Estação Vassouras
-
- Usuário ativo
- Mensagens: 7
- Registrado em: 12 Jan 2013, 16:25
Re: Estação Vassouras
Estação de Vassouras com a Litorina na linha do meio.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Vassouras
Show de bola, Christoffer ! ! !



- Victor Pedretti
- Usuário Prata
- Mensagens: 59
- Registrado em: 14 Set 2012, 14:14
Re: Estação Vassouras
Nossa!!! Maravilhado com essas imagens!!!
Como seria bom se tudo isto estivesse funcionando até os dias de hoje, tanto a nível turístico como passageiros normal. Pegar um feriado como esses e visitar essas cidades com clima agradável, com tanta história pelas suas ruas!!!
Isso me deixa viajando nos meus sonhos aqui!!!
Como seria bom se tudo isto estivesse funcionando até os dias de hoje, tanto a nível turístico como passageiros normal. Pegar um feriado como esses e visitar essas cidades com clima agradável, com tanta história pelas suas ruas!!!
Isso me deixa viajando nos meus sonhos aqui!!!
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 282
- Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28
Re: Estação Vassouras
Não conheci a estação de Vassouras ainda ativa, mas naquela linha fui até Morro Azul do Tinguá em 1969, onde fiquei no hotel que fica na praça quase em frente à estação. A estrada de rodagem ia até Gov. Portela, e daí era apenas uma picada aberta e por conseguinte, tudo se transportava pela Leopoldina. A estrada de rodagem que existe atualmente que ótima por sinal, só foi aberta no governo Rosinha. Uma pena a erradicação daquela linha, cuja viagem era bastante agradável embora os trens não primassem pela limpeza... A linha foi extinta cerca de dois anos depois, em 1971.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Estação Vassouras
Bons tempos de Vassouras. Foto Hoffacker.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Vassouras
Companheiros,
Eu fico vendo essas fotos de um passado próximo, de gerações passadas e fico me questionando, se neste século em que vivo, realmente houve o tão afamado progresso.
Apesar desses trens retratados não possuírem a tecnologia que hoje temos, eles faziam a diferença na sua época; vários ramais, múltiplas malhas e o Estado do Rio de Janeiro todo atendido praticamente.
Detalhe, não havia essa quantidade de automóvel e caminhão que hoje existe.
O que acontece então? Erradicação, falta de investimento, caos no transito, na logística e no sistema sobre trilhos.
A quem interessa tudo isso?
Uma parcela ínfima de pessoas, associadas a essa politica governamental podre, misturada com esses políticos desgraçados e malditos, que com seus atos, assassinam diariamente milhares no sistema de saúde, tolhe as gerações de jovens com um ensino viciado, não permitindo o acesso dos mesmos na elite e por fim, acaba com a vida social das pessoas que ficam pressas por varias horas num sistema de transporte que mais parece uma forma de punir a pessoa do que trazer comodidade.
Mas... as fotos no remete ao saudosismo e nos dá uma grande vontade de se transportar no tempo; ao vê-las me sinto como lá estivesse.
Desculpe o desabafo.
Eu fico vendo essas fotos de um passado próximo, de gerações passadas e fico me questionando, se neste século em que vivo, realmente houve o tão afamado progresso.
Apesar desses trens retratados não possuírem a tecnologia que hoje temos, eles faziam a diferença na sua época; vários ramais, múltiplas malhas e o Estado do Rio de Janeiro todo atendido praticamente.
Detalhe, não havia essa quantidade de automóvel e caminhão que hoje existe.
O que acontece então? Erradicação, falta de investimento, caos no transito, na logística e no sistema sobre trilhos.
A quem interessa tudo isso?
Uma parcela ínfima de pessoas, associadas a essa politica governamental podre, misturada com esses políticos desgraçados e malditos, que com seus atos, assassinam diariamente milhares no sistema de saúde, tolhe as gerações de jovens com um ensino viciado, não permitindo o acesso dos mesmos na elite e por fim, acaba com a vida social das pessoas que ficam pressas por varias horas num sistema de transporte que mais parece uma forma de punir a pessoa do que trazer comodidade.
Mas... as fotos no remete ao saudosismo e nos dá uma grande vontade de se transportar no tempo; ao vê-las me sinto como lá estivesse.
Desculpe o desabafo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Vassouras
Falou tudo, Melekh.
Concordo com tudo o dito.
Por isso estamos nessa luta, para tentar e conseguir mudar isso.
Vamos que vamos!
Concordo com tudo o dito.
Por isso estamos nessa luta, para tentar e conseguir mudar isso.
Vamos que vamos!
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Vassouras
Melekh.
Brilhante comentário, mas vários fatores constribuiram para o declínio da ferrovia, não somente no Brasil, mas na América do Sul.
Já viajei para alguns países da América do Sul e o quadro é semelhante.
Na Argentina e Chile, a situação está menos pior. No Uruguai, mais especificamente em Montevidéu, o pátio da estação parece um ferro velho e no Peru, existe até trens entre as cidades, mas em condições precárias. Os outros países, não conheço.
Na europa e E.U.A, a situação é bem diferente.
Isso foi uma coincidência de época em que a indústria daqui não produzia peças e dependia da importação para a manutenção e a partir do final dos anos 50, o transporte rodoviário teve grande incentivo, sendo mais eficiente em termos de tempo (infelizmente) no âmbito inter-municipal e estadual.
O presidente JK; idolatrado por muitos, mas não por este humilde relator; foi um dos principais responsáveis pelo sucateamento do material rodante e falta de investimento. Ironicamente morreu de acidente de carro.
Deveria ser enterrado dentro de um
Vamos torcer para a recuperação das ferrovias, mas será um trabalho árduo.
Não resta dúvidas, que se a questão envolvendo a eficiência no tempo de viagem for resolvida , a ferrovia voltará a ser dominante nesse país.
Brilhante comentário, mas vários fatores constribuiram para o declínio da ferrovia, não somente no Brasil, mas na América do Sul.
Já viajei para alguns países da América do Sul e o quadro é semelhante.
Na Argentina e Chile, a situação está menos pior. No Uruguai, mais especificamente em Montevidéu, o pátio da estação parece um ferro velho e no Peru, existe até trens entre as cidades, mas em condições precárias. Os outros países, não conheço.
Na europa e E.U.A, a situação é bem diferente.
Isso foi uma coincidência de época em que a indústria daqui não produzia peças e dependia da importação para a manutenção e a partir do final dos anos 50, o transporte rodoviário teve grande incentivo, sendo mais eficiente em termos de tempo (infelizmente) no âmbito inter-municipal e estadual.
O presidente JK; idolatrado por muitos, mas não por este humilde relator; foi um dos principais responsáveis pelo sucateamento do material rodante e falta de investimento. Ironicamente morreu de acidente de carro.

Deveria ser enterrado dentro de um

Vamos torcer para a recuperação das ferrovias, mas será um trabalho árduo.
Não resta dúvidas, que se a questão envolvendo a eficiência no tempo de viagem for resolvida , a ferrovia voltará a ser dominante nesse país.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Vassouras
Dado e Adenilson,
Não querendo transformar esse Tópico em um debate, mas além dos fatores citados acima, informando o que contribuiu para o caos do sistema ferroviário; fatores esses que poderiam já ter sido superados, venho citar aqui o principal que breca qualquer provável reestruturação deste setor; esse fator que todos conhecem, se chama CORRUPÇÃO e FAVORECIMENTO para um grupo pequeno, porém poderoso:
Empresários dos ônibus e Rodoviaristas.
Enquanto esse grupo persistir, nem a maior tecnologia fará com que mude esse sistema de coisas.
Infelizmente.
Não querendo transformar esse Tópico em um debate, mas além dos fatores citados acima, informando o que contribuiu para o caos do sistema ferroviário; fatores esses que poderiam já ter sido superados, venho citar aqui o principal que breca qualquer provável reestruturação deste setor; esse fator que todos conhecem, se chama CORRUPÇÃO e FAVORECIMENTO para um grupo pequeno, porém poderoso:
Empresários dos ônibus e Rodoviaristas.
Enquanto esse grupo persistir, nem a maior tecnologia fará com que mude esse sistema de coisas.
Infelizmente.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Vassouras
O curioso e triste é que até os estudos para viabilidade de projetos não vão pra frente, parece que são feitos apenas para gastar dinheiro, ou arrecadar ...