E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Nov 2012, 20:04

Aqui a plataforma de Vicente de Carvalho, ainda com a cobertura antiga.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 03 Nov 2012, 20:11

Eu ficava analisando esta foto pra descobrir que estação seria esta... olhava a estrada à direita e achava que a estrada seria a Automovel Clube... então, pelas minhas lembranças, poderia sera Eng.daRainha ou Vicente de Carvalho... pela foto anterior, deu pra reconhece: Vicente de Carvalho.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 03 Nov 2012, 21:22

Companheiros
Saudações ferroviaristas.

Já tem tempo que não participo do fórum, realmente não tenho conseguido tempo livre para poder responder calmamente os tópicos, mas a correria está perto de terminar e então poderei participar como antes.

Tenho lido e observado as postagens, as fotos dos companheiros, as pesquisas, cada dia o pessoal se supera mais e mais.

Eu já há algum tempo tenho observado esta construção na Praça da Bandeira, na avenida Osvaldo Cruz, local próximo ao antigo Matadouro da Pça da Bandeira.

Foi comentado em algum lugar aqui no fórum, sobre a possibilidade de ter existido um ramal ferroviário que fizesse ligação com o Matadouro.

Também o seu Rubinho, morador de anos em Inhaúma me falou que a Estação Inhaúma se parecia com essa construção na Praça da Bandeira e que a Foto postado pelo Adenilson, seria no local em que supomos ter existido a Estação Botafogo, entre Engo da Rainha e Inhaúma.

Mas notem que ela se parece com a Estação Colégio da Rio D’Ouro.

O que dizem?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comparem.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 03 Nov 2012, 22:06

Ah sim, Melekh !
Agora estou me situando ... você tinha me falado sobre este prédio anteriormente, mas não liguei uma coisa na outra, e achava que voc~eestivesse falando do antigo portão do Matadouro da Praça da Bandeira, que fica do outro lado da Av.Radial Oeste
Esse prédio da foto acima eu conheço sim, com certeza. E tenho que te parabenizar: a comparação e lembrança foi espetacular ! Os prédios se parecem muito, este e o da estação de Colégio.
Mas o Matadouro ficava do outro lado, certo ? Ou aquele portão, que até hoje existe no local, seria a entrada para o lado de cá, onde está o prédio amarelo acima ?
:O
Sobre a possibilidade da estação de Inhaúma não ser Inhaúma (?), ou seja, a estação fotografada pelo "Correio da Manhã" e obtida com exclusividade pelo Adenilson postada aqui no fórum ser na verdade a Parada ou Posto Telegráfico Botafogo, só pesquisando e encontrando mais indícios. A possibilidade até existe, mas acho pequena ...
Entretanto, quem sabe se esse não é mais um mistério a ser desvendado e conseqüentemente nos surpreender ?
Em breve enviarei uma mensagem por e-mail a todos os membros do fórum, mais um comunicado "Trilhos do Rio". Acho que agora é minha vez de ficar um tempinho afastado, e vou explicar depois o porquê ...
:sn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 05 Nov 2012, 16:11

Olá pessoal, belas fotos da estação de Colégio mostrando ainda a bitola mista, parabéns Hugo. Mas tenho tenho boas novidades, pois estive fazendo um "trabalho de campo" em Inhaúma e conversei com algumas pessoas naquela região, em especial com um senhor chamado Antonio, de idade bastante avançada, um dos donos do restaurante "Obelisco" localizado na Av. Automóvel Clube, quase em frente à antiga estação. Disse-me ele que havia uma plataforma diferente daquela estação que aparece nas fotos, estação essa que já estaria desativada há bastante tempo e que o serviço de passageiros utilizava uma plataforma que ficava entre o muro do metrô e a pista de subida da avenida, onde onde existem pontos finais de ônibus. Disse-me ainda que havia uma cancela de madeira na Padre Januário e que nos últimos tempos o tráfego de trens aumentou consideravelmente, o que parece razoável, pois foi a época que a Leopoldina passou a utilizar o leito. Mas o mais importante é que ele disse possuir muitas fotos do local, inclusive da plataforma. Deixei com ele meu telefone e assim que juntasse as fotos disse-me que faria contato. Mudando de um polo a outro, o prédio da Praça da Bandeira nunca foi uma estação, pois era um antigo posto de gasolina que depois passou a ser uma loja de escapamentos automotivos. O bonde Alto da Boa Vista, que fazia a volta naquela praça, fazia a curva ali, disso me lembro perfeitamente. Naquela época não existia a radial oeste e não havia transito ali como hoje. Abraços para todos.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 05 Nov 2012, 16:30

Aí vai uma foto da Praça da Bandeira em 1960, com o prédio do posto à direita na foto.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 05 Nov 2012, 21:16

Show de bola, Tche !
Ótimo esclarecimento sobre a casa da Praça da Bandeira. A arquitetura é muito semelhante realmente, mas devia ser meio um padrão da época.
Aguardo ansiosamente as fotos de Inhaúma, parabéns pela pesquisa de campo, valeu mesmo !
app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 06 Nov 2012, 09:50

Olá pessoal, acrescento ainda mais um detalhe sobre a estação de Colégio: no fotograma de 1975 postado pelo Adenilson, aparece um sombreado assinalado por uma seta azul que ele afirma ser a stação de Colégio... Bem, levei a foto para o local onde trabalho e examinei a mesma detalhadamente com um zoom de aproximação bastante aproximado, do tipo que é utilizado em apurações criminais e cheguei à conclusão de que não se trata da referida estação, sendo apenas uma sombra ou algo não identificado, impressão que é reforçada pelo fato de que a localização da mesma era bem mais aquém, cerca de cem metros da Estrada do barro vermelho, conforme pode ser conprovada com a planta daquela região de 1956, também postada pelo Adenílson. Outro detalhe importante é que fica bem claro o traçado da ferrovia e o ângulo de entrada na plataforma, ao passo que se a estação fosse mesmo como a indicada na seta azul, os trilhos em direção à Coelho Neto roçariam a parede das casas. Pode-se observar ainda que a "nova pista" da Automóvel Clube em direção à Coelho Neto nesse fotograma de 1975 foi construída sobre o leito da linha férrea. Todos esses detalhes indicam que a estação de Colégio teria sido demolida por ocasião do alargamento da Automóvel Clube, ocorrido entre 1972 e 1974...

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 06 Nov 2012, 13:52

Grande Melekh.
Quanto tempo!
Pessoal!
Essa história envolvendo Inhaúma é realmente intrigante.
Sobre as fotos do Correio da Manhã que enviei, não tem como ser da parada Botafogo. As mesmas são mesmo de Inhaúma.
Tem um morro que margeia a Rua Raimundo Cela e que estão ao fundo das fotos de Inhaúma de 1965.
Esse morro inclusive foi referência para que eu identificasse alguma foto espelhada e/ou se todas tinham sido tiradas do mesmo sentido. No caso, o sentido Engenho da Rainha.

Imagino sim, que a parada Botafogo possa ser o prédio assinalado por você na foto que postei do livro do Hélio Suevo.

O fato é que houve 2 estações de Inhaúma.
Depois que pesquisei no Instituto Pereira Passos, fotos de 1953 e 1956 de plantas reproduzidas de fotos aéreas, verifiquei que a localização da estação de Inhaúma era quase a mesma da atual do metrô e que o prediozinho apontado por mim na aerofotogrametria de 1928 estava mais afastado.

O Dado mesmo lembrou que uma planta parecida com tal localização tinha sido postada.

Cheguei a conclusão então que houve 2 estações, uma sendo o prédio parecido com uma casa, que foi inaugurado em 1898 e sobreviveu até os anos 70, "vendo" a estação mais nova "nescer e morrer".
Pode reparar que essa estação tinha arquitetura parecida com Botafogo, José dos Reis e Pavuna, quase contemporâneas a ela, ao passo que as demais estações não existiam como construções pelo que sabemos. Eram apenas estribos de madeira.
Os prédios começaram a ser construídos na década de 30 e por isso divergem tanto dos mais antigos.

O Hugo postou uma foto de Inhaúma na página 44 desse fórum que mostra a estação mais nova.
Segue o link.

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=789

Fiquei imaginando em que época essa estação "nova" de Inhaúma possa ter sido construída e me lembrei que no livro do Hélio Suevo, há a citação da duplicação da linha em 1943. A foto da estação nova mostra a linha dupla e fico imaginando que nessa época tenha ocorrido a construção do prédio novo ou o mesmo foi construído um pouco antes.
O fato é que em 1928, o prédio novo não existia e isso é uma certeza matemática, pois a aerofotografia não o mostra e sim apenas o velho casario, até então em uso.

Semprei fiquei encucado porquê não aparecia uma plataforma do lado direito dessa casa (estação) nas fotos de 1965 e talvez aí, esteja a explicação.

Esse senhor que te deu a informação com certeza não deve ter idade para se lembrar da estação antiga em operação e por isso mencionou que a estação não era aquela.
Como na foto do Hugo Caramuru (vide link mais acima), a estação está sendo mostrada de "costas", estando o fotógrafo na direção de Del Castilho, o que é o inverso das fotos de 1968 da estação velha e portanto, pode haver sim coerência que a entrada ou prédio de bilheteria do outro lado da estação nova possa ser parecido com a estação de Colégio.
Nessa foto (vide página 44) parece até dar a impressão que o velho casario está em primeiro plano quase do lado direito e envolto em árvores.

Depois que li a sua indagação, o Tchê mencionou uma pesquisa de campo com um morador sobre a informação que realmente houve 2 estações de Inhaúma, mas as fotos e evidências já tinham comprovado isso.

Realmente a estação original era pequena demais e desproporcional em relação a importância do bairro e às outras estações.

Em relação ao Matadouro, parece mesmo ser um padrão arquitetônico da época ou o estilo de algum arquiteto. Percebemos quando um prédio residencial é construído por uma ou outra construtora devido ao padrão.
Quem sabe, o arquiteto que projetou o posto, possa ter sido o mesmo da estação. okk

Companheiros
Saudações ferroviaristas.

Já tem tempo que não participo do fórum, realmente não tenho conseguido tempo livre para poder responder calmamente os tópicos, mas a correria está perto de terminar e então poderei participar como antes.

Tenho lido e observado as postagens, as fotos dos companheiros, as pesquisas, cada dia o pessoal se supera mais e mais.

Eu já há algum tempo tenho observado esta construção na Praça da Bandeira, na avenida Osvaldo Cruz, local próximo ao antigo Matadouro da Pça da Bandeira.

Foi comentado em algum lugar aqui no fórum, sobre a possibilidade de ter existido um ramal ferroviário que fizesse ligação com o Matadouro.

Também o seu Rubinho, morador de anos em Inhaúma me falou que a Estação Inhaúma se parecia com essa construção na Praça da Bandeira e que a Foto postado pelo Adenilson, seria no local em que supomos ter existido a Estação Botafogo, entre Engo da Rainha e Inhaúma.

Mas notem que ela se parece com a Estação Colégio da Rio D’Ouro.

O que dizem?
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Nov 2012, 19:54, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 06 Nov 2012, 14:14

Tchê. Deve estar havendo algum mal entendido.
A localização apontada por mim na aerofotografia de 1975 é exatamente o mesmo local da foto amarelada acima da década de 50 onde a estação está citada.
A localização na seta azul também está na distância aproximada descrita por você, sendo mais precisamente falando de 160 metros da Estrada do Barro Vermelho e Estrada do Colégio.
Existe uma mancha quase preta paralela ao lado mais antigo da Automóvel Clube e não sei o que é. A estação apontada por mim é um retângulo bem maior e mais claro cuja divisão do telhado dá até para ver e esse prédio forma um ângulo paralelo ao lado mais novo da Automóvel Clube e recém construído na época e acompanhando o leito da ferrovia como você bem disse.
Sendo assim, imaginando o antigo leito da ferrovia junto ao prédio apontado por mim, o mesmo não atingiria de forma alguma as casas e permaneceria paralelo à via mais nova da Automóvel Clube.
Não estou com essa foto aqui, mas poderei edita-la em casa se alguma dúvida restar. okk

tche escreveu:Olá pessoal, acrescento ainda mais um detalhe sobre a estação de Colégio: no fotograma de 1975 postado pelo Adenilson, aparece um sombreado assinalado por uma seta azul que ele afirma ser a stação de Colégio... Bem, levei a foto para o local onde trabalho e examinei a mesma detalhadamente com um zoom de aproximação bastante aproximado, do tipo que é utilizado em apurações criminais e cheguei à conclusão de que não se trata da referida estação, sendo apenas uma sombra ou algo não identificado, impressão que é reforçada pelo fato de que a localização da mesma era bem mais aquém, cerca de cem metros da Estrada do barro vermelho, conforme pode ser conprovada com a planta daquela região de 1956, também postada pelo Adenílson. Outro detalhe importante é que fica bem claro o traçado da ferrovia e o ângulo de entrada na plataforma, ao passo que se a estação fosse mesmo como a indicada na seta azul, os trilhos em direção à Coelho Neto roçariam a parede das casas. Pode-se observar ainda que a "nova pista" da Automóvel Clube em direção à Coelho Neto nesse fotograma de 1975 foi construída sobre o leito da linha férrea. Todos esses detalhes indicam que a estação de Colégio teria sido demolida por ocasião do alargamento da Automóvel Clube, ocorrido entre 1972 e 1974...
Editado pela última vez por Adenilson em 06 Nov 2012, 14:28, em um total de 1 vez.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”