E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Quadro de horarios. Irajá.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Caramba !
Grandes registros, Hugo !
Valeu !


Grandes registros, Hugo !
Valeu !
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Quadro de estações existentes em 1885, com sua quilometragem:
Publicada no Jornal Diário de Notícias, em 16 de setembro de 1885
Por esta tabela podemos ter uma idéia das estações e paradas da ferrovia, após dois anos de início do tráfego de passageiros !
Será que as Paradas eram simples locais para ... paradas dos trens, com pouca infra-estrutura, e as demais, prédios mais robustos e importantes ?
Sendo assim, Rua Bella, Praia Pequena e Pilares eram mais do que simples paradas ?
Onde estão as fotos desses lugares ?
As pesquisas continuam ...
Por esta tabela podemos ter uma idéia das estações e paradas da ferrovia, após dois anos de início do tráfego de passageiros !
Será que as Paradas eram simples locais para ... paradas dos trens, com pouca infra-estrutura, e as demais, prédios mais robustos e importantes ?
Sendo assim, Rua Bella, Praia Pequena e Pilares eram mais do que simples paradas ?
Onde estão as fotos desses lugares ?

As pesquisas continuam ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
noticias das estações.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
sobre as estações.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Noticias de Acary.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Show de bola !
Hugo, de que ano é essa matéria ?

Hugo, de que ano é essa matéria ?

-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Aquela é 1930. Outra agora de Irajá.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado.
Veja que coisa curiosa sobre esse quadro de estações.
O mesmo é de 1885 e a planta da Rio D'ouro postado no referido tópico é de 1884. Nessa planta, a maioria das estações que estão citadas no quadro ainda não existia, com exceção de Rua Bella e uma parada provisória que seria Venda Grande.
A Parada de Venda Grande era, pelos mapas que vou resgatar, antes da Estrada da Penha, mas quase junto a esquina desta, mas na planta, está depois.
Esse quadro pode estar mostrando o seguinte: Estações ou paradas como Praia Pequena, Pavuna, Benfica, Pilares e etc devem ter sido inauguradas em 1884, em um mês após a elaboração da planta ou até quem sabe no início de 1885.
Venda Grande não está citada, o que pode indicar que aquele ponto escrito parada ainda fosse utilizado.
Em relação a Pilares, havia um pontilhado mostrando uma chave para desvio e cruzamento de trens, mas sem mostrar a estação, quem sabe em construção.
Muito bom esse quadro, pois mostra as estações/paradas mais antigas da Rio D'ouro.
Em relação ao que vc comentou, acho que parada nesse caso, seria talvez até um local sem plataforna ainda e as estações deveriam parecer simples paradas.
Será que "viajei muito na maionese" ao especular o que disse acima?
Veja que coisa curiosa sobre esse quadro de estações.
O mesmo é de 1885 e a planta da Rio D'ouro postado no referido tópico é de 1884. Nessa planta, a maioria das estações que estão citadas no quadro ainda não existia, com exceção de Rua Bella e uma parada provisória que seria Venda Grande.
A Parada de Venda Grande era, pelos mapas que vou resgatar, antes da Estrada da Penha, mas quase junto a esquina desta, mas na planta, está depois.
Esse quadro pode estar mostrando o seguinte: Estações ou paradas como Praia Pequena, Pavuna, Benfica, Pilares e etc devem ter sido inauguradas em 1884, em um mês após a elaboração da planta ou até quem sabe no início de 1885.
Venda Grande não está citada, o que pode indicar que aquele ponto escrito parada ainda fosse utilizado.
Em relação a Pilares, havia um pontilhado mostrando uma chave para desvio e cruzamento de trens, mas sem mostrar a estação, quem sabe em construção.
Muito bom esse quadro, pois mostra as estações/paradas mais antigas da Rio D'ouro.
Em relação ao que vc comentou, acho que parada nesse caso, seria talvez até um local sem plataforna ainda e as estações deveriam parecer simples paradas.
Será que "viajei muito na maionese" ao especular o que disse acima?

DadoDJ escreveu:Quadro de estações existentes em 1885, com sua quilometragem: Publicada no Jornal Diário de Notícias, em 16 de setembro de 1885
Por esta tabela podemos ter uma idéia das estações e paradas da ferrovia, após dois anos de início do tráfego de passageiros !
Será que as Paradas eram simples locais para ... paradas dos trens, com pouca infra-estrutura, e as demais, prédios mais robustos e importantes ?
Sendo assim, Rua Bella, Praia Pequena e Pilares eram mais do que simples paradas ?
Onde estão as fotos desses lugares ?
![]()
As pesquisas continuam ...