Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por DadoDJ » 10 Ago 2012, 23:35

Pessoal, conforme prometido, estarei postando aos poucos as imagens adqüiridas junto ao AGCRJ, feitas em 1928.
A primeira que estou postando mostra a linha circular da Pavuna, no trecho dentro do município neutro, atual município do Rio de Janeiro.
Como não havia nenhum tópico específico sobre a linha Circular, resolvi criar este para debatermos sobre esta imagem aérea. Os demais assuntos sobre a linha circular e suas estações poderão ser debatidos em outros tópicos, criados ou a serem criados.

Como a imagem aérea disponibilizada é bem grande, resolvi postar 3 amostras: uma com a imagem original (mas em tamanho reduzido) e as outras com destaques baseados na imagem original. Vejam:

Imagem

Imagem

Imagem

A primeira imagem é a original (reduzi o tamanho), na segunda apontei com uma seta uma composição com 9 vagões/carros na linha em direção à estação Pavuna; e na outra imagem assinalei com uma seta vermelha o que seria a estação Pavuna da EF Melhoramentos, e com a seta azul a estação Pavuna da EFRdO. Vejam como a estação da EFRdO parece maior e/ou mais estruturada do que a da EF Melhoramentos.

Infelizmente meu tempo está tão curto quanto minha disposição. Peço encarecidamente que observem e comentem sobre as imagens, não poderei infelizmente fazê-lo como o Adenilson bem fez, postando as imagens muito bem observadas e comentadas por ele.

Depois eu volto.

Uma boa noite a todos !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por Adenilson » 13 Ago 2012, 23:52

Dado. Outro excelente registro da nossa história.
Eu já tinha comentado com você sobre a supremacia de infra-estrutura da estação da Rio D'ouro sobre a da Melhoramentos.
Dá para ver também que as estações ficavam onde atualmente é a estação do metrô e que a atual estação da Pavuna é mais acima.
Não me admiro ter "invadido" um pouco o município vizinho( S.J.Meriti).

Eu vi uma foto preto e branco que pareceu mostrar uma curva em direção a Acari vinda da Melhoramentos a partir de Costa Barros, fazendo um Y com a linha que margeava a plataforma da Pavuna, mas não vi isso na aerofotografia de 1928.

De qualquer forma quando falamos em circular da Pavuna, entendo o trecho como sendo o de interligação do trecho pós Pavuna na Rio D'ouro, passando por S.Jão do Meriti, Engº Belford e São Mateus.
O mapa parece não mostrar esse trecho por estar fora de abrangência, mas se você reparar no canto esquerdo extremo da foto global, parece mostar parte do pátio de São Mateus.

Se vc puder ampliar esse trecho, seria interessante okk

Um abraço.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por DadoDJ » 14 Ago 2012, 18:54

Adenilson, entendi o que você falou sobre a denominação "Linha Circular", mas devemos lembrar que a EF Melhoramentos seguia para a esquerda, e que esse desvio em direção à Pavuna também entra como sendo "a linha circular", pois é uma ligação entre a EFM e a EFRdO, assim como o trecho entre Pavuna e São Mateus. Essas duas linhas fecham o "círculo" ferroviário.
Agora, que grande observação ! ! ! Parece que realmente no cantinho esquerdo da imagem aparece um pedaço de São Mateus. Vou chegar em casa e ver ampliada aquela trecho pra ver, e depois posto aqui.
Lembrando que ainda tenho mais imagens a postar, da EFCB (Madureira e Cascadura), de Marítima, da EFL em Brás de Pina e uma intrigante construção na beira da linha, e a continuação da linha de Maria Angu da EFRdO pela Av.Brás de Pina.
Aguardem ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por DadoDJ » 14 Ago 2012, 22:03

Adenilson e demais, observei a imagem aérea antiga e ... não é uma parte do pátio de São Mateus que aparece no cantinho da imagem. Vejam abaixo:

Imagem

E abaixo, a mesma região atualmente. Vejam que o pátio/triângulo de São Mateus é mais a frente, e a ponte sobre o Rio Pavuna, limite de municípios mostrado também na imagem antiga, é mais pra baixo.

Imagem

:-
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por Adenilson » 15 Ago 2012, 11:32

Dado.
De um tempo para cá não tenho conseguido visualizar as fotos aqui no trabalho. Apenas o texto.
Ainda não vi as fotos que você postou ontem por volta das 23 horas.

Em relação a São Mateus, beleza.
Não havia muitos logradouros como referência em 1928 e a foto inteira estava muito pequena para mim e por isso sugeri que você visualizasse em casa ou ampliasse a foto.

No quesito circular da Pavuna, você tem razão. okk
Poderemos considerar circular a partir da bifurcação no lado superior de Costa Barros a partir da linha tronco, sendo que esta segue para Tomazinho, Eden, Rocha Sobrinho e etc.
Portanto, a partir da bifurcação, seguindo pela Pavuna e para a nova bifurcação para a entrada do pátio da estação São João de Meriti, até São Mateus, tudo ali seria a linha circular.
É uma pena a aerofotografia não mostrar pelo menos uma parte da baixada, pois poderíamos visualizar as estações da auxiliar, hoje demolidas como Tomazinho e Andrade Araújo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por DadoDJ » 15 Ago 2012, 12:29

É verdade, Adenilson !
Seria ótimo se existisse (deve existir) imagens aéreas de outras regiões fluminenses. Talvez no IBGE ...
Ah, uma boa notícia: devo ir ao Instituto Moreira Salles no domingo ! ! !
Em relação às fotos não estarem aparecendo, estranho ... aqui tá aparecendo normal e lá em casa também.
o0
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por Adenilson » 15 Ago 2012, 15:34

O Instituto Moreira Salles funciona no domingo?? :HH:
DadoDJ escreveu:É verdade, Adenilson !
Seria ótimo se existisse (deve existir) imagens aéreas de outras regiões fluminenses. Talvez no IBGE ...
Ah, uma boa notícia: devo ir ao Instituto Moreira Salles no domingo ! ! !
Em relação às fotos não estarem aparecendo, estranho ... aqui tá aparecendo normal e lá em casa também.
o0

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por DadoDJ » 15 Ago 2012, 18:30

Oportuna pergunta, Adenilson.
Eu consultei o site e vi que os horários de funcionamento seriam até 20:00 incluindo os domingos. Fiquei animado, até que enfim poderei ir a algum local histórico com calma, sem correria !
:Y:
Então liguei pra lá para saber se precisava agendar a visita ao acervo, e me responderam que aos domingos a consulta ao acervo não funciona, apenas os eventos e sessões de cinema.
==:(
Ok, e quais são os horários para consulta ao acervo (agendadas previamente, não posso me esquecer de ressaltar !) ?

De terça a sexta-feira, de 11:00 às 18:30.
ptz
Eu trabalho de 09:00 às 19:00 ...
:brrb:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Imagem aérea - Linha Circular da Pavuna (1928)

Mensagem por HUGO CARAMURU » 17 Abr 2013, 12:40

Pessoal, esta foto é da passagem de nivelno começo da antiga estação de São João (de Meriti). Lá na frente a linha dobra à direita e entra na que vem de B Roxo ( à esquerda) e logo chega-se à estação de Pavuna (à direita).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”