Realmente você é o rei em relação à garimpagem dessas reportagens antigas.
Sobre a foto da composição parada na localidade apontada por Irajá, realmente no local não havia 2 linhas, pelo menos pelo que conhecemos, apesar de sabermos que houve diversas alterações nos pátios, mas na foto aparentemente aparecem 2 linhas.
Inhaúma, pelo que tudo indica, teve dois prédios em locais distintos, porém muito próximos um do outro, sendo que o prédio original "presenciou" a estação mais moderna
"nascer" (provavelmente entre 1938 e 1945) e morrer (provavelmente anos 70).
A estação original sobreviveu até 1978, segundo os relatos. Essa casa era pequena, vamos chutar uns 15 metros e era totalmente diferente da edificação apontada, ao meu ver erradamente,
como Irajá.
A única possibilidade de ser Inhaúma ao meu ver é se o casario for a edificação com telhado mais a direita e a esquerda (o prédio com o dístico RD), ser uma edificação agregada mais a esquerda. No caso dessa foto, pela posição das linhas, Liberdade estaria obrigatoriamente a esquerda, uma vez que no prédio original só havia trilhos de um lado da plataforma, sendo que apenas um tangenciava a plataforma.
Abaixo, segue uma recordação de como era o pátio em 1928. Repare que pelo menos nesse ano, não havia prédio integrado ao velho casarão da estação indicado com a seta.
Repare na segunda foto postada por você, a que tem o lotação, o casario ao fundo. Aquele realmente parece ser o prédio original, mas me surpreendeu uma compisição tão longa parando nela, já que pela aerofotografia de 1928, a plataforma parecia curta, a não ser que parte dos passageiros descessem direto nos trilhos.
Todos sabemos que não se abrevia preposição, mas se D'ouro fosse integrada como uma palavra só, então poderia ser abreviatura para Rio D'ouro, sendo RD, mas não acredito nisso até agora.
Foi só uma conjectura.
Sobre Vicente de Carvalho e baseando-me no mapa de 1917, o qual em breve disponiblizarei aqui, V.Carvalho tinha plataforma, mas pequena.
Ali tinha uma chave de desvio e 2 linhas, já em 1917.
Em uma foto de um acidente com um lotação nos anos 50, dá para perceber a presença de galpões por ali.
Será que existiam na data da foto? Caso sim, então pode ser Vicente de Carvalho, com uma plataforma bem menor e escondida pelo trem, ou ainda fora do enquadramento e
com os prédios atrás que não seriam a estação. Com chance de ser apenas a edificação da direita com telhado.
Como não há muita definição da foto, pense que o telhado mais a direita pode não estar integrado com o prédio escrito RD.
Outra questão a levantar é a estação Posto Telegráfico (entre Inhaúma e E.Mato) e portadora de plataforma segundo a planta de 1917.

Em relação à foto de C.Neto, não vejo as belas coberturas laterais do tempo que se chamava Areal.
Será que é porquê o ângulo está fechado ou porquê já mudaram um pouco a estação?
A foto do lado esquerdo das duas de C.Netto é uma relíquia, pois mostra o lado da estação voltado para a plataforma.