Creio que muitos (ou todos) de nós já viram este vídeo, mas sempre vale a pena rever !
Trata-se de uma raríssima seqüência de imagens mostrando um trem na estação de Conceição de Macabu, no ano de 1941 !
Postado por cleberae, com créditos de Julio Cesar de Paiva
Estação Conceição de Macabu (1941)
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
-
- Usuário Diamante
Re: Estação Conceição de Macabu (1941)
Dado, excelente vídeo. O interessante é notar que a principal rua de Conceição de Macabu servia como pátio ferroviário (surreal!):

Foto de Marcelo Abreu Gomes
Curiosidade, o tráfego de trens na estação só se encerrou em 1990, quando o último trecho do Ramal de Santa Maria Madalena foi desativado. Nessa época, ele era ainda utilizado pela Usina Victor Sence:

Infelizmente, nunca encontrei outras fotos recentes do trem da usina de cana passando pela cidade e essa que eu postei parece ser uma montagem. Aliás, deveria ser fascinante ver uma legítma vaporosa cruzando as ruas de Conceição de Macabu em plena década de 90.

Curiosidade, o tráfego de trens na estação só se encerrou em 1990, quando o último trecho do Ramal de Santa Maria Madalena foi desativado. Nessa época, ele era ainda utilizado pela Usina Victor Sence:

Infelizmente, nunca encontrei outras fotos recentes do trem da usina de cana passando pela cidade e essa que eu postei parece ser uma montagem. Aliás, deveria ser fascinante ver uma legítma vaporosa cruzando as ruas de Conceição de Macabu em plena década de 90.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:

Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante

Com certeza. Temos que começar a nos planejar para novas expedições em 2012, antes que o pessoal fica ainda mais desanimado, rs.
E Conceição de Macabu é um local que eu tenho bastante curiosidade de conhecer. Quem sabe não encontramos algum vestígio ferroviário próximo a antiga usina (talvez os trilhos ainda estejam por lá).