Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
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Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Planta de 1894 da Cidade do Rio de Janeiro, na época, Distrito Federal de autoria do Professor Olavo Freire.
Comentários: Esse mapa é interessante, pois em 1894, a Estrada de Ferro Melhoramentos ainda não havia sido inaugurada.
De qualquer forma, algumas coisas me surpreenderam, tais como:
1) A ausência do Ramal da Penha.
2) A não inclusão do ramal de Inhaúma, mesmo ainda não aberto ao tráfego, mas já existente de acordo com os documentos.
3) A citação da Estação de Rio das Pedras (Osvaldo Cruz) e ausência de Madureira. Pelos livros as mesmas foram inauguradas respectivamente em 1898 e 1890, mas a presença da primeira e ausência da segunda pode estar mostrando uma surpresa.
4) A ausência do ramal da rua José dos Reis e falta de detalhamento das linhas das Oficinas.
5) De acordo com as observações acima, o mapa pode ser de 1894, mas com referência ou atualização até alguns anos antes.
Comentários: Esse mapa é interessante, pois em 1894, a Estrada de Ferro Melhoramentos ainda não havia sido inaugurada.
De qualquer forma, algumas coisas me surpreenderam, tais como:
1) A ausência do Ramal da Penha.
2) A não inclusão do ramal de Inhaúma, mesmo ainda não aberto ao tráfego, mas já existente de acordo com os documentos.
3) A citação da Estação de Rio das Pedras (Osvaldo Cruz) e ausência de Madureira. Pelos livros as mesmas foram inauguradas respectivamente em 1898 e 1890, mas a presença da primeira e ausência da segunda pode estar mostrando uma surpresa.
4) A ausência do ramal da rua José dos Reis e falta de detalhamento das linhas das Oficinas.
5) De acordo com as observações acima, o mapa pode ser de 1894, mas com referência ou atualização até alguns anos antes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Eduardo
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Temos problemas com atualizações de mapas desde o século 19
Lembro que até o início dos anos 2000 recebia aqueles guias telefônicos onde no começo deles tinhasm mapas e constavam o ramal das Oficinas e o da Marítima.
Com certeza, Adenilson, esse é o caso desse mapa. Pena que demoramos demais pra descobrir o "F5".
Lembro que até o início dos anos 2000 recebia aqueles guias telefônicos onde no começo deles tinhasm mapas e constavam o ramal das Oficinas e o da Marítima.
Com certeza, Adenilson, esse é o caso desse mapa. Pena que demoramos demais pra descobrir o "F5".
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Luiz. Em relação a esse mapa, se houver uma desatualização, deve ser pequena.
Já houve uma discussão antiga no TGVBR em relação a construção do ramal de Maria Angú ter sido em 1883 ou 1890.
De qualquer forma, em 1894 era para estar representado.
Quem sabe havia o critério de não representar ramais e apenas linhas tronco.
Com alguns detalhes, dá para estimar que se estiver desatualizado, o período é pequeno.
A estação José dos Reis por exemplo foi aberta em 1886 e a do Méier, em 1889, então na pior das hipóteses o mapa estaria desatualizado em 5 anos no máximo.
Agora, aqueles mapas já postados, principalmente o Guia Briguiet, é triste.
Isso sem analisar outras estações.
Sobre o F5 que você mencionou, vai aqui uma dose de bom humor. Se o cumputador tivesse sido um invento antigo, antes da reforma ortográfica de 1910, será que a tecla seria PH5?
Já houve uma discussão antiga no TGVBR em relação a construção do ramal de Maria Angú ter sido em 1883 ou 1890.
De qualquer forma, em 1894 era para estar representado.
Quem sabe havia o critério de não representar ramais e apenas linhas tronco.
Com alguns detalhes, dá para estimar que se estiver desatualizado, o período é pequeno.
A estação José dos Reis por exemplo foi aberta em 1886 e a do Méier, em 1889, então na pior das hipóteses o mapa estaria desatualizado em 5 anos no máximo.
Agora, aqueles mapas já postados, principalmente o Guia Briguiet, é triste.
Isso sem analisar outras estações.
Sobre o F5 que você mencionou, vai aqui uma dose de bom humor. Se o cumputador tivesse sido um invento antigo, antes da reforma ortográfica de 1910, será que a tecla seria PH5?
Luiz Eduardo escreveu:Temos problemas com atualizações de mapas desde o século 19
Lembro que até o início dos anos 2000 recebia aqueles guias telefônicos onde no começo deles tinhasm mapas e constavam o ramal das Oficinas e o da Marítima.
Com certeza, Adenilson, esse é o caso desse mapa. Pena que demoramos demais pra descobrir o "F5".
- DadoDJ
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Kkkkkkkkkkkkk
- DadoDJ
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Está assinalada uma estação chamada "Engenho do Viegas" no ramal de Santa Cruz ?
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- Usuário Diamante
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Dado.
As estações ferroviárias existentes na época foram representadas por pequenos retângulos pretos junto às linhas ferroviárias.
Sendo assim, pela notação dos círculos, Engenho de Viegas era uma localidade e não uma estação, pelo menos em 1894.
Do ramal de Mangaratiba, apenas Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e mais Matadouro existiam.
Sequer Bangu tinha sido inaugurada.
O mais importante disso tudo é que esse mapa põe por água abaixo algo que já foi mencionado aqui, que aquela região não tinha engenhos.
O mapa parece mostrar todas as estações existentes na época na área abrangida.
Sobre a parada Viegas, existe uma contradição a princípio. No site "estações ferroviárias", consta a abertura em 1924 ao passo que Senador Camará foi aberta em 1923, já no livro Vias Brasileiras de Comunicação, a informação é que Senador Camará era a primitiva Viegas.
Esse tipo de contradição existe também em relação ás estações de Silva e Souza e Triagem, onde o livro do Max Vasconcelos cita se tratar da mesma parada e os mapas mostrarem ao contrário, mas isso é outro papo.
As estações ferroviárias existentes na época foram representadas por pequenos retângulos pretos junto às linhas ferroviárias.
Sendo assim, pela notação dos círculos, Engenho de Viegas era uma localidade e não uma estação, pelo menos em 1894.
Do ramal de Mangaratiba, apenas Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e mais Matadouro existiam.
Sequer Bangu tinha sido inaugurada.
O mais importante disso tudo é que esse mapa põe por água abaixo algo que já foi mencionado aqui, que aquela região não tinha engenhos.
O mapa parece mostrar todas as estações existentes na época na área abrangida.
Sobre a parada Viegas, existe uma contradição a princípio. No site "estações ferroviárias", consta a abertura em 1924 ao passo que Senador Camará foi aberta em 1923, já no livro Vias Brasileiras de Comunicação, a informação é que Senador Camará era a primitiva Viegas.
Esse tipo de contradição existe também em relação ás estações de Silva e Souza e Triagem, onde o livro do Max Vasconcelos cita se tratar da mesma parada e os mapas mostrarem ao contrário, mas isso é outro papo.
DadoDJ escreveu:Está assinalada uma estação chamada "Engenho do Viegas" no ramal de Santa Cruz ?
- DadoDJ
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Eu tinha um documento, não sei se postei aqui, sobre algo ocorrido na Parada do Viegas em determinada data ... vou conferir. Pode ajudar na identificação de uma ou outra estação, de acordo com a época.
- DadoDJ
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Achei !
Duas notícias publicadas no Jornal do Brasil falando sobre a antiga Parada do Viegas, depois eu direciono estes arquivos para o tópico correspondente:
As datas estão nos nomes dos arquivos, estou entrando aqui no fórum rapidamente, não vai dar pra complementar ... daqui a pouco eu volto !
Duas notícias publicadas no Jornal do Brasil falando sobre a antiga Parada do Viegas, depois eu direciono estes arquivos para o tópico correspondente:
As datas estão nos nomes dos arquivos, estou entrando aqui no fórum rapidamente, não vai dar pra complementar ... daqui a pouco eu volto !
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
As aerofotogrametrias de 1928 podem revelar a parada. Quando eu postei imagens do tópico sobre o ramal da fábrica Bangu, eu cheguei a procurar tal parada e não tinha visto nada.
O problema é que antigamente, para colocar a legenda, eu editava a imagem no Power Point e esse aplicativo compromete seriamente a resolução.
De um tempo para cá, tenho feito tudo no Paint Brush, e com a sua extensão BMP, a imagem não tem a sua resolução tão comprometida.
Não sei se você se lembra quando tive problemas com as imagens do AN das plantas de 1917. Foi nesse processo que concluí sobre essa questão.
A estação Benfica por exemplo possui detalhes e uma aproximação que eu não tinha conseguido.
Vou tentar achar a parada do Viegas e colocar no devido tópico, pois acredito que em 4 anos a situação envolvendo essa parada não tenha mudado.
O problema é que antigamente, para colocar a legenda, eu editava a imagem no Power Point e esse aplicativo compromete seriamente a resolução.
De um tempo para cá, tenho feito tudo no Paint Brush, e com a sua extensão BMP, a imagem não tem a sua resolução tão comprometida.
Não sei se você se lembra quando tive problemas com as imagens do AN das plantas de 1917. Foi nesse processo que concluí sobre essa questão.
A estação Benfica por exemplo possui detalhes e uma aproximação que eu não tinha conseguido.
Vou tentar achar a parada do Viegas e colocar no devido tópico, pois acredito que em 4 anos a situação envolvendo essa parada não tenha mudado.
- DadoDJ
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Re: Mapa do Distrito Federal e Ferrovias-1894
Achei mais notícias envolvendo a Parada/Estação Viegas e coloquei no tópico correspondente abaixo:
viewtopic.php?f=169&t=862
viewtopic.php?f=169&t=862