Valeu Dado, muito obrigado.
Mesmo não tendo obtido uma foto completa da estação, já foi dirimida a dúvida de como pelo menos era o prédio, detalhe que a aerofotogrametria não podia mostrar.
Agora, em termos das estações dentro da nossa cidade, e principalmente do traçado original, restam apenas saber como eram as estações de Engenho do Mato e Pilares, sendo estas sem quaisquer indicações.
Sobre a primeira até tentei buscar algo, mas não consegui.
Sobre a segunda, acho quase impossível, salvo junto aos comércios mais antigos da região.
Verifiquei um nome de escola que foi fundada na década de 80 do século XIX em Pilares, mas deixei a notação em casa. Vou tentar fazer buscas sobre ela, já que pelo que o Melekh disse, o pessoal da igreja não guardou nada. Ainda tem a light como salvadora da pátria.
Capão do Bispo, Venda Grande, Praia Pequena e Rua Bela não tinham plataforma e já temos imagens aéreas da região de todas elas, mesmo sendo de 1928. Havia apenas uma estrutura remanescente na Parada Rua Bela.
Em relação a estação Benfica, vou dar a minha interpretação.
Veja a aerofotogrametria de 1928. No início do pátio (direção Praia Pequena-sentido da direita para a esquerda), há uma estrutura trapezoidal cuja parte se sobrepõe a uma estrutura quadrada mais atrás.
Essa estrutura trapezoidal está totalmente obstruída pelo "camping" da obra e o prédio principal, quadrado, está aparecendo parcialmente.
Essa estrutura trapezoidal que vem antes deveria ser uma pequena cobertura para passageiros ou bilheteria ou um outro puxadinho qualquer, mas parece mesmo que o prédio principal era mais voltado para cargas, devido a característica do portão.
Depois desse prédio praticamente não há mais estação. É o que parece mostrar a aerofotogrametria, mesmo em resolução baixa.
Eu mesmo já tinha especulado que essa plataforma deveria ter uma ordem de grandeza de 20 metros, ou seja, algo parecido com a estação de Xerém.
Veja na foto do Malta com zoom, que na parte esquerda do "camping" parece haver entulho de obra no início da plataforma, o que pode indicar que a mesma possa ter sido parcialmente demolida ali naquele ponto para a realização da obra das galerias e/ou alargamento da Rua da Alegria.
Para mim, a direita do prédio e já saindo do enquadramento da foto, praticamente não há mais estação. Parece haver apenas um muro atrás. Imagino que a plataforma deva se encerrar logo depois.
Outra coisa que mostra na foto aérea, é que a plataforma parece ter formato triangular, acompanhando a divergência entre o traçado da ferrovia e o da Rua da Alegria até a estrutura trapezoidal. Depois disso, já no prédio quadrado, a plataforma parece apenas "acompanhar" a linha, sendo quase retangular.
Tudo isso é meio especulação, pois a aerofotogrametria perde muito em resolução quando ampliada, mas nesse tópico há uma foto em tom amarelado e outro em tons de cinza com outro nível de contraste de Benfica. Fiz isso para tentar corrigir a baixa resolução.
Sobre a característica do prédio, essa edificação me pareceu um misto da estação de Inhaúma com uma edificação que existia no pátio inferior da estação de Cava antes da bifurcação com o ramal de Tinguá.
Quando aununciei a estação, a descrevi como um prédio aparentemente de tijolos e com portão de madeira, mas agora estou na dúvida se o portão não pode ser de aço.
De qualquer forma, valeu mesmo.
Como diria o Melekh, as pesquisas continuam
