Mensagem
por HUGO CARAMURU » 19 Nov 2012, 09:32
Estas reportagens são oportunas. Mas acho que algo ainda aser debatido. A Revista "O Cruzeiro" é de 62. A linha da serra de cremalheira, da Leopoldina, foi erradicada depois. No periodo de 56 a 69 eu andava por esses trechos da Rio Douro (Acari, Irajá, B Roxo, Areia Branca...) e pelo que lembro a Leopoldina só foi usar a Rio Douro depois da serra fechada, tanto que tiveram que "reabrir" o trecho de Pavuna a Del Castilho que já estava coberto pelo mato e em alguns trechos acho que até sem trilhos. Como a gente pode ver numa reportagem postada no forum (Correio da Manhã, 1968) e que eu me lembre, de 62 ou 63 em diante, a Rio Douro só trafegava acima de B Roxo. Eu morava em Costa Barros e vinha sempre a Pavuna. Os trens da Leopoldina usavam era a Linha Auxiliar, isso vi varias vezes: entravam em Triagem seguiam na então bitola mista da Auxiliar e em Costa Barros entravam para S Mateus (para pegar Japeri, Miguel Pereira, Tres Rios ...) .Acho que quando se quer dizer que a Leopoldina usava a Rio Douro era dizer que usavam o trecho de Triagem a Del Castilho (que era um trecho comum da Rio Douro e Auxiliar) e daí, de Del Castilho, seguia pela Auxiliar . Tanto que era comum acontecer que os trens da Leopoldina, freio a vacuo, exigiam que os guardas freios andassem no teto dos vagões para que, quando o maquinista solicitasse, eles iam girando os freios... e nessas operações, de andar sobre o teto, muitos eram eletrocutados pela rede aerea. Uma observação: mesmo assim, os trens da Leopoldina que usavam esse trecho eram os de carga, pois os de passgeiros tinham que parar em Caxias e outras estações da linha da Leopoldina. Quando acabou a serra, aí sim, eles passaram a usar a Rio Douro, trecho de Triagem a Pavuna. Aí praticamente reconstruiram a linha. As estações já estavam fechadas e devarzinho, com as U12C e U12B, iam singrando os bairros de Del Castilho, Inhauma, Eng da Rainha, etc até Pavuna. E , em Pavuna, eram obrigados a fazer uma manobra muito complicada, uma vez que não havia como vir de Acari e entrar na linha de S Mateus: chegando em Pavuna, iam em direção de B Roxo, até mais ou menos do lado da Igreja da Matriz de São João de Meriti. Recuavam entrando na chave da linha do canto de Pavuna; ali seguiam pela linha da esquerda e iam, passando pela estação de São João de Meriti, Eng Belford, até S Mateus... aí entravam na linha Auxiliar e iam embora... Eden, Andrade de Araujo...Japeri .Aí paravam na estação. Embarcava os passageiros e subiam a serra de Miguel Pereira. Muitas vezes, a tardinha, chegavam dois trens lá de Minas, e faziam a complicada manobra: vindo de S Mateus, entravam na linha do canto de Pavuna ( linha dos eletricos que vinham de Costa Barros). Paravam. Recuavam em direção a B Roxo... paravam no final da chave; entrando na linha do canto exposto paravam na antiga plataforma da Rio Douro de Pavuna. E muitas vezes eu via dois trens, parados um do lado do outro, esperando seguir para Acari, C Neto... Del castilho. Essa manobra era complicada, pois era feita em meio dos trafegos dos eletricos para B Roxo e para S Mateus. E quando paravam em Pavuna, era aquela mineirada descendo dos trens para correr atraz de uma padaria, barraquinhas... lembro que as vezes ficavam quase uma hora parados, talvez esperando liberar a linha, tanto dos eletricos para começar o vai-e-vem , tanto para aguardar algum trem que viesse de Del Castilho. Nessa época, a Auxiliar já tinha acabado com o terceiro trilho. Esse terceiro trilho só foi reposto no trecho de Del Castilho a Triagem e mesmo assim só na via de ida para baixo (direção Fco Sá). Assim que a ligação S Bento-Ambaí ficou pronta acabou-se essas manobras e o trafego da Leopoldina por Pavuna. Por isso eu diria que cargueiro da Leopoldina, pela Rio Douro eu nunca vi...acho que eles faziam o que a FCA estava fazendo: iam até Campos, entravam na ligação Campos-Recreio e daí iam para seus respectivos destinos. Teria que se achar um aposentado da região para explicitar melhor.