Até que enfim !
Hoje consegui parar um pouco e ler, analisar e trabalhar nas ótimas imagens postadas pelo Adenilson.
Depois da semana que tive, tive uma certeza: é impossível eu ficar maluco ! Motivos tive de sobra ... mas isso não vem ao caso, foi só um desabafo fora de contexto.
Vamos lá:
1-Todas as fotografias são de 1928, certo ? Então, teoricamente, a linha partindo da Ponta do Caju já teria sido erradicada, mas na primeira imagem, do bairro do Caju, me parece que há vagões ao lado da rotunda de 180 graus existente no terminal. Não acredito que sejam conteiners, devem ser vagões mesmo, estacionados na linha, que não é distingüível na imagem.
2-Ainda em relação à imagem do Caju, notei que o pátio era imenso, com umas 12 ou 13 linhas ! Além das linhas que seguiam para a rotunda, havia linhas em direção ao cais e também para supostos armazéns ou mais provavelmente oficinas de manutenção, mais abaixo na foto.
3-Consegui fazer uma sobreposição de fotos no Google Earth, utilizando a primeira imagem postada pelo Adenilson. Não pude usar o Photoshop pois estou teclando do pc da minha esposa (não instalei o software aqui), mas parece que fui abençoado hoje, pois consegui encaixar certinho as imagens, algo nunca antes conseguido com tamanha precisão:
Ponta do Caju - Visão aérea (100-0).jpg

Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 100% em relação ao Google
Ponta do Caju - Visão aérea (80-20).jpg

Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 80% a 20% em relação ao Google
Ponta do Caju - Visão aérea (60-40).jpg

Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 60% a 40% em relação ao Google
Não sei se estas sobreposições, da maneira que fiz, se vão ajudar em algo. Mas já descobri algumas coisas surpreendentes ! Vejamos:
a)A estação do Caju ficava exatamente onde hoje está o gramado escrito INPH
b)Entre este gramado e o campinho de futebol (atualmente) a linha passava em direção ao cais da ponta do Caju
c)O Campinho de futebol atual é ... onde ficava a rotunda ! ! !
d)Lembra daquela construção com tijolos laranjas a qual debatemos no TGVBR, que poderia ter a ver com a estação ou com a ferrovia ? Então ... ela aparece na imagem antiga também ! ! !
e)A Praça Colégio Z Cinco já existia na foto antiga, na mesma posição e praticamente no mesmo fomato.
f)O muro do final da Rua General Gurjão já existia na época ! Mas tudo que estava dentro do terreno cercado por este muro não existe mais, inclusive uma grande construção da época.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.