E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
-
- Usuário Diamante
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
foto da qual te falei. Ao fundo havia o triangulo >Na época desta foto já não tinha mais. No meio das linhs da direita havia uma caixa dágua. Nas linhas da esquerda a rede aérea ia só até o final, dos postemanentos, depois juntavam se ainda em mistas e seguiam em estreita para Acari.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
Opa, deixa eu fazer uma observação ao que foi informado ao TCHE: o trem de metal puxado a diesel dito era apenas os da Leopoldina que iam para Minas, uma vez que foi suprimida a subida da serra de Petropolis em 05 novembro de 1965.
Os de vapor da Rio Douro-Central já tinham sido extintos lá por 1962 e a linha ficou paralisada. Foi dado uma "recauchutada" em 65 para passar esses trens do ramal mineiro da Leopoldina. A foto de Irajá com pessoal mexendo na cancela é desse tempo. Ali estavam instalando a cancela para esses trens passarem. As estações já estavam desativadas e fechadas. o trem ia direto, apitando, devagar, e isso durou até fazer a ligação S Bento (Caxias) até Ambai. Acho até que nem tinham mais os desvios nas estações existentes. Na foto recente de Inhauma, dá pra ver tudo abandonado...A foto é justamente de quando parou o trafego na central, ramal Rio Douro. Tanto que às vezes em Pavuna o trem pra Barão de Mauá, vindo de Minas, ficava retido por um bom tempo, (horas?) para aguardar cruzamento de algum vindo de B Maua´, via Del castilho etc... Agora comentando o "O Globo" eu já tentei contatar eles pra fotos dos tues da EFCB era isso mesmo: cheio de 9 horas e antiquados... Fazer o quê? Resquicios do ... deixa pra lá. Este forum tá danado de bom!!!
Os de vapor da Rio Douro-Central já tinham sido extintos lá por 1962 e a linha ficou paralisada. Foi dado uma "recauchutada" em 65 para passar esses trens do ramal mineiro da Leopoldina. A foto de Irajá com pessoal mexendo na cancela é desse tempo. Ali estavam instalando a cancela para esses trens passarem. As estações já estavam desativadas e fechadas. o trem ia direto, apitando, devagar, e isso durou até fazer a ligação S Bento (Caxias) até Ambai. Acho até que nem tinham mais os desvios nas estações existentes. Na foto recente de Inhauma, dá pra ver tudo abandonado...A foto é justamente de quando parou o trafego na central, ramal Rio Douro. Tanto que às vezes em Pavuna o trem pra Barão de Mauá, vindo de Minas, ficava retido por um bom tempo, (horas?) para aguardar cruzamento de algum vindo de B Maua´, via Del castilho etc... Agora comentando o "O Globo" eu já tentei contatar eles pra fotos dos tues da EFCB era isso mesmo: cheio de 9 horas e antiquados... Fazer o quê? Resquicios do ... deixa pra lá. Este forum tá danado de bom!!!
-
- Usuário Diamante
... E ainda mais: os carros metalicos da Leopoldina, fabricados pela Pidner, são dos anos 1970, já com ramal da Rio Douro definitivamente fechado, pois já havia a ligação SBento-Ambaí. Vaporosas passaram aí té 1962. Na Leopoldina acabaram por volta de 64, por aí...Foram tudo para o interior onde sobreviveram até 1969...por aí. Então repetindo os carros metalicos são do tipo que a Frateschi fez, eram de expressos, só que em cores vermelho e amarelo.
-
- Usuário Diamante
segue uma foto que está à venda no Mercado Livre a R$22,00 com titulo "Estrada de Ferro-Trem-Lambreta" . Por acaso é locomotiva 1088 da Central em linha da Rio Douro.Local não identificado.
-
- Usuário Diamante
Então, reparando um erro meu, aqui vão as fotos na quais pude confirmar que o site estava certíssimo!! Parabéns outra vez. Olha que vivi nesta região de 1955 ou 56 qdo dei por mim, e saí daí em 1986... O casarão da foto foi que abriu a luz. Nele morava uma colega de ginásio -que está no meu orkut. Também nesta caraão era a delegacia de polícia. Tenho foto (a procurar) Derrubaram ele ou parte dela e fizeram um supermercado lá pelos anos 1980 1981 ... por aí.
-
- Usuário Diamante
Hugo, a foto da cabine da Pavuna eu tentei postar no antigo fórum desativado, mas não consegui. Essa linha mista junto à cabine deu lugar à pista de descida da Av. Automóvel Club em direção à Acari após à desativação da ferrovia, pois até então a Automóvel Club era em mão dupla desde o cruzamento da Estrada de Botafogo até Pavuna. Estou certo? Outro detalhe: a estação de Acari, da qual me lembro bem, era semelhante à de Engenho da Rainha, mesmo tamanho e estilo. Agora me responda um detalhe: na época da Leopoldina {65} não havia nenhum desvio entre Del Castilho e Pavuna? Era realmente essa a razão dos grandes atrasos nos trens vindos de Minas?
-
- Usuário Diamante
Continuando o tópico anterior, os trens da Leopoldina passaram a utilizar o leito da Rio D´Ouro após 1965 para alcançar Minas via Japeri, Miguel Pereira, Avelar, etc.., bem como Vassouras e Valença. Mas até então, a Linha Auxiliar utilizava esse domínio, e consequentemente o tráfego de trens era por ali, pois não havia mais bitola métrica na Auxiliar desde os anos 40. E não havia atrasos?
- DadoDJ
- Administrador
- Contato:
Caramba, ainda não tinha visto as fotos !
Incríveis !
Abaixo, segue alguns documentos que encontrei em DOUs, durante as buscas a alguma tabela de horários ou quilometragens do ramal de Maria Angu/Penha, que ainda não encontrei.
Talvez não influencie muito nas nossas pesquisas, mas vale o registro e o conhecimento, além de serem bem curiosos:

Decreto falando sobre o transporte feito pela EFCB referente à duplicação da EF Rio d'Ouro e construção do ramal do Cais do Porto (07-12-1939)

Multa aplicada (em 10-04-1951) a uma companhia de bebidas, por ter afixado tabuleta no leito da ferrovia. Desde aquela época já existia poluição visual !

Construção de viaduto na Av.das Bandeiras (atual Av.Brasil) sobre o leito da EFRdO. Data: 16-04-1951

Documento referente à Companhia de Cerâmica São José, situada em Acary, pelo visto junto à estação. Alguém chegou a conhecer esta empresa ? Talvez haja fotos dela pela internet, e quem sabe, da estação de Acari ...
Data: 23-04-1951
E agora um documento que me surpreendeu:

Demarcação de novos limites para as zonas industriais da cidade. No trecho marcado, cita-se a estação Engenho do Matto como ponto de referência, mas o documento é de 20 de julho de 1945 ! A estação ainda estava funcional nesta época ?! E Engenho da Rainha, que teoricamente foi construída para substitui-la ?

Incríveis !

Abaixo, segue alguns documentos que encontrei em DOUs, durante as buscas a alguma tabela de horários ou quilometragens do ramal de Maria Angu/Penha, que ainda não encontrei.
Talvez não influencie muito nas nossas pesquisas, mas vale o registro e o conhecimento, além de serem bem curiosos:

Data: 23-04-1951
E agora um documento que me surpreendeu:

-
- Usuário Diamante
Engraçado:
Nas fotos postadas pelo Hugo, estou encontrando dificuldades em encontrar coerência entre a posição do casarão e da estação se comparadas à segunda foto.
Ao contrário, as fotos 2 e 3 parecem coerentes em relação à posição do casarão.
Tenho essa foto da Pavuna tirada sobre a ponte da divisa em resolução muito maior.
Em breve postarei.
Depois vou ler com calma esses documentos. Sexta-feira é sempre uma correria.
Literalmente falando, pois daqui a pouco jogarei um fut-sal..
Nas fotos postadas pelo Hugo, estou encontrando dificuldades em encontrar coerência entre a posição do casarão e da estação se comparadas à segunda foto.

Ao contrário, as fotos 2 e 3 parecem coerentes em relação à posição do casarão.
Tenho essa foto da Pavuna tirada sobre a ponte da divisa em resolução muito maior.
Em breve postarei.

Depois vou ler com calma esses documentos. Sexta-feira é sempre uma correria.
Literalmente falando, pois daqui a pouco jogarei um fut-sal..

Editado pela última vez por Adenilson em 11 Mai 2012, 18:06, em um total de 1 vez.
-
- Usuário Diamante
Hugo. Vc tem essa foto em maior resolução?
Tem um morro lá ao fundo semelhante ao mostrado na foto da cabine da Pavuna.
Tem umas manchas na direção do fundo do trem
Seria uma estação?
Seria absurdo palpitar que esse local é entre Acari e Pavuna?
Tem um morro lá ao fundo semelhante ao mostrado na foto da cabine da Pavuna.
Tem umas manchas na direção do fundo do trem

Seria uma estação?
Seria absurdo palpitar que esse local é entre Acari e Pavuna?
HUGO CARAMURU escreveu:segue uma foto que está à venda no Mercado Livre a R$22,00 com titulo "Estrada de Ferro-Trem-Lambreta" . Por acaso é locomotiva 1088 da Central em linha da Rio Douro.Local não identificado.
Editado pela última vez por Adenilson em 16 Mai 2012, 15:59, em um total de 2 vezes.