E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 08 Out 2012, 09:18

Dado. Muito interessante essa informação. okk
Tracei pelo Google aproximadamente 2,171 Km e essa distância chega praticamente onde era a Parada Botafogo.
Fica a paergunta.
Será que havia ali um girador ou triângulo de reversão?

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 10 Out 2012, 11:48

Bom dia à todos. Após tantos fotogramas postados pelo Adenílson, muitos detalhes ficaram bem esclarecidos com relação às antigas estações da Rio D´Ouro com exceção de Del Castilho, o local que menos sofreu com as reformas ocorridas no início da década de 70. Adenílson, dentre os fotogramas aéreos que voce conseguiu, poderia postar o de Del Castilho em 1975?

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 10 Out 2012, 14:17

Adenilson escreveu:Dado. Muito interessante essa informação. okk
Tracei pelo Google aproximadamente 2,171 Km e essa distância chega praticamente onde era a Parada Botafogo.
Fica a paergunta.
Em relação a um triângulo ou girador, nunca vi essa informação ...
Será que de repente, os trens íam por esta variante, e entravam no ramal para o Engenho de Dentro, fazendo dessa forma a manobra ?
:HH:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 10 Out 2012, 16:18

Tchê.
Como as fotos são pagas, eu procurei dar uma prioridade às estações cujas fotos são raridade ou as dúvidas sobre os anos de demolição eram maiores, ainda não tive tempo de postar as fotos das demais estações.
Como tem muita coisa para postar e quero evitar atropelos, tenho organizado por ferrovia.
Já comecei a postar o pátio de Herédia de Sá em 1975.
Restam Maria da Graça, Del Castilho, Terra Nova, Engenheiro Leal e Turiaçú desta ferrovia.

Uma coisa eu posso adiantar. Em 1975, o prédio de Del Castilho da Rio D'ouro ainda estava lá. okk

tche escreveu:Bom dia à todos. Após tantos fotogramas postados pelo Adenílson, muitos detalhes ficaram bem esclarecidos com relação às antigas estações da Rio D´Ouro com exceção de Del Castilho, o local que menos sofreu com as reformas ocorridas no início da década de 70. Adenílson, dentre os fotogramas aéreos que voce conseguiu, poderia postar o de Del Castilho em 1975?

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 10 Out 2012, 16:23

DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu:Dado. Muito interessante essa informação. okk
Fica a paergunta.

Isso chegou a passar pela minha cabeça, até porquê discutimos assa teoria quando verificamos que algumas estações da variante Del Castilho até José dos Reis perduraram até mais tarde.
Porém o guia Briguiet mostra um cruzamento de linhas a partir do ramal José dos Reis e não um desvio.
Acho que o segredo vai ser tentar obter um mapa ou projeto dessa variante, mas por outro lado, me lembro de um vasto pátio em Inhaúma, inclusive com uma linha que parecia ir até uma espécie de galpão.
Será que ali havia espeço para um triângulo de reversão ou ainda o ramal das oficinas de José dos Reis da Rio D'ouro tenha sido utilizado como tal?

Em relação a um triângulo ou girador, nunca vi essa informação ...
Será que de repente, os trens íam por esta variante, e entravam no ramal para o Engenho de Dentro, fazendo dessa forma a manobra ?
:HH:

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 11 Out 2012, 06:06

Bom dia à todos...Adenílson, me diga em qual local do AGCDR eu posso obter tais fotogramas. A quem devo procurar lá? Em 1975 passei muitas vezes pela velha estação de Del Castilho, mas não tenho lembrança de quase nada do prédio...

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Out 2012, 10:29

Tchê, bom dia!
Sobre as aerofotografias de 1975, as mesmas foram conseguidas no prédio da prefeitura na sala 1115 com um funcionário chamado Luiz Celso, muito atencioso com o público por sinal.
As aerofotografias de 1928 é que foram obtidas no AGCRJ (Arquivo Geral) na Amoroso Lima.
Apesar do prédio ser o da prefeitura, nesse andar funciona uma mapoteca, que é de fato uma autarquia do Instituto Pereira Passos, cuja sede fica no Largo do Machado.

É bom dar sempre uma checada nas legendas que coloco nas fotos para ver a origem da mesma.

Para consulta no Arquivo Geral, sugiro que vc dê uma ligada para saber se há computadores disponíveis para consultas digitais.
Para consultas a mapas e fotos em papel, não é necessário prévio telefonema.
Dirija-se ao local, onde vc tem que deixar celular e equipamentos eletrônicos em um armário com chave e dirija-se a iconografia no segundo andar.

Lá vc reberá boas instruções de um corpo de estagiárias, também muito atenciosas com o público, em como utilizar os sistemas de consulta.

As fotos não digitalizadas e aerofotografias podem ser consultadas a nível de glossário por um fichário localizado próximo a porta e em umas folhas encadernadas.

Qualquer dúvida, é só perguntar. okk

tche escreveu:Bom dia à todos...Adenílson, me diga em qual local do AGCDR eu posso obter tais fotogramas. A quem devo procurar lá? Em 1975 passei muitas vezes pela velha estação de Del Castilho, mas não tenho lembrança de quase nada do prédio...

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 13 Out 2012, 06:48

Irajá.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 13 Out 2012, 06:52

Irajá trem.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 13 Out 2012, 06:54

Retindo a foto em tamanho menor para melhor visualização.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”