Estação de Petrópolis
- Victor Pedretti
- Usuário Prata
- Mensagens: 59
- Registrado em: 14 Set 2012, 14:14
Estação de Petrópolis
"No dia 18 de fevereiro de 1883 assentaram-se os últimos trilhos, ás 10 horas da noite. A 19 chegava a Petrópolis o primeiro trem conduzindo Sua Majestade o Imperador e a Família Imperial. No dia 20 de fevereiro de 1883 foi aberto o tráfego." (Resumo Histórico da Leopoldina Railway, de Edmundo Siqueira, 1938). Da estação de Petrópolis, inaugurada em 1883, nada mais resta hoje, exceto as coberturas das plataformas, mantidas para a estação rodoviária que ali se construiu, depois que foi desativada a ferrovia, em 5 de novembro de 1964. Petrópolis foi ponta de linha de 1883 até maio de 1886, quando foi aberto o trecho até a estação do Areal. "No local da nossa estação ferroviária de Petrópolis, hoje situa-se a atual rodoviária (horrorosa!) enquanto não se inaugura a nova, já construída, ao lado da BR-040. A área destinada aos passageiros da estação ferroviária ficava um pouco mais à frente e não é vista deste ponto (ver foto abaixo, de 1960). Como devem saber, os trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim (km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt. 841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m). Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho" de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis, e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 - 574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005). Na verdade, o prédio que hoje abriga a rodoviária da cidade ainda é o mesmo da última estação ferroviária construída - a mesma que fechou as portas em 1964. Só que foi reformado... como estação não era tão bonita, a original da cidade é que era - e essa foi demolida.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação de Petrópolis
Show de imagens, Victor !
Valeu !
Valeu !
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação de Petrópolis
Abaixo algumas imagens da estação ferroviária de Petrópolis e arredores, coletadas e compartilhadas pelo amigo Bruno Tavares:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Fabio Oliveira
- Usuário Prata
- Mensagens: 77
- Registrado em: 26 Ago 2013, 17:10
- Localização: Nova Iguaçu-RJ
Re: Estação de Petrópolis
Fantásticas essas imagens.
\-* ...nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. *-/
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação de Petrópolis
Olá pessoal. Eu me lembro bem da estação de Petrópolis, mas o movimento ali já era muito pequeno. Quase não havia trens para Minas, se não me engano apenas dois, e não havia mais o "suburbano" que ia até Pedro do Rio. Era o ano de 1963 e a estação já estava decadente, havia uma grade pantográfica na frente da estação e através dela podia-se observar o estado de quase abandono. Eu passava as férias de inverno em Pedro do Rio, subúrbio de Petrópolis, e para ir até o centro de Petrópolis era necessário tomar ônibus, pois não havia mais o suburbano, que parou de circular em 1962. Depois de 64 a estação ficou fechada por uns dois anos, até que retiraram os trilhos daquele trecho, demoliram a passarela que passava sobre a linha e o leito ferroviário próximo à estação passou a ser a "Rua da feira", pois ali passou a funcionar uma feira livre.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação de Petrópolis
Puxa, que droga ... eu não sabia disso. Excelentes informações, tche !
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação de Petrópolis
Estação e Centro de Petrópolis na década de 1880
Fonte: site Brasiliana Fotográfica
Fonte: site Brasiliana Fotográfica
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação de Petrópolis
Detalhe estranho ... no site onde estão estas fotos, consta que o ano é de 1880. Mas a ferrovia só chegou à Petrópolis em 1883, não foi ?
A não ser que seja a década de 1880, pode ser ...
A não ser que seja a década de 1880, pode ser ...