eu te ligue antes !
:DD

Abraço a todos.
Valeu ! Vou postar mais algumas plantas da SMU e depois dormir ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 22 Set 2012, 08:30, em um total de 1 vez.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 21 Set 2012, 22:43

Bem, continuando as plantas da SMU referentes a Vicente de Carvalho:
SMU PAA 1242 - Vicente de Carvalho (1973).png
^^ Nesta planta, de 1973, ainda falando sobre a não construída Auto-estrada, aparece uma construção que deve ser a estação de Vicente de Carvalho. A linha não aparece neste projeto, mas pela posição da construção, acho que seria mesmo a estação.
SMU PAA 2276 - Vicente de Carvalho (1937).png
^^ A planta acima é o PAA 2276, do ano de 1937. Vejam que ela mostra a estação e o desvio citado pelo Hugo Caramuru como provavelmente parte do triângulo que fazia parte do ramal da Penha da EFRdO. Eu já havia pensado nisso, como muitos de nós, mas havia me esquecido ...
Pessoal, desta agradabilíssima noite, vou me recolher. Boa noite a todos !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Set 2012, 07:39

Por esses dias estou só recolhendo jornais antigos.(Pus muita coisa no meu album do FACE).

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 22 Set 2012, 07:40

As datas das fotos que ponho estão embaixo das mesmas e o respectivo jornal.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Set 2012, 12:50

Pessoal, eu tinha postado o lugar errado da estação Irajá na aerofotografia. Já corrigi e editei no seu local. okk
Vamos a mais postagens.

ESTAÇÃO DE COLÉGIO

Agora o mapa restituído como o pessoal intitula é de 1956 mostrando como era o pátio de colégio. Talvez a transformação de TIFF para JPEG tenha comprometido a resolução da foto, mas há trilhos dos 2 lados da estação.
Colégio1956.jpg
Abaixo. Uma grata surpresa. <o>
Em 1975, o prédio da estação ainda existia. Está lá abandonado e cercado por pistas novas, mas parece que toda a plataforma, que vinha atrás do mesmo não existia mais, até porquê tinha uma pista de retorno atrás do prédio.
Eu o destaquei com uma seta bem fininha azul para não comprometer o visual. ;)
A seta amarela serve para apontar onde hojé é o local da estação Colégio de metrô. okk
Colégio1975.jpg
Já é a 3ª estação da Rio D'ouro que encontramos de pé ainda em 1975.

Francisco Amaral
Usuário Ouro

Mensagem por Francisco Amaral » 22 Set 2012, 13:08

Pessoal, estou abismado com a quantidade de informações que vocês tem conseguido levantar.
Não tenho tido tempo de postar, mas sempre que posso dou uma passada no forum para acompanhar. Sobre isso apenas um comentário: Parabéns, sensacional!

Sobre o conteúdo, dois rápidos comentários para discussão sobre as últimas postagens:

1- Dado, acredito que a tal Auto Estrada Rio d'Ouro que aparece projetada nas plantas da SMU que você tem postado, nada mais são do que o projeto de duplicação da Automóvel Clube, que aparentemente tem os mesmos limites da planta e inclusive já contam com espaço entre as pistas para implantação futura do Metro.Os novos limites em Inhaúma mostram exatamente o imóveis que foram desapropriados na duplicação. Em 73, data das plantas, o Metrô já estava projetado e em vias de inciar obras na Linha 1, então esse PAA já deve ter sido feito visando a Linha 2.

2- Adenilson, na aerofotogrametria de 75 em Irajá, acredito que a Estação não fosse onde há o mato, e sim onde há a pista sentido Vicente de Carvalho da Automóvel Clube. Por duas razões: Primeiro que a Automóvel Clube naquele trecho era muito estreita, e na foto aérea está com duas faixas de rolagem em cada sentido. Provavelmente foi feito um alargamento naquele trecho quando da deesativação da Rio d'Ouro usando o seu terreno. E segundo que se você notar, do outro lado da Monsehor Félix existem construções na direção da área de mato indicada por você bem junto à pista da Automóvel Clube. A linha não teria como adentrar o quarteirão oposto a partir daquela posição indicada por você, ele teria que passar por onde está a rua.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Set 2012, 13:18

Dado.
Respondendo e comentando sobre suas indagações.
Um fato que me marcou quando recebi a notícia que vc tinha ido ao AG foi que vc alegou não ter identificado algumas áreas na aerofotografia.
Evidentemente a minha idéia não foi tentar resgatar plantas que vc tinha conseguido, como o ramal da Penha por exemplo, uma vez que penso que o objetivo do nosso grupo de pesquisas é somar esforços.
Eu tinha dito a você e aos demais foristas que tinha quase certeza ter visto o prédio da estação José dos Reis lá.
Conheço essa gerião como a palma da mão e assim que "bati os olhos" na foto, reconheci as ruas.
Baseando-me no que disse acima, de não resgatar fotos que vc tinha conseguido, concentrei-me nas folhas 60, 46 e 48.
Não me lembro qual é qual, até porquê vou formalizar o pedido, mas uma era um pequeno trecho próximo ao desvio de Chave Zieze, uma era do Cachambi, próximo a Fazenda do Capão e outra era justamente da região próxima ao atual Norte Shopping onde há a estação, mas repetindo, não anotei qual é qual. :ttn:

Em relação a Vicente de Carvalho, Dado, acho que o desvio na planta que vc postou não é do triângulo de reversão, pois o ângulo está muito fechado. Aquele desvio parece ser o mesmo de 1953 que entra obliqüamente ao pátio da estação e termina sem saída na Av. Vicente de Carvalho.
Peço para você e os demais até dar uma olhada na aerofotografia de 1975 e comparar com a planta de 1953, pois parece que na aerofotografia ainda há uma "cicatriz" do desvio onde tem uns arbustos.

Hugo: Você tem razão. O desvio que é mostrado no acidente parece ser de bonde, pois o tal desvio sem saída da linha de trem tem a sua chave depois de iniciada a plataforma no sentido E.Rainha.
Na foto, a diagonal do desvio "abre" antes da plataforma, devendo mesmo ser de bonde. okk

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Set 2012, 13:22

Amaral,
Boa tarde.

Não sei qual postagem você viu, mas eu tinha cometido um engano e apontei a estação de Irajá em 1975 no local onde há a interseção da Automóvel Clube com a atual Estrada Coronel Vieira.
Na postagem sobre o pátio de colégio, eu já tinha feito uma errata e reeditei na postagem sobre Irajá.
Acredito agora estar no local correto. Peço a gentileza que vc verifique agora, mas valeu a dica. okk

Francisco Amaral escreveu:Pessoal, estou abismado com a quantidade de informações que vocês tem conseguido levantar.
Não tenho tido tempo de postar, mas sempre que posso dou uma passada no forum para acompanhar. Sobre isso apenas um comentário: Parabéns, sensacional!

Sobre o conteúdo, dois rápidos comentários para discussão sobre as últimas postagens:

1- Dado, acredito que a tal Auto Estrada Rio d'Ouro que aparece projetada nas plantas da SMU que você tem postado, nada mais são do que o projeto de duplicação da Automóvel Clube, que aparentemente tem os mesmos limites da planta e inclusive já contam com espaço entre as pistas para implantação futura do Metro.Os novos limites em Inhaúma mostram exatamente o imóveis que foram desapropriados na duplicação. Em 73, data das plantas, o Metrô já estava projetado e em vias de inciar obras na Linha 1, então esse PAA já deve ter sido feito visando a Linha 2.

2- Adenilson, na aerofotogrametria de 75 em Irajá, acredito que a Estação não fosse onde há o mato, e sim onde há a pista sentido Vicente de Carvalho da Automóvel Clube. Por duas razões: Primeiro que a Automóvel Clube naquele trecho era muito estreita, e na foto aérea está com duas faixas de rolagem em cada sentido. Provavelmente foi feito um alargamento naquele trecho quando da deesativação da Rio d'Ouro usando o seu terreno. E segundo que se você notar, do outro lado da Monsehor Félix existem construções na direção da área de mato indicada por você bem junto à pista da Automóvel Clube. A linha não teria como adentrar o quarteirão oposto a partir daquela posição indicada por você, ele teria que passar por onde está a rua.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”