Estação Quinta do Caju (Quinta Imperial)

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação do Caju e Engenho do Matto, na linha original da ferrovia, que funcionou entre a inauguração em 1876 e o início do século XX
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 15 Mar 2012, 15:09

Adenilson, eu já vi as imagens aéreas e achei fantásticas !

Infelizmente ainda não tive como opinar sobre os prédios apontados nas imagens, nem realizar aquela sobreposição com o Google earth, mas estou ansiosíssimo por isso.

Estou soterrado de serviço hoje !

Parece até que é sexta-feira 13 ...
wll

Voltarei assim que puder !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 15 Mar 2012, 16:15

Amigo. Fica tranqüilo. Até porquê essa questão envolvendo a superposição de fotos vai dar trabalho :ttn:
Eu vou tentar (não é promessa) postar hoje os locais, uma vez que não localizei as edificações, das estações/paradas Praia Pequena e Venda Grande.

Como ainda não fiz a legenda da interseção da passagem da E.F.Norte com Rio D'ouro, vou inserir depois editando na mesma postagem.

Semana que vém vou viajar. Não estranhem a minha ausência.

O trabalho aqui voltou com força total :P , por isso amigo, eu sei o que é isso, então manda ver aí na Bichos e Caprichos. okk

Abraços


DadoDJ escreveu:Adenilson, eu já vi as imagens aéreas e achei fantásticas !

Infelizmente ainda não tive como opinar sobre os prédios apontados nas imagens, nem realizar aquela sobreposição com o Google earth, mas estou ansiosíssimo por isso.

Estou soterrado de serviço hoje !

Parece até que é sexta-feira 13 ...
wll

Voltarei assim que puder !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 21:51

Até que enfim !
:Y:
Hoje consegui parar um pouco e ler, analisar e trabalhar nas ótimas imagens postadas pelo Adenilson.
Depois da semana que tive, tive uma certeza: é impossível eu ficar maluco ! Motivos tive de sobra ... mas isso não vem ao caso, foi só um desabafo fora de contexto.
:brrb:
Vamos lá:

1-Todas as fotografias são de 1928, certo ? Então, teoricamente, a linha partindo da Ponta do Caju já teria sido erradicada, mas na primeira imagem, do bairro do Caju, me parece que há vagões ao lado da rotunda de 180 graus existente no terminal. Não acredito que sejam conteiners, devem ser vagões mesmo, estacionados na linha, que não é distingüível na imagem.
2-Ainda em relação à imagem do Caju, notei que o pátio era imenso, com umas 12 ou 13 linhas ! Além das linhas que seguiam para a rotunda, havia linhas em direção ao cais e também para supostos armazéns ou mais provavelmente oficinas de manutenção, mais abaixo na foto.
3-Consegui fazer uma sobreposição de fotos no Google Earth, utilizando a primeira imagem postada pelo Adenilson. Não pude usar o Photoshop pois estou teclando do pc da minha esposa (não instalei o software aqui), mas parece que fui abençoado hoje, pois consegui encaixar certinho as imagens, algo nunca antes conseguido com tamanha precisão:
Ponta do Caju - Visão aérea (100-0).jpg
^^ Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 100% em relação ao Google
Ponta do Caju - Visão aérea (80-20).jpg
^^ Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 80% a 20% em relação ao Google
Ponta do Caju - Visão aérea (60-40).jpg
^^ Imagem do Google Earth, com a foto aérea em modo 60% a 40% em relação ao Google

Não sei se estas sobreposições, da maneira que fiz, se vão ajudar em algo. Mas já descobri algumas coisas surpreendentes ! Vejamos:

a)A estação do Caju ficava exatamente onde hoje está o gramado escrito INPH
b)Entre este gramado e o campinho de futebol (atualmente) a linha passava em direção ao cais da ponta do Caju
c)O Campinho de futebol atual é ... onde ficava a rotunda ! ! !
d)Lembra daquela construção com tijolos laranjas a qual debatemos no TGVBR, que poderia ter a ver com a estação ou com a ferrovia ? Então ... ela aparece na imagem antiga também ! ! !
e)A Praça Colégio Z Cinco já existia na foto antiga, na mesma posição e praticamente no mesmo fomato.
f)O muro do final da Rua General Gurjão já existia na época ! Mas tudo que estava dentro do terreno cercado por este muro não existe mais, inclusive uma grande construção da época.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 21:54

Para quem quiser trabalhar com a sobreposição (ou superposição) no Google Earth, baixem e abram o arquivo abaixo no próprio software:
Bairro do Caju em 1928 [www.trilhosdorio.com.br].kmz
Não sei se conseguirei trabalhar nas outras imagens hoje, mas aguardem que deve surgir muita coisa legal, agora me empolguei !
<o>
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 22:17

Ainda deu tempo de fazer mais algo nesta imagem: assinalei os pontos de interesse (incluindo as linhas - segundo vestígios -, a rotunda e as construções) diretamente na imagem atual do Google Earth, sem a superposição ! Vejam:
Ponta do Caju - Pontos em destaque.jpg
^^ As linhas em preto são as linhas ferroviárias, segundo vestígios. As construções desenhadas em vermelho correspondem à posição da rotunda, da estação, da casa grande de tijolos laranja atualmente, e de um grande prédio demolido, atualmente um estacionamento.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 16 Mar 2012, 23:18

Adenilson, amanhã tentarei continuar as pesquisas. Mas antes de me despedir por hoje, te peço um favor: você chegou a obter a imagem aérea com a região do ramal Anna Nery ? Caso sim, poste a imagem !
Lembro que em 1923 uma Companhia Edificadora obteve autorização para retirar definitivamente os trilhos do ramal, construído para alcançar São Diogo, projeto que não foi adiante por desentendimentos com a Cia.Melhoramentos do Brasil. Então provavelmente em 1928, caso as imagens tenham sidos todas deste ano, não deve aparecer mais nada de linha.
Mas a estação pode sim, ainda estar visível, quem sabe ?!

Uma boa noite a todos !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2012, 00:24

Dado, antes de tudo. Excelente trabalho.
O mais difícil desse trabalho de superposição não é a questão de controlar o nível de transparência e sim modular as imagens para que pareçam tiradas da mesma altitude. Só resta essa reação: app

Vou tentar condensar suas afirmações.

1) O pátio apontado por você como a estação do Cajú seria a única coisa que me gerou dúvida, tendo eu concordado sem pensar com o restante. Inclusive eu estou com tantas imagens e tanta coisa para ver, que sequer tinha visto a rotunda b )
Acho que aquilo de fato é um pátio de manutanção que ficava além da estação de passageiros.
Apontei a estação de passageiros, baseado no mapa de 1910 que consta a palavra estação e a linha da mesma forma um pequeno ângulo com a linha que continua como se um relógio marcasse 3:15, sendo a estação de passageiros o ponteiro menor.
E concordo com você. Devem ser mesmo vagões e não containers.

2) Sobre São Francisco, o canal deve ser algo mais recente mesmo. A planta de 1910 por exemplo mostra o Cajú, mas não mostra São Francisco e Rua Bela, já o guia Briguiet de 1911, mostra ambas, porém com uma escala absurda para as plataformas, não mostrando precisão se por exemplo, a parada Rua Bella ficava exatamente na esquina homônima com a Rua da Alegria.
Não sei o ano de construção da estação de águas, mas já em 1928 existe alguma coisa construída há poucos metros da possível estação. Você sabe o ano de construção da estação de águas? :ttn:
Não descarto também, na foto aérea de 1928, que a estação seja uma casa com um telhado, um pouquinho mais afastada da esquina, onde hoje está uma árvore e aí, entra aquela saliência na calçada que eu já tinha apontado n TGVBR. Se não houver um mapa antigo que mostre com precisão a localização das paradas, sempre ficaremos com uma margem de erro de 10 ou 15 metros.

3) Sobre o ramal Ana Neri, depois vou postar a foto do trecho, mas não me pareceu haver linha. É claro que se a linha for direto na terra batida, então não há constraste para precisar isso.
Você vai ver inclusive que aquele cruzamento envolvendo a Rua Ana Neri e o seu ramal era um pouquinho diferente em 1928.

Amanhã (hoje) tentarei postar mais alguma coisa.

Abraço galera e boa noite!


DadoDJ escreveu:Adenilson, amanhã tentarei continuar as pesquisas. Mas antes de me despedir por hoje, te peço um favor: você chegou a obter a imagem aérea com a região do ramal Anna Nery ? Caso sim, poste a imagem !
Lembro que em 1923 uma Companhia Edificadora obteve autorização para retirar definitivamente os trilhos do ramal, construído para alcançar São Diogo, projeto que não foi adiante por desentendimentos com a Cia.Melhoramentos do Brasil. Então provavelmente em 1928, caso as imagens tenham sidos todas deste ano, não deve aparecer mais nada de linha.
Mas a estação pode sim, ainda estar visível, quem sabe ?!

Uma boa noite a todos !
;)

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2012, 14:45

Dado. Concordei com tudo que você concluiu da superposição de mapas, mas baseando-me no mapa de 1910, parece, conforme expliquei mais acima, que havia um pequeno desvio para o pátio da estação de passageiros.
Então, na minha opinião, a estação seria o local apontado abaixo.

Imagem

Abaixo o mapa de 1910 no detalhe.
Imagem

As casas lá existente hoje estariam em uma posição diferente da plataforma da Rio D'ouro, tendendo a concluirmos que nada mais existe lá em termos de edificação.
Quem sabe resquícios (um abraço Melekh! vv ) da plataforma ou de trilhos encobertos pela pavimentação?

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por HUGO CARAMURU » 20 Out 2012, 20:52

sobre .
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco-Trecho Cajú-Liberdade

Mensagem por DadoDJ » 17 Nov 2012, 21:22

Vejam isso, pessoal !
Algo que confirma de uma vez por todas a posição da antiga (e erradicada) estação Caju, ponto inicial da EF Rio d'Ouro.
Eu me lembro que na época que o Adenilson postou as aerofotogrametrias, eu cheguei a apontar um local para a antiga estação e ele outra posição, ficando mais coerente a posição assinalada por ele. Estas aerfotogrametrias estão na página 1 deste tópico, mas eu as reproduzo abaixo novamente:
Imagem
Imagem
^^ A seta assinalada em vermelho é a posição da estação Caju, segundo estimativas (corretíssimas !) do Adenilson.

Agora vejam abaixo o que encontrei: o endereço da estação Caju ! Ficava (ou fica ainda ?!?!?!) na Rua General Gurjão, no.66 ("Gorjão", segundo a grafia da época) ! ! !
O fragmento de texto abaixo foi extaído do Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, do ano de 1916.
Endereço da Estação Caju - Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (1916) (Destaque).png
Pois bem, apenas para ver o que ía acontecer, digitei este endereço no Google Maps. E ... observem:
Endereço da Estação Caju - Google Maps.png
O endereço ainda existe ! Exatamente na área onde o Adenilson assinalou a antiga estação !
O prédio não existe mais provavelmente, mas será que ainda há algum vestígio ou registro da estação ou ferrovia ali ?
Ou ainda mais: será que a estação sofreu uma modificação (como ocorrida em Maria da Graça) e sobrevive no local, descaracterizada ?
Provavelmente ela ficava onde hoje fica a confluência das ruas Coronel Ernani Lucena e Rua General Gurjão, mas ... quem sabe ?!
Colocarei esta meta para 2013: ir ao local e tentar encontrar algo sobre a EF Rio d'Ouro e estação Caju ! ! !

Obs.: no documento extraído do Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, são citadas várias estações ferroviárias, do Corpo de Bombeiros e de bondes ! ! ! E são nomeadas ! Disso eu não sabia, e abre um novo leque de pesquisas a serem feitas ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto”