Em relação à estação Benfica, lembra-se que, bem no comecinho das nossas pesquisas, ainda no TGVBR, eu jurava ter visto algo sobre uma estação Benfica, que não seria nem Alegria (na curva) e nem Bemfica (na EF do Norte) ? Pois é, percorri o trecho entre Caju e Tomás Coelho com o J U L I O e apontei os lugares aproximados de todas as estações e paradas, de acordo com quilometragens que obtive em algum lugar. Fiquei bastante frustrado quando depois de pesquisas descobrimos que não havia existido Benfica na EFRO, mas eu apontei um posto de lava-jato atualmente como o local onde teria sido a estação, de acordo com uma quilometragem obtida em algum documento que nunca mais vi ... muito mistério nisso tudo !
Esta matéria o Ralph não me disse o ano nem em qual publicação saiu, mas se ele obteve no site da Biblioteca Nacional, facilmente a encontraremos. Mas as fotos de composições a vapor em bitola métrica/mista, de passageiros, nos diz muita coisa. E agora esta matéria, dando vários detalhes, abre realmente um grande horizonte na história da EFRO.
Deve ser por isso que um escritor da Memória do Trem estava escrevendo um livro sobre a ferrovia e paralisou o projeto: cada hora surge algo novo, IMPRESSIONANTE !