Companheiros,
O Anderson de Nilópolis, cita no site estações ferroviárias que a Estação Turiaçu, foi inaugurada em 1898, mas isso não é verdadeiro, vamos a sua origem:
Em 1895 a Estrada de Ferro São Francisco Xavier ao Commercio, posterior Estrada de Ferro Melhoramentos no Brazil, passa a atuar com as seguintes estações:
(E) SAPOPEMBA - (P) Honório Gurgel - (P) Inharajá - (P) Coronel Magalhães - (P) Eduardo Araujo - (P) Engenheiro Leal - (P) Conselheiro Thomaz Coelho - Cruzamento -- Estrada de Ferro Rio D’Ouro - (P) Terra Nova - (P) Cintra Vidal - (P) Zieze - Cruzamento -- Estrada de Ferro Rio D’Ouro - (P) Engenheiro Del Castilho - (P) Cesário Machado - (P) Dr. Viera Fazenda - (P) Heredia de Sá - (P) Jockey Club - (P) Silva e Souza - Cruzamento -- Estrada de Ferro do Norte (Leopoldina) - (E) MANGUEIRA
Veja a Tabela de 1898:
Dentre as paradas e estações, preciso citar aqui as paradas INHARAJÁ e CORONEL MAGALHAES, acompanhe bem a explicação:
Inharajá era uma simples parada e assim como as outras, consistia apenas em um alpendre ou coberta de zinco, sustentada por três colunas de ferro e uma plataforma de 22 m X 4m.
Próximo a Parada Inharajá, havia à Parada Coronel Magalhães, mas em 1898, à Parada Coronel Magalhães tem seu nome mudado para Parada Madureira, provavelmente por estar perto ou no bairro de Madureira; só que nesta mesma data Inharajá parece ter sido Desativada, assim como outras paradas, vide a Tabela de 1898.
No relatório do INDUSTRIAS, VIACAO E OBRAS PUBLICAS 1899, p. 424, confirma que à Parada Coronel Magalhães virou Parada Madureira.
No entanto a mesma Parada Madureira em 1903 é renomeada Parada Inharajá por haver outra de igual nome na Linha do Centro, isso está comprovado no Diário Oficial de 1903 e 1904.
Apesar de estar em local diferente, a Inharajá substituta de Madureira, está em local diferente da Parada Inharajá, já que a nova bate próximo a kilometragem da Estação Magno e isso pode ser visto nas tabelas quando os trens já partiam da Estação Ilha das Moças e posteriormente de Alfredo Maia,.
Quando os trens partiam de Ilha das Moças, INHARAJÁ estava no Km 17.468;
Quando os trens partiam de Alfredo Maia, INHARAJÁ estava no Km 17.520;
A diferença entre as duas Inharajá é de 0,52 metros; no entanto a distancia entre Ilha das Moças e Alfredo Maia é de 1.408 km, logo essa Parada Madureira que mudou para Inharajá estaria bem próxima da atual Estação Magno, mas não no local exato desta.
Não podemos esquecer que esta nova localização era da primitiva Parada Coronel Magalhães.
Confira as distancias nas tabelas abaixo quando os trens partiam de local diferente.
Partindo de Ilha das Moças - 1902
Partindo de Alfredo Maia - 1908
Futuramente esta Parada Inharajá (ex-Coronel Magalhães - ex-Madureira) também é extinta e em 1905 surge próximo ao local desta (segunda Inharajá) a Estação Magno de Carvalho.
Veja a Tabela com a nova estação (Magno), mas sem Inharajá.
Mas na Tabela de 1908, a Parada Inharajá é reaberta no seu local original.
Em 1920, Inharajá já era uma Estação e tem seu nome mudado para Tury-Assu.
É o que tenho a acrescentar.
O que diz os Companheiros?
Parada / Estação Inharajá
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- Usuário Diamante
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Parada / Estação Inharajá
Mensagem por Melekh » 19 Ago 2017, 23:23
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- DadoDJ
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