Pesquisando um dos relatórios ministeriais antigos que falam sobre esta ferrovia, me deparei com a seguinte informação: de que no ano de 1897 (ou seja, um ano antes da ferrovia entrar em funcionamento por completo) se encontravam construídas várias estações e paradas, entre elas, as estações de Vira-mundo e Carapuça. Que estações seriam essas ?
Vejam abaixo a página 373 deste relatório:
Estação Vira-mundo e Estação/Parada Carapuça
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Vira-mundo e Estação/Parada Carapuça
Dado e amigos.
Realmente confirmando o que digitei no outro post. Uma bomba de informação!
Já que você perguntou, vou chutar a resposta..
Pela posição, Vira Mundo poderia ser a futura Barros Filho ou Costa Barros, ou ter localização próxima a essas futuras (na época) estações.
O trecho menciona que nessa época, a ferrovia tinha 39 Km de linhas telefônicas. Descontado o trecho entre Alfredo Maia e Mangueira (nessa época, a primeira estação), cheguei a conclusão que essa parada Carapuça poderia ser a estação de Ambaí, pois as estações subsequentes estão muito longe e teriam sido contruídas na década de 20. Se não haviam paradas, por consequência, não haveria a necessidade de linha telefônica.
Consta no site estações ferroviárias que nesse trecho, Ambaí foi a única construída no século XIX.
Fiz referência ao site do Ralph, mas é claro, sempre com um pé atrás.
Repare que há a citação da parada Herédia de Sá no documento de 1897 acima, mas no site estações ferroviárias, essa parada teria sido construída em 1908.
E Coronel Magalhães, era Magno?
Realmente confirmando o que digitei no outro post. Uma bomba de informação!
Já que você perguntou, vou chutar a resposta..
Pela posição, Vira Mundo poderia ser a futura Barros Filho ou Costa Barros, ou ter localização próxima a essas futuras (na época) estações.
O trecho menciona que nessa época, a ferrovia tinha 39 Km de linhas telefônicas. Descontado o trecho entre Alfredo Maia e Mangueira (nessa época, a primeira estação), cheguei a conclusão que essa parada Carapuça poderia ser a estação de Ambaí, pois as estações subsequentes estão muito longe e teriam sido contruídas na década de 20. Se não haviam paradas, por consequência, não haveria a necessidade de linha telefônica.
Consta no site estações ferroviárias que nesse trecho, Ambaí foi a única construída no século XIX.
Fiz referência ao site do Ralph, mas é claro, sempre com um pé atrás.
Repare que há a citação da parada Herédia de Sá no documento de 1897 acima, mas no site estações ferroviárias, essa parada teria sido construída em 1908.
E Coronel Magalhães, era Magno?
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Vira-mundo e Estação/Parada Carapuça
Sim sim ... Coronel Magalhães era a futura Magno, e atualmente Mercadão de Madureira ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Vira-mundo e Estação/Parada Carapuça
Dado e Companheiros.
A Estação ou Parada Coronel Magalhães, ficava antes de Magno, no Bairro de Cascadura, depois da Estação Eduardo Araujo.
Veja o link deste Diário Oficial de 24/08/1939.
fante, Comendador Lago, Comendador Lisboa,, Comendador Pinto, Conde de Agrolongo, Conde do Linhares, Conselheiro Ferraz, Conselheiro Gaivão. Conselheiro Paulino, Conselheiro Ramalho, Conselheiro Ilibas, Coqueiros (11.. Albuquerque), Coragem, Cordovil, Coríntia (Cia. Adm. (ar.), Coronel Agostinho, Coronel Alencastro, Coronel Camisão, Coronel Fortes, Coronel Josué, Coronel Lamen ha, Coronel Leilão, Coronel Magalhães (Cascadura), Coronel Queiroz,
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/245 ... 24-08-1939
A Estação ou Parada Coronel Magalhães, ficava antes de Magno, no Bairro de Cascadura, depois da Estação Eduardo Araujo.
Veja o link deste Diário Oficial de 24/08/1939.
fante, Comendador Lago, Comendador Lisboa,, Comendador Pinto, Conde de Agrolongo, Conde do Linhares, Conselheiro Ferraz, Conselheiro Gaivão. Conselheiro Paulino, Conselheiro Ramalho, Conselheiro Ilibas, Coqueiros (11.. Albuquerque), Coragem, Cordovil, Coríntia (Cia. Adm. (ar.), Coronel Agostinho, Coronel Alencastro, Coronel Camisão, Coronel Fortes, Coronel Josué, Coronel Lamen ha, Coronel Leilão, Coronel Magalhães (Cascadura), Coronel Queiroz,
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/245 ... 24-08-1939
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Vira-mundo e Estação/Parada Carapuça
A Parada Vira-Mundo só pode ser a futura Estação Turiassu (Turiaçu), pois ali havia o Engenho do "Vira-Mundo".
O nome do bairro vem da soma das palavras indígenas TURY ou TORY, "Facho", e AÇÚ, "grande, extenso"; significando "o fogaréu", ou o "fogaréu feito de sapê".
Na região, atravessada pela estrada do Otaviano - que se referia ao comerciante Otaviano José da Cunha, que tinha seu estabelecimento no Largo do Otaviano -, ficava o Engenho do "Vira-Mundo", o último grande fabricante de rapadura e cachaça, depois da decadência do Engenho de Portela.
Com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (atual linha auxiliar), foi instalada a estação de Turiaçu em 1898, atualmente abandonada e não mais utilizada como ponto de parada dos trens.
O nome do bairro vem da soma das palavras indígenas TURY ou TORY, "Facho", e AÇÚ, "grande, extenso"; significando "o fogaréu", ou o "fogaréu feito de sapê".
Na região, atravessada pela estrada do Otaviano - que se referia ao comerciante Otaviano José da Cunha, que tinha seu estabelecimento no Largo do Otaviano -, ficava o Engenho do "Vira-Mundo", o último grande fabricante de rapadura e cachaça, depois da decadência do Engenho de Portela.
Com a inauguração da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil (atual linha auxiliar), foi instalada a estação de Turiaçu em 1898, atualmente abandonada e não mais utilizada como ponto de parada dos trens.