Aqui fala de passagem de Nível e em Costa Barros, essa passagem é justamente com a Estrada do Camboatá, veja no mapa abaixo:
Dados Históricos
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Re: Dados Históricos
Camboatá poderia ser a Parada Camboatá (P) posteriormente - Estação Costa Barros (E) - km 23.182 -- 28-3-1905, vide o Mapa com as Ruas e Estrada de mesmo nome, próximos da já Estação Costa Barros.

Aqui fala de passagem de Nível e em Costa Barros, essa passagem é justamente com a Estrada do Camboatá, veja no mapa abaixo:


Aqui fala de passagem de Nível e em Costa Barros, essa passagem é justamente com a Estrada do Camboatá, veja no mapa abaixo:
- DadoDJ
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Re: Dados Históricos
Pode ser, Melekh !
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Re: Dados Históricos
Dado, voce colocou:

Lembrando que existe logradouros na região com esse nome (Camboatá). Isso pode ser uma dica. E além disso, o fato de uma das matéria citar uma PN
na região pode indicar aproximadamente a posição dessa misteriosa estação.
Obs.: pra completar o mistério, a Travessa Marina Bastos indicada na última matéria, NÃO EXISTE !
Não encontrei nenhum logradouro (praça, avenida, rua, travessa, largo ...) com este nome ...
Veja abaixo nos mapas uma rua chamada Rua MARIA BASTOS que está localizada entre as Estações Ricardo de Albuquerque e Deodoro; também entre Barros Filho e Costa Barros.


Presumo que a Travessa Marina Bastos, seja a Rua Maria Bastos ou será que são locais diferentes?
Lembrando que existe logradouros na região com esse nome (Camboatá). Isso pode ser uma dica. E além disso, o fato de uma das matéria citar uma PN
na região pode indicar aproximadamente a posição dessa misteriosa estação.
Obs.: pra completar o mistério, a Travessa Marina Bastos indicada na última matéria, NÃO EXISTE !
Não encontrei nenhum logradouro (praça, avenida, rua, travessa, largo ...) com este nome ...
Veja abaixo nos mapas uma rua chamada Rua MARIA BASTOS que está localizada entre as Estações Ricardo de Albuquerque e Deodoro; também entre Barros Filho e Costa Barros.
Presumo que a Travessa Marina Bastos, seja a Rua Maria Bastos ou será que são locais diferentes?
- DadoDJ
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Re: Dados Históricos
Hum, boa linha de pensamento.
Não analisei os mapas com calma ainda, mas é um caminho ...
Não analisei os mapas com calma ainda, mas é um caminho ...
- DadoDJ
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Re: Dados Históricos
Estamos pesquisando sobre a estação Herédia de Sá, o ramal e estação do Arará, e durante as pesquisas encontrei alguns documentos que julgo importantes para compreendermos parte da história dessa ferrovia. Os dados abaixo foram extraídos do Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas, em anos distintos (indicados nas imagens) e fala, além de informações sobre outras ferrovias, sobre o alargamento da EF Melhoramentos. Infelizmente há um grande hiato nesses relatórios: há uma edição de 1927, depois 1937 e aí pula pra 1945-1946, continuando em 1951 e acabando em 1952.
Bem, vamos às informações:
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- DadoDJ
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Re: Dados Históricos
Essa página é do relatório de 1926, e evidentemente a linha ainda era estreita, com o detalhe que até Triagem a bitola era mista:
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Re: Dados Históricos

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Re: Dados Históricos

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Re: Dados Históricos
Dados sobre a estação e bairro de Honório Gurgel:
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Re: Dados Históricos
Notícia interessante sobre "a maior ponte do Districto Federal" construída no governo de Paulo de Frontin. Na foto (do Augusto Malta) dá pra ver uma ponte em treliça da ferrovia.
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