Estação Sampaio
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Estação Sampaio
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Sampaio
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Sampaio
A estação de Sampaio foi aberta no dia 12 de Julho de 1885, um domingo, quando a E.F.Dom Pedro II já possuia 2 linhas.
Uma informação que pouca gente sabe é que antes da abertura da estação, o local de parada de trens era chamado de Ponto do Carreiro.
Portanto, podemos dizer que a estação Sampaio era a primitiva Ponto do Carreiro.
Sua passagem subterrânea foi construída em 1920.
Pretendo postar aqui a aerofotogrametria da estação em 1928 e como era o seu pátio.
BIBLIOGRAFIA:
Memória Histórica da Estrada de Ferro Central do Brasil
Vias Brasileiras de Comunicação- Linha do Centro
Uma informação que pouca gente sabe é que antes da abertura da estação, o local de parada de trens era chamado de Ponto do Carreiro.
Portanto, podemos dizer que a estação Sampaio era a primitiva Ponto do Carreiro.
Sua passagem subterrânea foi construída em 1920.
Pretendo postar aqui a aerofotogrametria da estação em 1928 e como era o seu pátio.
BIBLIOGRAFIA:
Memória Histórica da Estrada de Ferro Central do Brasil
Vias Brasileiras de Comunicação- Linha do Centro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Sampaio
Pessoal,
Conforme eu anunciei acima, segue abaixo a aerofotogrametria da Estação Sampaio em 1928.
Nessa época, a caixa de concreto para a escada parecia estar coberta com um telhado tipo colonial, assim como os acessos para a rua.
Fotos antigas mostram tais telhados nos acessos.
Havia uma cobertura em 2 águas com forma de V invertido com estrutura metálica, mas não era interligada a caixa de escada, ou seja, se estivesse chovendo, a pessoa ao sair da escada, se molharia até chegar a cobertura.
A cobertura por sua vez, não tinha grande extensão e o restante da plataforma era "nua".
Esses acessos subterrâneos foram construídos em torno de 1920, onde as estações sofreram rigorosa mudança em seus acessos devido ao isolamento do leito da ferrovia com grades altas e/ou muros. A maioria das estações da linha do centro teve acesso superior construído, enquanto São Francisco Xavier, Rocha, Sampaio, Engenho Novo, Todos os Santos e Encantado tiveram passagens subterrâneas.
Antes desse isolamento, o leito era separado da rua por Guard-rails de ferro e mais antigamente ainda, por telas de arame farpado ou simplesmente por nada, pelo que pesquisei.
A estação Sampaio teve o seu nome promulgado em função do brigadeiro Antônio Sampaio, chefe da infantaria na Batalha do Riachuelo, que por sua vez deu nome à estação vizinha.
Antes da construção da estação, o local era conhecido como Ponto do Carreiro, onde o comboio fazia paradas eventuais. A estação Sampaio foi inaugurada no mesmo ano da estação do Rocha e 16 anos depois da estação Riachuelo.
Conforme eu anunciei acima, segue abaixo a aerofotogrametria da Estação Sampaio em 1928.
Nessa época, a caixa de concreto para a escada parecia estar coberta com um telhado tipo colonial, assim como os acessos para a rua.
Fotos antigas mostram tais telhados nos acessos.
Havia uma cobertura em 2 águas com forma de V invertido com estrutura metálica, mas não era interligada a caixa de escada, ou seja, se estivesse chovendo, a pessoa ao sair da escada, se molharia até chegar a cobertura.
A cobertura por sua vez, não tinha grande extensão e o restante da plataforma era "nua".
Esses acessos subterrâneos foram construídos em torno de 1920, onde as estações sofreram rigorosa mudança em seus acessos devido ao isolamento do leito da ferrovia com grades altas e/ou muros. A maioria das estações da linha do centro teve acesso superior construído, enquanto São Francisco Xavier, Rocha, Sampaio, Engenho Novo, Todos os Santos e Encantado tiveram passagens subterrâneas.
Antes desse isolamento, o leito era separado da rua por Guard-rails de ferro e mais antigamente ainda, por telas de arame farpado ou simplesmente por nada, pelo que pesquisei.
A estação Sampaio teve o seu nome promulgado em função do brigadeiro Antônio Sampaio, chefe da infantaria na Batalha do Riachuelo, que por sua vez deu nome à estação vizinha.
Antes da construção da estação, o local era conhecido como Ponto do Carreiro, onde o comboio fazia paradas eventuais. A estação Sampaio foi inaugurada no mesmo ano da estação do Rocha e 16 anos depois da estação Riachuelo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Sampaio
Muito bom, Adenilson !!!
-
- Usuário Prata
- Mensagens: 59
- Registrado em: 09 Out 2016, 00:44
Re: Estação Sampaio
Bucólica Estação Sampaio, em 1910.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Sampaio
Em 1910, nada ainda de passagem subterrânea. Acesso pelos trilhos no extremo da plataforma bem ao fundo. Fotógrafo voltado para o sentido Riachuelo.
O acesso subterrâneo seria construído apenas em 1920, o que já é mostrado na foto aérea de 1928 que postei acima.
O acesso subterrâneo seria construído apenas em 1920, o que já é mostrado na foto aérea de 1928 que postei acima.