ACERVO do Jornal O GLOBO Digitalizado !

Espaço para comunicados e avisos aos membros do fórum. Fique ligado !
Responder
AVVP
Usuário ativo

ACERVO do Jornal O GLOBO Digitalizado !

Mensagem por AVVP » 18 Ago 2013, 19:09

O Globo lançou esses dias o seu acervo. Estou lendo muitas matérias, achei várias sobre acidentes e tal, mas até agora nada de novo sobre a EFRD, só confirmações a respeito de datas e tal, mas com certeza acharemos coisas inéditas. Está escrito que deverá se tornar pago o acesso (para eles amortizarem o custo e tal acho), então vamos pesquisar bastante ! = D

http://acervo.oglobo.globo.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: ACERVO do Jornal O GLOBO Digitalizado !

Mensagem por DadoDJ » 18 Ago 2013, 20:42

Show de bola, AVVP ! ! !
Ótima dica !
app
Já vi que virarei algumas noites debruçado neste acervo ...
:lol:
E vamos que vamos !
:Y:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 18 Ago 2013, 22:35

Já comecei a vasculhar o acervo !

http://www.trilhosdorio.com.br/forum/vi ... =194&t=848
^^ Matéria falando sobre a EF Rio d'Ouro, em 1973.
<o>
E vamos que vamos !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 18 Ago 2013, 23:22

Tem muita coisa, muita informação sobre a EF Rio d'Ouro ! ! !
Imagina das outras ferrovias !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 20 Ago 2013, 14:10

Uma dica a quem está pesquisando o acervo do Jornal O Globo: tem como salvar as páginas em formato .jpg. Simples assim: quando localizar uma página importante, clique nela. A visualização será aberta embaixo. Clique no botão AMPLIAR. A página será aberta em tela cheia. Do lado superior esquerdo há um botão para imprimir. Clique nele, e se abrirá uma nova janela já com a janela de impressão pronta para imprimir. Ao invés de imprimir, clique em cancelar. A janela com a página aberta ficará na sua tela, mas não é possível clicar com o botão direito para salvar a imagem. Aí vem "o pulo do gato". Repare no endereço da página, como o exemplo abaixo:

http://acervo.oglobo.globo.com/?service ... 1234_g.jpg

Apague todo o início do link até o "=" antes do "http://" como exemplificado abaixo (apague tudo que estiver em vermelho e deixe só o que está em azul):

http://acervo.oglobo.globo.com/?service ... agemPrint=http://duyt0k3aayxim.cloudfront.net/PDF ... 1234_g.jpg

Tecle ENTER e a página estará disponível para salvamento em seu computador.

Qualquer dúvida é só falar !
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 21 Ago 2013, 19:20

Pessoal,

Estive nesses dias de complemento de férias, pesquisando muito e hoje fui ao AGCRJ, mas na biblioteca e não na iconografia.
Tenho muita coisa a revelar.
Infelizmente o menor número de informações era da Rio D'ouro, mas mesmo assim teremos informações surpreendentes.

Teremos também revelações que comprovaram o que já especulávamos e outras que provaram o contrário.

Só para ter uma idéia do que está por vir, temos: Uma parada ainda não revelada no ramal da Rio D'ouro, nomes antigos de estações que eram paradas com outros nomes, como Sampaio (essa eu não sabia) que tinha outro nome, e o Méier (vocês vão ficar surpresos).

Teremos também a verdadeira história da parada Perna de Pau e das reformas de estações importantes, datas históricas reveladas como a da 4ª linha da central, até então um mistério.

Projetos de ferrovias não realizados como o ramal para a Ilha do Governador que seria a partir da Rio D'ouro e um ramal até o Porto de Irajá a partir da estação de Inharanjá (se não me engano).

Enfim, tem muita coisa e tenho que passar tudo a limpo, pois devido a pressa, a minha letra, que em CNTP não é ruim, está um garrancho.

Para terem uma idéia, o primeiro livro que vi tinha mais de 800 páginas e eu verifiquei uns 10 livros, então tudo teve que ser muito dinâmico. Muita coisa, eu indiquei apenas a página e dependeria de uma liberação de cópia.
Soube a princípio, que não seria possível, mas a bibliotecária que me atendeu inicialmente, disse que eu mandasse um e-mail para ela, para encaminhamento à gerência e tentasse fazer uma exceção de digitalizar as páginas.
Sem essa digitalização, muitas informações serão perdidas, mas de qualquer forma, eu anotei os livros e irei postando as informações nos devidos tópicos informando a bibliografia.
Postarei essas informações em itálico, negrito (em alguns casos) e na cor azul para vocês saberem que foi a partir dessa pesquisa. okk okk okk okk

PS1: Verifiquei os nomes na lista e hoje tinha além de mim, outro cara pesquisando sobre ferrovias e uma moça ontem, além desse mesmo cara.

PS2: Amanhã estarei no Moreira Sales e vou pesquisar fotos do Marc Ferrer, pois o acervo on line é limitado.
Esse cara batia fotos em época pré Augusto Malta, coisa do tipo 1880, por aí. okk

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 21 Ago 2013, 22:30

Adenilson, simplesmente app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app app para você.

okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Comunicados”