Tracei pelo Google aproximadamente 2,171 Km e essa distância chega praticamente onde era a Parada Botafogo.
Fica a paergunta.
Será que havia ali um girador ou triângulo de reversão?
Em relação a um triângulo ou girador, nunca vi essa informação ...Adenilson escreveu:Dado. Muito interessante essa informação.![]()
Tracei pelo Google aproximadamente 2,171 Km e essa distância chega praticamente onde era a Parada Botafogo.
Fica a paergunta.
tche escreveu:Bom dia à todos. Após tantos fotogramas postados pelo Adenílson, muitos detalhes ficaram bem esclarecidos com relação às antigas estações da Rio D´Ouro com exceção de Del Castilho, o local que menos sofreu com as reformas ocorridas no início da década de 70. Adenílson, dentre os fotogramas aéreos que voce conseguiu, poderia postar o de Del Castilho em 1975?
DadoDJ escreveu:Adenilson escreveu:Dado. Muito interessante essa informação.![]()
Fica a paergunta.
Isso chegou a passar pela minha cabeça, até porquê discutimos assa teoria quando verificamos que algumas estações da variante Del Castilho até José dos Reis perduraram até mais tarde.
Porém o guia Briguiet mostra um cruzamento de linhas a partir do ramal José dos Reis e não um desvio.
Acho que o segredo vai ser tentar obter um mapa ou projeto dessa variante, mas por outro lado, me lembro de um vasto pátio em Inhaúma, inclusive com uma linha que parecia ir até uma espécie de galpão.
Será que ali havia espeço para um triângulo de reversão ou ainda o ramal das oficinas de José dos Reis da Rio D'ouro tenha sido utilizado como tal?
Em relação a um triângulo ou girador, nunca vi essa informação ...
Será que de repente, os trens íam por esta variante, e entravam no ramal para o Engenho de Dentro, fazendo dessa forma a manobra ?
tche escreveu:Bom dia à todos...Adenílson, me diga em qual local do AGCDR eu posso obter tais fotogramas. A quem devo procurar lá? Em 1975 passei muitas vezes pela velha estação de Del Castilho, mas não tenho lembrança de quase nada do prédio...