E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Francisco Amaral » 22 Set 2012, 13:31

Adenilson, eu vi sua errata. Para não ficarmos discutindo a toa, fiz uma sobreposição de onde acho que ficava a estação. Em vermelho a linha, em amarelo a plataforma:
iraja.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 22 Set 2012, 13:41

Dado e demais foristas: Tenho trabalhado de uma forma indireta, mas simples de converter a extensão TIFF em JPEG.

1) Eu tenho o Office Picture Manager, que acredito seja parte do pacote office pelo nome, então todos tem que ter. Na hora de selecionar uma foto para visualização, é só utilizar o "abrir com" e seleconar o Picture Manager.

2) Cumprida essa etapa e com o programa aberto clique em Arquivo e depois vá em enviar para, selecionando o Power Point.

3) A partir daí, vc pode ou não digitar algo na foto e com a apresentação aberta, clique em Salvar Como:

4) Dê o nome que vc quiser e salve na pasta que vc quiser, mas o principal vem agora. Ao clicar salvar como, o programa vai te dar várias opções. Escolha a última. Salvar a cópia do documento em outros formatos e escolha a extensão JPG na barra de rolagem que vai aparecer.

5) Ao salvar, não feche o Power Point usado na edição, pois o próprio programa vai "perguntar" a condição de salvamento.Clique em salvar Slide atual .
A partir daí, vc poderá fechar tudo sem salvar.

Obs: A transformação do formato TIFF para JPEG compromete a resolução, mas vcs podem fazer o teste em casa. É simples e não precisa baixar nenhum programa. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 22 Set 2012, 13:46

Entendi Amaral.
Agora foi questão de distância lateral em apenas alguns metros, mas antes eu realmente tinha errado feio na postagem como te expliquei.
Mesmo hoje a situação das pistas está diferente de 1975, por causa do metrô, que por sua vez estava diferente do tempo que a estação existia.
Eu tinha reparado na construção que vc se referiu, que estaria ocupando o trajeto da linha caso fosse ali, mas poderia ser algo muito novo na época.
De qualquer forma a minha idéia geral está sendo colocar a seta não muito próxima ao local exato para não comprometer a visualização do mesmo.
Infelizmente, o fato mais importante é que a estação não estava mais lá em 1975. :O
Valeu a dica, pois vc está mais familiarizado com essas mudanças nas pistas da Automóvel Clube. okk
Francisco Amaral escreveu:Adenilson, eu vi sua errata. Para não ficarmos discutindo a toa, fiz uma sobreposição de onde acho que ficava a estação. Em vermelho a linha, em amarelo a plataforma:
iraja.JPG

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 22 Set 2012, 15:44

Francisco Amaral, a sua superposição está perfeita. A linha da Rio D´Ouro ficava espremida entre a plataforma da estação e o muro do terreno que hoje pertence ao bloco "Boêmios de Irajá", quase na esquina de Monsenhor Félix. Hoje em dia é possível identificar o local.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3435
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 22 Set 2012, 17:39

Adenilson escreveu:Dado e demais foristas: Tenho trabalhado de uma forma indireta, mas simples de converter a extensão TIFF em JPEG.

1) Eu tenho o Office Picture Manager, que acredito seja parte do pacote office pelo nome, então todos tem que ter. Na hora de selecionar uma foto para visualização, é só utilizar o "abrir com" e seleconar o Picture Manager.

2) Cumprida essa etapa e com o programa aberto clique em Arquivo e depois vá em enviar para, selecionando o Power Point.

3) A partir daí, vc pode ou não digitar algo na foto e com a apresentação aberta, clique em Salvar Como:

4) Dê o nome que vc quiser e salve na pasta que vc quiser, mas o principal vem agora. Ao clicar salvar como, o programa vai te dar várias opções. Escolha a última. Salvar a cópia do documento em outros formatos e escolha a extensão JPG na barra de rolagem que vai aparecer.

5) Ao salvar, não feche o Power Point usado na edição, pois o próprio programa vai "perguntar" a condição de salvamento.Clique em salvar Slide atual .
A partir daí, vc poderá fechar tudo sem salvar.

Obs: A transformação do formato TIFF para JPEG compromete a resolução, mas vcs podem fazer o teste em casa. É simples e não precisa baixar nenhum programa. okk
Adenilson, só após conversarmos por telefone é que vi a sua postagem e esquema acima. A opção é válida, mas só queria fazer uma ressalva: o Power Point (e outros softwares como o próprio Paint, que vem no Windows) tem uma desvantagem ao salvar no formato JPG: não oferecer a opção de escolher o nível de compressão JPG e consequentemente a qualidade com que poderíamos salvar. Em softwares mais específicos, como o Photoshop, tem-se a opção de salvar equalizando qualidade e tamanho de arquivo, em um nível de 1 a 12 de compressão (e perda de dados).
Costumo salvar em qualidade máxima, utilizo a compressão mínima (qualidade 12), mas em nível 8 já é bem favorável a qualidade da imagem em JPG.
Enviei uma MP a você, dê uma olhada !
Mais tarde pretendo voltar aqui.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 22 Set 2012, 17:48

Com relação à estação de Inhaúma, após farto material postado, chega-se à conclusão que, na época da desativação a que era utilizada ficava junto à plataforma que aparece nos mapas, e não aquela antiga e invadida, tendo em vista o seu estado precário e a sua arquitetura, que era de 1898. A estação utilizada, a qual não temos a foto, supõe-se que era menor, baixa, e um pouco comprida, semelhante às de Engenho da Rainha e Acari, que eram de construção mais recente.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 23 Set 2012, 11:16

Dado: Realmente o photoshop tem muito mais recursos. Aquelas modelos de revista que o digam :lol:
Realmente não dá para nivelar a compactação do arquivo na transfprmação para JPEG, mas esse pode ser um recurso para quem não tem o Photoshop.

Tchê: Tudo indica isso mesmo. A antiga estação de Inhaúma teria uma plataforma pequena, mas o que mais está me deixando com cabelo em pé foi que ao mostrar a foto de Inhaúma para o meu chefe, o mesmo disse se lembrar passar por aquela casinha e ele não é tão idoso a ponto de somente ter "pego" a época da estação original.
Vamos tantar conseguir fotos dessa estação mais "modernizada" e tentar dirimir o que realmente aconteceu. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 23 Set 2012, 11:27

ESTAÇÃO DE COELHO NETO

Pessoal, segue abaixo o mapa da estação de Coelho Neto praticamente no centro da imagem, mostrando que nessa época, junto com Irajá, eram as únicas estações que recebiam linha singela em seu pátio.
Também pudera. Com um prédio tão bonito seria um "crime" deslocar uma linha a mais na frente da estação. O recurso seria construir uma plataforma a mais atrás do prédio, mas isso não foi feito, ficando o pátio com linha singela.
Vale salientar aqui a arquitetura similar desse prédio com o da estação Maria da Graça.
Coelho Neto1953.jpg
Abaixo segue a estação Coelho Neto com o prédio principal representado por mim pela seta azul. Não é surpresa o prédio estar de pá em 1975, até porquê o mesmo está de pé hoje :DD.
De qualquer forma marquei com setas amarelas o que parecia ser ainda resquícios da existência de uma plataforma. okk
Não me perguntem o que são as listras paralelas claras na frente da estação. Seria um estacionamento improvisado com suas marcações?
Coelho Neto1975.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por tche » 23 Set 2012, 11:59

Adenílson, você está certo ao assinalar o local da estação com a seta azul. Não me lembro do prédio da estação, mas me lembro de Coelho Neto, e de Colégio até lá a A. Clube era em mão dupla em 75 e contornava a praça, seguindo em direção à Acari. O leito da Rio D´Ouro à partir de Colégio ficava bem afastado da via até chegar à Coelho Neto. Infelizmente não tenho lembrança da estação...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 23 Set 2012, 13:56

O forum tá cada vez melhor.
Anexo uma foto interessante tirada do jornal "Diario de Notícias".
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”