Acho que o Amaral tem razão. Hoje passei pela Radial Oeste e percebi que o prédio do Museu do índio é bem afastado da Avenida Maracanã, que na foto postada pelo Hugo,
parece ser aquela que está em ângulo obliquo e cuja continuação parece formar uma passagem de nível com a linha.
O prédio mais ao fundo na foto deve ter sido derrubado, uma vez imagino que na época da foto, a Radial Oeste não existia. Não havia por ali, ruas margeando a
linha férrea.
Aliás se vocês repararem bem, parecem ser 2 prédios ou um anexo, pois vejo na foto um prédio pequeno na frente de um outro maior logo depois.
Em relação a estação de São Cristovão, a mesma não se chamava Quinta e sim Estação Imperial de São Cristovão.
Por isso talvez, é que alguns sites confundam essa estação com a estação original de subúrbios de S.Cristovão. Será que é isso?
Em relação ao lado do prédio em comparação às linhas, não dá para mudar o prédio de lugar.
Eu, o Dado e outros foristas já discutimos isso anteriormente.
Ou as linhas passavam do outro lado e uma plataforma foi reconstruída do lado de cá da foto, ou o prédio foi reconstruída.
De fato, alguns mapas muito antigos da região parecem mostrar que não havia uma curva tão grande em São Cristovão, mas em compensação podemos
analisar que antes da construção do elevado da Francisco Bicalho em 1907, as linhas da central passavam mais em direção ao prédio da Leopoldina, ainda inexistente,
podendo justificar a curva menos fechada.
Devemos lembrar que na época do imperador, o número de linhas era bem menor. Observem que a linha era singela até 1871, onde passou a ter linha dupla e apenas em 1896, o terceiro trilho foi incluso e um tempinho depois, a quarta linha.
Em relação a "mudança de lado do prédio", o mistério continua.
Francisco Amaral escreveu:Dado, pensei exatamente nisto, no Museu do ìndio, mas há alguams diferenças como a falta da torre, assim como parece ser maior que o museu.DadoDJ escreveu:Será o atualmente desativado Museu do Índio ?
De qualquer forma, vários imóveis foram derrubados daquela época para a construção da Radial Oeste, e até mesmo do Derb Club, que ainda não devia existir na época da foto.
Ali, no local daquele prédio, provavelmente era a esquina original da Avenida Maracanã que acompanhava o rio de mesmo nome com a EF.