E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 06 Nov 2012, 14:27

Mais outro presente do Hugo.
Já estava para responder a essa postagem há um tempão.
Hugo.
Realmente o estádio não existia e nem o bairro, mas o rio sim.
Naquela época, o bairro era chamado de Aldeia Campista e a referência do Maracanã era o rio.

Acho que essa estação Maracanã, que é mais robusta que eu imaginava, se tornaria mais tarde a Estação Francisco Sá.
As tais melhorias e reformas citadas na reportagem acabaram virando uma estação terminal nova. :lol:

P.S: Hugo. Depois te mando o meu e-mail na MP. Vc solicitou quando postou fotos de reportagem do Méier. okk

HUGO CARAMURU escreveu:Esta estação, me parece que era o anterior a Francisco Sá... pois o que me lembro quando a Rio Douro (já CENTRAL), nos anos 60 saía de Francisco Sá, essas construçoes ficavam perto do girador (hoje, ou recentemente, onde estava aquele carro abandonado da serie100)... Pelo ano , inicio dos 20, mostra os planos que deram voltas...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 06 Nov 2012, 16:50

Vejam que curioso !
Hoje resolvi pesquisar sobre a estação Acari no Google Books, já que o site da Biblioteca Nacional estava dando erro quando se pesquisava. Então encontrei uma citação à estação em um livro de 1977 escrito por José de Oliveira Reis, com o título "O Rio de Janeiro e seus prefeitos" falando sobre um projeto de alinhamento da Rua Carapeba, em Acari.
Fui no site da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e procurei projetos de alinhamento desta rua, e encontrei diversas plantas, mostrando o desenho da estação (vista de cima, claro). Estas plantas se encontram no final desta mensagem. Não me lembro se já foram postadas anteriormente.
Agora o surpreendente é que esta rua não existe mais ! ! ! Pelo menos no Google e em guias de rua que pesquisei, esta rua não consta, ela deve ter sido englobada ou absorvida pela pista de subida da Av.Automóvel Clube.
E no site da prefeitura ainda consta ... show de bola !
Bem, chega de enrolação ! Vejam as imagens abaixo, as descrições estão nos nomes dos arquivos:
SMU PAA 2971 - Rua Carapeba e Estação Acari (1938) (Custom).jpg
PAA 3546 - Rua Carapeba e Estação Acari (1944) (Custom).jpg
SMU PAL 14915 - Rua Carapeba e Estação Acari (1950) (Custom).jpg
SMU PAL 7714 - Rua Carapeba e Estação Acari (Custom).jpg
SMU PAL 4478 - Rua Carapeba e Estação Acari (Custom).jpg
SMU PAL 10690 - Rua Carapeba e Estação Acari (Custom).jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Nov 2012, 17:36

Esta estação de Acary tá danada!... Mas deixem eu colocar um croquis de Acari do meu tempo, anos 58 até 67..., mais entre 60 e 63... pois nesse periodo eu ia muito a pé lá. Esse conjunto nessas plantas , nesse loteamento à direita da linha em direção ao rio acho que nunca chegou a ser feito - não sei depois desses anos. Lembro mais da estação, pois passava pela plataforma com meu pai que por sua vez batia rapido papo com o agente. Lembro do desvio que ia até quase a beira do rio, como fiz no croquis... a estação era cercada dos dois lados por uma cerca de trilhos em pé, com arame octavados... bem rente à av Aut Clube de uma lado e bem rente a essa rua, ou praça na planta que no meu tempo era só um barro puro, um largo cheio de arvores, onde ficavam caminhões largados , espalhados por lá. Havia sim uma rua calçada beirando a linha, que começava na passagem de nivel e ia até a fábrica Formiplac. Quando iamos ao cinema, atravessavamos as linhas e iamos pela rua paralela a linha até o cinema.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Nov 2012, 17:40

a ´ponte de Acari .

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Nov 2012, 07:43

Hugo, a rua acessada pela passagem de nível é a rua Guaiuba, na qual muitas vezes fui. Nesse tempo, a passagem era ainda de terra junto à estação, que já estava desativada e estava perfeita, tendo inclusiva uma grade baixa junto à passagem de nível. Isso foi início de 1975. O tal prédio comercial e residencial ainda existe, embora esteja bastante degradado.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 07 Nov 2012, 08:22

Quando estive com o sr.Hugo salomão, ele me disse detalhes da estação de Acari, e falou desse comércio existente até hoje lá, ele saía de Irajá às vezes e comprava algo para o pai nesse local.
Acari foi uma das poucas estações que ele me deu detalhes, pois como dito por ele, "entrava no trem e não reparava na viagem, apenas no movimento dentro dos carros, pois descia apenas nas estações finais mesmo ..."
Vou tentar obter maiores detalhes da próxima vez que estiver na sua presença.
Ah ! Hugo, parabéns pelo croqui ... muito bem detalhado, valeu !
app
Obs.: que cinema era esse, em Acari ?
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

admin
Administrador
Contato:

Mensagem por admin » 07 Nov 2012, 13:51

Pessoal, mudarei um pouco o foco do debate para tentar tirar uma dúvida. Vou explicar.
Há algum tempo atrás, o grande Hugo Caramuru descobriu durante pesquisas, que estava a venda no site "Mercado Livre" uma edição da Revista "O Cruzeiro" com uma matéria sobre a EFRO. Pois bem, cogitei de comprar a revista, mas não pude, e o Hugo a comprou, postando a matéria completa neste tópico (Clique aqui para ver a matéria completa e visualizar o debate e as hipóteses levantadas em relação a foto).
Pois bem, reproduzo abaixo a imagem digitalizada da revista adqüirida pelo Hugo, para que possamos pesquisar e tentar desvendar o local mostrado na foto.

Imagem

Segundo a matéria, o local é de Belford Roxo "pra cima", então chutei Xerém (menos provável), Agostinho Pôrto ou Coelho da Rocha. Jaceruba não é, comentamos isso no outro tópico ...

E então ?
Mistééééééério ...
:P

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Nov 2012, 15:54

Não imagino onde possa ser, mas a foto parece ser da Av. Automóvel Clube...

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 07 Nov 2012, 17:41

Acrescentando: trecho entre Inhaúma e Engenho da Rainha.

digovidal
Usuário Bronze

Mensagem por digovidal » 07 Nov 2012, 21:32

Alguem tem algum arquivo .KML do google earth com o trajeto da linha ?

Pois ai fica mais fácil de ir analisando onde poderia ser essa subida de 100 metros antes da estação;

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”