[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Dado, acho que você se equivocou, A rua Figueira de Melo começava originalmente na rua Francisco Eugênio, junto ao muro da Leopoldina. É a rua do estádio do São Cristóvão e está coberta pelo viaduto de acesso à linha Vermelha. A rua traçada em azul e que começa na Rua Elpídio Boamorte é rua que dava acesso à estação Alfredo Maia e à CCPL, companhia do leite, e não tinha saída para a Francisco Eugênio e ali não havia passagem de nível. Atualmente a Figueira de Melo começa no entroncamento com a Francisco Eugênio com a Antunes Maciel. Meu pai algumas vezes me levou para ver jogos no estádio de Figueira de Melo nos anos 60, e as casas da Francisco Eugênio junto ao muro da Leopoldina já haviam sido demolidas. Até o início dos anos 60 a Rua Francisco Eugênio se limitava ao que atualmente é a pista fronteira ao batalhão da P.M, pois onde se situa o canal era ocupado por casas e vilas, que iam até junto ao muro da Leopoldina. Na foto de 1960 você pode ver que já havia o canal e a pista junto ao muro, tendo ainda uma espécie de valão entre a pista e o muro. Pode ver também que não havia qualquer acesso da Figueira de Melo além do Muro da Leopoldina. No final da Francisco Eugênio, era forçoso entrar à direita na Rua São Cristóvão, pois em frente não havia saída. Depois da abertura do canal, era possível contornar o canal. O acesso em direção à quinta só foi possível no início dos anos 70 e reabertura da passagem da rua Ceará ocorreu em 2009.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Mas eu acho que em mapas antigos (muito antigos) mostrava a Figueira de Melo atravessando todo o pátio ferroviário ...
Na verdade não o atravessando, pois com a quantidade de linhas ali a rua tornou-se impraticável. Digo antes das ferrovias existirem ali ...
Na verdade não o atravessando, pois com a quantidade de linhas ali a rua tornou-se impraticável. Digo antes das ferrovias existirem ali ...
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 16
- Registrado em: 13 Out 2012, 13:56
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Eu acho que o Dado tem razão. Este mapa de 1931 do pátio da LR, mostra a rua adjacente à estação Alfredo Maia como Figueira de Mello. Vale lembrar que antes da construção da estação Barão de Mauá, havia uma pequena parada da Leopoldina ao lado da Estação Alfredo Maia, que era chamada de Praia Formosa. Antes de 1926 não existia esse pátio recheado de vias, ramais e oficinas, principalmente à esquerda da rua Figueira de Mello.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 1
- Registrado em: 24 Jan 2015, 12:53
- Localização: Rio de Janeiro
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
A alguns dias visitei a Estação Barão de Mauá, juntamente com o amigo Thiago, para constatarmos o que já era fato sabido de todos.
A DESTRUIÇÃO DO MATERIAL RODANTE E DO PRÉDIO.
E, é vedado o registro fotográfico, pois os que poderiam ser penalizados, não querem que saibam como está AQUELA JÓIA que é a Barão e seu patrimônio.
A destruição foi enormemente acelerada durante a liberação do espaço para realização de festas raves.
Não só na gari, mas sim nas plataformas, carros e composições.
Bem...
SEGUEM ALGUMAS FOTOS ATUAIS.
A DESTRUIÇÃO DO MATERIAL RODANTE E DO PRÉDIO.
E, é vedado o registro fotográfico, pois os que poderiam ser penalizados, não querem que saibam como está AQUELA JÓIA que é a Barão e seu patrimônio.
A destruição foi enormemente acelerada durante a liberação do espaço para realização de festas raves.
Não só na gari, mas sim nas plataformas, carros e composições.
Bem...
SEGUEM ALGUMAS FOTOS ATUAIS.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 2
- Registrado em: 07 Nov 2015, 21:23
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Engraçado
. Bem tombado Estadual e eles deixam aí apodrecendo. Eu passo por aí todos os dias e chego a pensar o quanto seria bom se tivesse reativada, com os trens saindo daí para os diversos cantos do país. Nem ao menos pintar a fachada eles pintam. Pelo menos para quem passa ali, poderia chamar a atenção por sua bela estrutura, detalhada, com seus riquíssimos detalhes e bem conservada externamente.

Weiller Braga
Associado Trilhos do Rio
Associado Trilhos do Rio
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Hoje foram postadas no Telegram umas fotos da região compreendendo a linha da EFCB, Barão de Mauá (que ainda não existia) e Alfredo Maia, em São Cristóvão. Umas construções me chamaram a atenção ... não seria a primitiva Praia Formosa da EF Leopoldina ?
Estes prédios estão no mesmo local onde hoje está a estação Barão de Mauá (antiga "nova" Praia Formosa). O que acham ? Se for mesmo, vamos transferir os dados para o tópico correspondente depois ...
Estes prédios estão no mesmo local onde hoje está a estação Barão de Mauá (antiga "nova" Praia Formosa). O que acham ? Se for mesmo, vamos transferir os dados para o tópico correspondente depois ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Vídeo feito há alguns meses, no ano de 2017:
Para maiores informações, acessem o link direto no site da AFTR clicando aqui
Para maiores informações, acessem o link direto no site da AFTR clicando aqui