Luiz Eduardo escreveu:Mais um mistério na RdO. Eu enxerguei a mesma coisa que o Dado. O que o Adenílson descreveu, pelo que entendi, deve ser bem próximo disso também. Sempre achei aquela parte ali meio enigmática, mas como vcs estão desenterrando esse defunto faz tempo, uma hora ou outra chegariam ali.
Parabéns por mais uma descoberta.
Luiz Eduardo: Valeu pelo elogio, mas a "culpa"

foi do Paulo que nos presenteou com a foto da página anterior com um ângulo que favoreceu a retomada do assunto.
Nessa altura do campeonato não devemos apenas chamar de desenterro, mas sim de uma necrópsia.
Dado: A "cicatriz" que você apontou é bastante enigmática e a linha onde vc colocou o traçado segundo o meu raciocínio também procede. Ainda bem que vc tem bastante facilidade para interpretar textos

e não querendo explorar isso, vou tentar complementar o meu raciocínio.
O PAA 1240, folha 2 mostra no desenho de baixo uma curva acentuada já no final do desenho a direita na "Suburbana" e a ferrovia a acompanhando.
Essa curva para mim é a curva que a atual Rua Araruá faz onde após a qual passa pela tal construção com telhado laranja que vc falou.
Analisando melhor o PAA 1241 (continuação) , passa a impressão que tal triângulo não existia. O que existia era apenas um desvio em direção ao sentido triagem da E.F.Norte.
Repare que no PAA 1241 existe apenas um cruzamento das ferrovias.
Resumindo: Um trem que viesse do Cajú (Rio D'ouro) e fosse para Amorim (E.F.Norte) teria que entrar no desvio de acesso à E.F.Norte na direção Triagem e estando totalmente nela, ir de marcha reversa até Amorim.
O traçado que vc apontou pode ter existido, mas apenas se a Suburbana passasse por ali, uma vez que a ferrovia a acompanhava e a tal curva do PAA 1240 não existiria.
Pelo traçado que apontei, existe uma coerência em relação a tal curva. A partir daí (PAA 1241), a Suburbana era totalmente reta.
Para mim a Rio D'ouro cruzava com a E.F.Norte em um ângulo como se fosse um relógio marcando 11:25h (ângulo do google) e a Suburbana era a própria Araruá. Portanto a ferrovia (na minha opinião) seguia o traçado da Araruá e já ao passar pela tal construção com telhado laranja ela já era totalmente retilínea.
Pode conferir que se vc traçar uma reta a partir dessa construção, cruzando com o atual ramal de Saracuruna e não fizer mais curva, vais encontrar a Suburbana lá na frente, depois que alça de acesso ao viaduto acaba no sentido Del Castilho.
Para mim, esse era o traçado da ferrovia, mas se vc estiver certo então a estação poderia ser onde existe uma espécie de "dente" no muro próximo ao talude da ferrovia do Arará.
Mesmo que eu esteja certo quanto ao traçado, imagino que a estação estaria muito próxima ao tal galpão branco, porém de acordo com o desenho abaixo, parece que a Parada Benfica estaria do lado oposto em relação aos trilhos da outrora E.F.Norte, que na época eram dois.
O que vocês acham?
Infelizmente não vou ter tempo de editar desenho e mapas, pois estou usando o período noturno lá em casa para organizar a minha viagem de férias, mas quando voltar vou mandar ver nessas explicações
Dado: Respondendo à sua pargunta, o PAA é de 1918, por isso a Rio D'ouro nos PAA's não mais existia na Suburbana após D.Castilho (sentido Pilares).
Abraço a todos.