SuperVia perto de obter R$ 2 bi para investimentos
A assinatura dos contratos está prevista para o fim do próximo mês
Texto: Claudio Souza
A SuperVia, concessionária do serviço de trens metropolitanos do Rio de Janeiro, está bem próxima de fechar uma captação de R$ 2 bilhões para realizar investimentos na rede ferroviária. O presidente da companhia, José Carlos Cunha, disse que ainda faltam alguns trâmites burocráticos, mas estima que a assinatura dos contratos devem acontecer até o fim do mês que vem.
Desse total, R$ 1,6 bilhão viriam de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os demais R$ 400 milhões seriam obtidos por meio da emissão de debêntures para um pool de bancos privados.
Com os recursos, a empresa superaria os investimentos mínimos exigidos na renegociação da concessão, realizada em 2010. Pelo acordo, quando o contrato foi prorrogado por mais 25 anos, o governo do estado deveria investir R$ 1,2 bilhão e a companhia, outros R$ 1,2 bilhão.
Parte dos investimentos já vêm sendo feitos. O governo do estado já encomendou 90 trens, que estão sendo fabricados na China e deverão ser entregues até 2016. A companhia também já vem realizando parte dos investimentos com recursos próprios, como o novo centro de controle informatizado e a encomenda de mais 20 trens novos.
A aplicação dos R$ 2 bilhões deve ser concluída pela companhia até 2020, quando a concessionária espera transportar 1 milhão de pessoas por dia. Atualmente, são 560 mil passageiros diariamente.
Companhia terá fábrica de dormentes em Paciência
Os novos financiamentos permitirão ainda que a companhia instale a fábrica de dormentes em Paciência, com investimentos de R$ 15 milhões. A unidade terá capacidade para produzir 1.600 dormentes de concreto por dia.
A expectativa é que, em cinco anos, 600 mil dormentes de madeira sejam substituídos pelos novos de concreto. A mudança garante mais estabilidade às composições, permitindo maior velocidade nos trens e mais conforto para os passageiros.
Outro importante projeto da companhia é a reforma das estações, visando melhorar a acessibilidade. Para isso, já foram encomendados 52 elevadores.
A compra das novas composições foi realizada com a Alstom, que tem fábrica em São Paulo. Entretanto, a montagem final dos trens será na nova unidade industrial que a companhia construirá em Deodoro, em parceria coma Alstom.
Melhorias na sinalização e na infraestrutura da rede área e da via férrea também serão realizadas com os recursos.
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