Chafariz da Estação Carioca está sendo demolido! (Denúncia)

Espaço para postarmos dados sobre o mobiliário da empresa, como estações, oficinas, e outros prédios e construções (incluindo obras de arte, como viadutos, pontes, túneis etc)
Responder
Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Chafariz da Estação Carioca está sendo demolido! (Denúncia)

Mensagem por Vinicius » 15 Dez 2011, 13:29

Mais um dos desmandos dessa concessionária que vem ao longo dos últimos anos descaracterizando as nossas estações. A vítima da vez é o chafariz da Estação Carioca, uma bela peça do modernismo dos anos 70 que está sendo demolida aos poucos desde semana passada. Seguem as fotos, tiradas por eu na sexta-feira passada:

Imagem

Imagem

Imagem

A próxima foto foi tirada na última terça-feira e comprova que ele está sendo mesmo demolido e não reformado, como acreditavam alguns:

Imagem
Foto de Anonov

O chafariz se encontrava a alguns anos aterrado, mas sem aviso algum começou a ser demolido na semana passada. O motivo e o que será colocado no local é incerto, já que não existe qualquer placa de obra ou se tal intervenção foi autorizada pelo GERJ. A pergunta é: até quando o Metrô Rio continuará descaracterizando as nossas estações para construir mais espaços comerciais e de publicidade?

Vinicius
Usuário Diamante
Mensagens: 242
Registrado em: 13 Set 2011, 22:34

Re: Chafariz da Estação Carioca está sendo demolido! (Denúnc

Mensagem por Vinicius » 16 Dez 2011, 11:01

Quanto a demolição do chafariz, enviei a denúncia para os meios de comunicação e o O Globo acabou publicando na seção Eu-repórter:

Chafariz da Estação Carioca é demolido para dar lugar a eventos

Especialista critica descaracterização do projeto que previa terminal da linha 2 no Centro

RIO - O chafariz de contornos quadrados e inspiração modernista da estação Carioca, no Centro, está sendo demolido para dar espaço a uma área de eventos, segundo a concessionária Metrô Rio. A retirada da obra já está avançada, como mostra o leitor Marcos Vinícius Cintra. Ele afirma que a empresa não deu qualquer satisfação aos usuários do transporte sobre a retirada da obra.

“É um belo chafariz, parte de nossa história. No entanto, o Metrô Rio prefere ignorá-la. Começaram a demolição da peça sem dar qualquer satisfação aos seus usuários. Não há placa de obra, nem qualquer isolamento da área. É triste ver esse desrespeito com a trajetória da cidade”, observa o leitor.

Imagem
Chafariz é demolido na Estação de Metrô da Carioca, no Centro do Rio. Foto do leitor Marcos Vinícius Cintra

A previsão do Metrô Rio é concluir a demolição até o fim de dezembro. A concessionária alega que a área estava pouco utilizada e, por esse motivo, foi eleita para a realização de eventos e ações culturais.

A Agetransp, agência que regulamenta os transportes no estado do Rio, disse em nota que o Metrô Rio pode fazer este tipo de obra sem autorização prévia, já que se trata de uma “intervenção não operacional”. De acordo com o contrato em vigor, a concessionária deve apenas encaminhar ao órgão, posteriormente, “as justificativas técnias e as especificações para homologação.”

Embora o chafariz não seja tombado, o arquiteto e urbanista Roberto Anderson Magalhães tem acompanhado as intervenções do Metrô Rio nas estações e critica a reforma. Segundo ele, a peça tem importância histórica e deveria ser preservada por compor o conjunto arquitetônico da Carioca.

- A retirada do chafariz é um sintoma de que o projeto original da Linha 2 está, aos poucos, sendo descartado. Quando projetaram a Carioca, os arquitetos pensaram em uma estação grande, já programando o cruzamento com a Linha 2. Essa área está lá, mas fica invisível para os passageiros. Por esse motivo, esse chafariz está em um lugar de pouca circulação. Caso esse projeto fosse adiante, os usuários do Metrô poderiam contemplá-lo - explica Magalhães.

As reformas recentes nas estações, como a do Largo do Machado, também são criticadas pelo especialista. Magalhães explica que materiais nobres utilizados na época da construção, como mármore e vidrotil, estão sendo tampados por tintas, retirando a harmonia dos projetos.

- As estações formam um conjunto coerente, que define o trecho pioneiro da Linha 1. Nos últimos anos, o Metrô tem optado por um estilo exibicionista, com tintas brancas e placas de plásticos azuis nos interiores. Do lado de fora, o Metrô faz questão de marcar presença, com aquela cápsula exibicionista da Praça General Osório ou a passarela da Estácio. Na França, as estações não interferem no conjunto urbanístico das cidades - atesta.

Expansão do Metrô Rio

As obras da Linha 4 do metrô na Zona Sul vão começar no início de 2012. Serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório, em Ipanema. Durante os trabalhos, a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ficará fechada ao público por 13 meses, de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013.

Fonte: http://oglobo.globo.com/eu-reporter/cha ... os-3456964

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Chafariz da Estação Carioca está sendo demolido! (Denúnc

Mensagem por DadoDJ » 16 Dez 2011, 20:13

Muito bem, Vinicius !
Parabéns pelo flagrante ! E que bom que foi publicado pela mídia, é a nossa voz clamando por justiça e explicações dos desmandos e descasos cometidos contra os trilhos fluminenses !
Show de bola !
Nota 100 pra vc e nota 0 pro Metrô !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

admin
Administrador
Mensagens: 144
Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Chafariz da Estação Carioca está sendo demolido! (Denúncia)

Mensagem por admin » 14 Out 2012, 21:55

[Tópico realocado em 14 de outubro]

Responder

Voltar para “Linhas, instalações e mobiliário”