E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Melekh
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Melekh » 17 Out 2011, 09:01

Coloco aqui a reportagem do famoso Assalto ao Trem Pagador, ocorrido em 1960, juntamente com o trem que circulava pela Linha auxiliar, vide foto e reportagem.

Imagem

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:51

Passando para cá também minhas postagens no outro fórum conforme prometido:

Bom, voltando ao assunto, estive no AGCRJ e vi algumas fotos aéreas.
Seguem abaixo as informações.

Estação: MARIA DA GRAÇA:
ANO: 1928.
FOTO: Aérea.
Folha: nº57.

Vi uma foto da estação em 1928 meio confusa como se o local ainda estivesse em obras. O terreno no local parecia "remexido" e o prédio já existia. Não deu para ver muitos detalhes sobre duas plataformas, mas me pareceu que havia somente uma.
Havia muito mato na região.
Só para complementar essa folha abrangia a parte onde deveria estar a estação Venda Grande, mas não vi nada que parecesse uma estação, mas sobre esse asssunto, vou tecer detalhes depois.

Estando no AGCRJ, fiz o que chama de pesquisa periférica, a qual aconselho a vocês fazerem, que é não procurar diretamente pelo seu "alvo", mas sim buscar algo próximo a ele.
Verifiquei uma foto onde nela há a construção da escola Pernambuco em Maria da Graça.
Quando eu estive lá há dois anos, eu procurei a estação, mas me confundi em relação à posição da escola e não a achei.
Ao saber disso, desta vez que fui ao Arquivo Geral mais preparado e vi a foto novamente e a estação estava lá na minha frente.

A foto estava nítida e pude ver que era a estação. Ao procurar a foto no Portal Augusto Malta, verifiquei que a foto estava lá também, mas com uma resolução horrível.
De qualquer forma, segue a foto tirada em 1934 com a devida explicação.

A escola em construção está bem no meio da marca d'água e localiza-se na Conde de Azambuja, que é o lado da ex- General Eletric, portanto o fotógrafo que bateu a foto antes da linha férrea a bateu estando do lado da outrora Avenida Suburbana.
Resumo: Vendo a foto abaixo, Vieira Fazenda está a esquerda e Del Castilho para a direita.

ANO:1934.

A estação tinha apenas 6 anos de existência, mas a plataforma já parecia bem maior que a que vi na foto de 1928.
A seta verde limão indica um pequeno prédio que deveria ser a bilheteria e a lilás indica o final da parede.
A partir daí, a estação sai do enquadramento e não dá para ver sua continuidade, mas esse prédio sim se parece muito mais com o apontado no croqui que o tal galpão.
A seta vermelha indica o restante da plataforma, toda ela descoberta com exceção da tal "casinha" a direita, e como disse antes, aparentemente bem mais comprida que a foto de 1928.

Imagem

Vejam a foto abaixo das linhas entre as estações Maria da Graça e Del Castilho segundo o Portal Augusto Malta e postada por mim. A foto é datada de 1925.
Vi a foto de 1928 e não haviam 4 linhas, então devo concluir que a foto abaixo não é da região ou a foto é na realidade de 1935?

Imagem

De qualquer forma houve um período ali com 4 linhas. Vejam o lotação abaixo passando em Maria da graça em algum dia de 1955 e o que está escrito na sinaleira.

Imagem

Agora segue abaixo a matéria postada pelo Dado mostrando em primeiro plano o fotógrafo na estação de Del Castilho da Rio D'ouro e ao fundo a estação de Maria da Graça, agora com um telhadinho ao longo da plataforma que não existia em 1934.
A foto abaixo é de 1948.
Reparem na 3ª foto, mais a direita da sequência abaixo, e na direção da cabeça da mulher que espera o trem está o prediozinho da bilheteria da estação Maria da Graça da auxiliar original e que está na foto de 1934.

Imagem

Agora na foto do Ermakoff que mandei para o Ralph, segue a estação no final dos anos 50 ou início dos 60. O ângulo é praticamente o mesmo da foto acima e o fotógrafo está virado mais para Del Castilho.
Assim que conversei com o Dado sobre essa foto opinei que a estação da Rio D'ouro parecia recém construída ou recém reformada.
Vendo a foto de 1948 vejo uma estação meio deteriorada.
Provavelmente isso aconteceu.
A estação "tomou um banho de loja".

Mais ao fundo vejam pilares de concreto onde deveria estar a estação da auxiliar. Será que a velha cobertura com pilares de madeira estava sendo substituída por pilares de concreto?
O que me estranha é que parecem altas demais e muito próximas uma das outras.

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:52

Conclusão:

Acho que o galpão apontado como a estação deve ter sido construído bem depois da mesma. Talvez anos 50 ou 60.
Ele de fato pertenceu a ferrovia, mas em períodos mais remotos, não haviam casas por ali.

Para mim (palpite!) depois que o terreno entre a linha e a rua começou a ser ocupado por casas, o acesso à estação da auxiliar foi através da construção em elemento vazado abaixo a direita do galpão.
Vejam a foto postada pelo Melekh.

Imagem

E aí, o que vcs acham?

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:53

RESPOSTA DO DADO:

DadoDJ escreveu:Adenilson, nada mais a falar a não ser reconhecer que o seu raciocínio e sua lógica de montar as peças do quebra-cabeça são simplesmente brilhantes ! Tiro o chapéu pra você, show de bola !
Me parece que suas explicações estão corretas em tudo, mas ainda falta um detalhe: a foto feita pelo Melekh do lado oposto a que foi mostrada anteriormente (em ângulo que eu também tirei, está no Estações Ferroviárias como autoria do Julio C.Silva) mostrando um dístico, da EFCB, quase que "soterrado" pelas construções em volta ...
Imagem
^^ Seria uma indicação de que o prédio foi estação em alguma época, ou que simplesmente seria um galpão pertencente a ferrovia ?

Obs.: achei muito engraçado quando você disse sobre a maneira reticente de quando nos conhecemos ... realmente, eu fiquei muito intrigado com as fotos apontadas por nós na época, totalmente diferentes. E foram enviadas por nós ao Ralph coincidentemente na mesma semana, e o filho da mãe do Ralph me enviou a sua mensagem (sem sua identificação), como se estivesse me desafiando a provar que eu não estava errado, quase me jogando pra cima de você , que eu nem conhecia nem sabia o nome ! E agora estamos novamente no assunto. Ferrovias são realmente fascinantes ! Claro, estamos tentando desvendar os mistérios, lógico, sem problemas ... hehehehe na época eu fiquei "bolado" foi com o Ralph mas só voltei ao assunto pois achei muito engraçado como tudo acontece ... mas me diga, em relação a esta foto do Melekh que postei acima, o que acha?

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:55

DadoDJ escreveu:Adenilson, mais uma coisa ... analisando a foto de 1934 vejo o seguinte:
Imagem
^^ Você disse que na foto, a seta em verde-limão indica um prédio que poderia ser a bilheteria, e se parece muito mais com o croqui do site do Ralph do que o galpão apontados por mim e pelo Julio (e pelo Melekh) como sendo a estação. Concordo com você, realmente se parece muito com a imagem do croqui. Só que se a confluência de ruas no centro da imagem for das ruas Fernando Esquerdo (a esquerda em diagonal em relação à linha), Domingos de Magalhães (paralela à linha) e a Travessa Soares de Azevedo ou mesmo a R.Sabino dos Reis (a direita), visto que não existiam tantas casas naquela época no local, o prédio apontado por você como sendo a bilheteria da estação, e que se parece muito mais com o croqui do site Estações Ferroviárias do que o galpão apontado por mim, seria o mesmo prédio ! Vejo isso pela posição, se for isso mesmo que apontei em relação às ruas. Neste caso, o prédio que você acha ser a bilheteria e que se parece com o prédio mostrado no croqui, é o galpão retratado no croqui !
Que complexo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:WK: :WK: :WK:

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:56

Dado,
Na foto há poucas casas e não temos muitas referências, mas tudo indica se tratar realmente das ruas Fernando Esquerdo e Sabino dos Reis, ambas começando na Domingos de Magalhães.
Repare que um grande espaço entre a Domingos de Magalhães e a linha férrea.
A seta verde indica a adjacência com o início da parede do lado esquerdo e a seta lilás indica a adjacência com a parede do lado direito.
Coloquei assim, pois a resolução da foto está realmente muito ruim.

O que eu quis dizer é que no ponto da foto onde há a seta lilás há um espaço e como a foto acaba, eu não sei o que há mais a direita, mas se imaginarmos o "espelhamento" do prédio após o espaço (vão) que há depois (a direita) da seta lilás, então o prédio realmente é igual ao do croqui.
Repare inclusive que o telhado continua depois da seta lilás indicando que além da borda direita da foto, possa haver um "rebatimento" do que vemos entre as setas.

A especulação em ser a bilheteria deve-se ao fato da plataforma em 1934 ser mais comprida e o que era a minúscula estação no croqui passou a ser talvez apenas o espaço para bilheteria e uma pequena cobertura.

Veja pela seta vermelha o grande comprimento da plataforma visualizado por um tom branco até o pequeno prédio. O comprimento é bem maior que no croqui.
Também não sabemos se o croqui é apenas um projeto ou um as-built. Se for no primeiro caso, pode ter havido diferença entre o idealizado e construído, mas imaginando o possível rebatimento do prédio a direita, a única diferença visível para mim seria o número de janelas.

Sobre o galpão, o mesmo é junto a rua, mas a estação não pela foto abaixo.
Eu imagino que se sobrepusessemos o galpão na foto de 1934, ele seria pouca coisa mais a direita, estando fora da foto e mais atrás da estação. okk

DadoDJ escreveu:Adenilson, mais uma coisa ... analisando a foto de 1934 vejo o seguinte:
Imagem
^^ Você disse que na foto, a seta em verde-limão indica um prédio que poderia ser a bilheteria, e se parece muito mais com o croqui do site do Ralph do que o galpão apontados por mim e pelo Julio (e pelo Melekh) como sendo a estação. Concordo com você, realmente se parece muito com a imagem do croqui. Só que se a confluência de ruas no centro da imagem for das ruas Fernando Esquerdo (a esquerda em diagonal em relação à linha), Domingos de Magalhães (paralela à linha) e a Travessa Soares de Azevedo ou mesmo a R.Sabino dos Reis (a direita), visto que não existiam tantas casas naquela época no local, o prédio apontado por você como sendo a bilheteria da estação, e que se parece muito mais com o croqui do site Estações Ferroviárias do que o galpão apontado por mim, seria o mesmo prédio ! Vejo isso pela posição, se for isso mesmo que apontei em relação às ruas. Neste caso, o prédio que você acha ser a bilheteria e que se parece com o prédio mostrado no croqui, é o galpão retratado no croqui !
Que complexo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:WK: :WK: :WK:

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 15:58

DADO:
DadoDJ escreveu:Adenilson, pelo ângulo da foto ela foi tirada a partir de um terreno elevado do outro lado da ferrovia. Eu fui a este outro lado, mas só consegui acessar o terreno e fotografar após a direção onde está o galpão, e o fiz com muita dificuldade pois o terreno é irregular, com muito mato e lixo. Na altura onde estaria o fotógrafo na foto antiga, hoje há diversas casas, impossibilitando fotografarmos do mesmo ângulo. E apesar de você dizer que a distância lateral entre a estação/galpão/bilheteria em relação à rua é maior do que a mostrada na foto que eu e Melekh fizemos recentemente, discordo. Para mim, a distância parece a mesma ... é o que eu acho e posso estar errado, é claro. Mas temos que levar em consideração mudanças de traçados nas ruas, modernizações e urbanizações da área, que podem inclusive serem vistas (se realmente foram feitas) no acervo de imagens da SMU. Isso tudo pode ter modificado e aumentado ou diminuído a distância entre os pontos apontados na imagem.
Infelizmente estou no serviço (infelizmente literalmente :lol: ) mas em casa tenho as fotos que fiz do outro lado da linha férrea. Assim que der postarei aqui ... de repente ajuda em alguma coisa, apesar da distância que foram tiradas ...
okk

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Nov 2011, 16:01

Dado,
Acabei de montar um croqui aqui, mas não tenho acesso ao photobucket e postarei o croqui em casa com os pontos que eu especulo serem de cada edificação.

Sobre a distância entre o galpão e o prediozinho, eu disse que na minha opinião havia uma distância, mas pequena.
Eu diria que o galpão se inicia onde eu acho que o prediozinho se encerrava.

Aguarde o croqui. okk

Você me indagou sobre o simbolo da E.F.C.B no galpão. Como disse o entrevistado por você o Júlio, o prédio pertenceu à ferrovia e talvez até à estação.
Já vi abreviaturas da Central do Brasil em outras edificações que não eram necessariamente estações.

Esse galpão deve ter sido construído, na minha opinião, em um período que a estação ainda existia e talvez tivesse sido incorporado a ela como um armazém ou até outro tipo de prédio como o de manutenção como disse o seu entrevistado.

Sobre a questão envolvendo o Ralph, infelizmente as palavras escritas não tem entonação, pois quando o indaguei ele sobre quem tinha "dito" que o tal prédio era a estação a minha pergunta foi mais mostrando surpresa, pelo fato que eu sempre passei por ali e ter desconfiado que o tal galpão poderia ter pelo menos ligação com a ferrovia, do que mostrando dúvida.

O que eu discordei foi a alegação arquitetônica devido ao que já te expliquei em relação à proporção dos prédios.

Eu não critico o Ralph, pois o site dele é referência e ele tem que tomar os cuidados com as informações.
Ele foi até ético em não ter dado os nossos nomes e você foi mais ético ainda na sua abordagem e da forma branda como colocou o assunto.

Hoje o que mais importa são as opiniões respeitadas que cada um tem e a amizade que ficou.

Dado, sobre o que o entrevistado por você disse há 2 anos, ele falou que 30 anos antes a estação tinha sido desativada.
Começo a achar que esses 30 anos poderiam ser 32 ou 33.
Isso seria coincidente com a demolição das estações de trem da Rio D'ouro na linha tronco entre 1977 e 1979.

Será que uma vez constando no projeto que existiria uma estação Maria da Graça do metrô, será que a homônima de trem (tanto auxiliar, quanto Rio D'ouro) foi demolida na mesma época que as outras? :ttn:

Um abraço. :DD

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 28 Nov 2011, 16:27

Melekh.

Vale salientar que Monhangaba era um estribo, que era ainda mais simples que uma parada e Chave Zieze, uma parada. Portanto eram construções distintas.
Como você disse, Monhangaba pertencia a Klabin.

Veja abaixo.

Imagem

Imagem

Melekh escreveu:Estação Monhangaba (P) - km 9.225 -- 28-3-1898

Imagem

De Monhangaba, havia a ligação com o Ramal da Fabrica (Klabin).
Vide o Mapa abaixo:

Imagem

No site do Ralph, estações ferroviarias, conta que dai saia o Ramal das oficinas, acredito que esteja errada a informação, apesar de na foto eu ter colocado isso, baseando no Site http://www.estacoesferroviarias.com.br; vide as fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Este local é a Favela Fernão Cardim, feita encima do leito da ferrovia e atualmente ocupado por Milicianos.

Imagem

Imagem

Imagem

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 29 Nov 2011, 10:17

Dado. Muito obrigado pela foto reenviada.
Resolvi voltar postar o assunto aqui na Melhoramentos, apesar de saber que a estação Maria da Graça também era da Rio D'ouro.

A foto abaixo é da estação de Maria da Graça, conforme informado no post anterior e é de 1934. A diferença substancial para o croqui postado no site estações ferroviárias seria o comprimento da plataforma, bem mais longa na foto abaixo e com comprimento maior para uma direção.
Imagem

Uma das discussões que sempre foram contínuas foi saber se o galpão abaixo era a estação por ter formato similar a do croqui. Por estar acostumado a olhar plantas, verifiquei que o croqui deveria ser uma construção muito pequena pela proporção do banco.

Segue abaixo o galpão
Imagem

Depois de muita abordagem sobre o assunto, o Dado resolveu enviar uma foto do galpão na posição invertida a da rua.
A princípio achei que não ajudaria muito, mas tive uma surpresa ao ver essa foto.
Haviam duas janelas totalmente assimétricas com a construção do galpão e elas eram as mesmas do croqui do site do Ralph.

Agradeço ao Dado por ter tido um "sexto sentido" ao mandar essa foto. Concluímos que parte da parede posterior do galpão foi construída usando a face da parede exterior da estação original.

O Dado fez uma montagem em forma de marca d'água usando o croqui projetado no galpão.
Vejam abaixo como encaixou certinho <o>

Imagem

Conclusão: Não sei se por motivo de preservação ou outro qualquer, o galpão foi construído faceando a estação.
Posteriormente mandarei um croqui com a superposição das duas construções em um mapa do Google.
Palpitei que o galpão foi construído muito depois da estação original e ainda não temos 100% de certeza se foi usada como tal.

Ainda tenho que averiguar algumas coisas como a posição das linhas em 1928, ano da foto aérea e que vi a estação novinha em folha no AGCRJ.
Acho que era uma linha de cada lado.

Tem até um "puxadinho" atrás do galpão com as paredes projetadas para o fundo, foto que estava no outro fórum, mas não sei se seriam da estação original. A princípio parece que não.
De fato e verdadeiramente o galpão passou a ser um grande puxadão para a pequena estação.

Para quem teve dificuldade em observar o formato da estação, destaquei abaixo com linhas azuis os contornos da estação.
O que vemos na foto é aproximadamente a metade do que está no croqui do site estações ferroviárias, com uma diferença.
De frente cada módulo da estação possui uma janela e abaixo como estamos vendo a estação de trás, parece que há duas janelas por múdulo.
Evitei prolongar as linhas azuis para onde o mato já escondia evitando suposições e limitando-se ao que estou vendo.
J1 e J2 são as janelas. Parece que há 2 janelas.
Imagem

Abaixo estou enviando uma foto que todos já conhecem e é da estação Maria da Graça da Rio D'ouro. Ao fundo vocês podem ver pilares que podem representar uma modernização da estação da auxiliar.
Os tais pilares não parecem altos demais?

Observando melhor a foto, verifiquei na linha que aparece, bitola mista, ou seja, os trens da auxiliar paravam na plataforma teoricamente destinada para a Rio D'ouro.

Mesmo não podendo ver a linha do outro lado da plataforma, vemos a rede aérea de eletricidade. Então os trens elétricos paravam daquele lado também.

E do lado oposto onde estaria ocorrendo uma "reforma". Cadê a rede aérea?
Será que a partir de determinado momento a estação abaixo não passou a ser a única a ser utilizada?

Mais um mistério a ser desvendado! o0

Imagem

Aguardaremos palpites e opiniões! okk

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”