E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Mai 2012, 13:24

foto da qual te falei. Ao fundo havia o triangulo >Na época desta foto já não tinha mais. No meio das linhs da direita havia uma caixa dágua. Nas linhas da esquerda a rede aérea ia só até o final, dos postemanentos, depois juntavam se ainda em mistas e seguiam em estreita para Acari.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Mai 2012, 13:35

Opa, deixa eu fazer uma observação ao que foi informado ao TCHE: o trem de metal puxado a diesel dito era apenas os da Leopoldina que iam para Minas, uma vez que foi suprimida a subida da serra de Petropolis em 05 novembro de 1965.
Os de vapor da Rio Douro-Central já tinham sido extintos lá por 1962 e a linha ficou paralisada. Foi dado uma "recauchutada" em 65 para passar esses trens do ramal mineiro da Leopoldina. A foto de Irajá com pessoal mexendo na cancela é desse tempo. Ali estavam instalando a cancela para esses trens passarem. As estações já estavam desativadas e fechadas. o trem ia direto, apitando, devagar, e isso durou até fazer a ligação S Bento (Caxias) até Ambai. Acho até que nem tinham mais os desvios nas estações existentes. Na foto recente de Inhauma, dá pra ver tudo abandonado...A foto é justamente de quando parou o trafego na central, ramal Rio Douro. Tanto que às vezes em Pavuna o trem pra Barão de Mauá, vindo de Minas, ficava retido por um bom tempo, (horas?) para aguardar cruzamento de algum vindo de B Maua´, via Del castilho etc... Agora comentando o "O Globo" eu já tentei contatar eles pra fotos dos tues da EFCB era isso mesmo: cheio de 9 horas e antiquados... Fazer o quê? Resquicios do ... deixa pra lá. Este forum tá danado de bom!!!

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Mai 2012, 13:44

... E ainda mais: os carros metalicos da Leopoldina, fabricados pela Pidner, são dos anos 1970, já com ramal da Rio Douro definitivamente fechado, pois já havia a ligação SBento-Ambaí. Vaporosas passaram aí té 1962. Na Leopoldina acabaram por volta de 64, por aí...Foram tudo para o interior onde sobreviveram até 1969...por aí. Então repetindo os carros metalicos são do tipo que a Frateschi fez, eram de expressos, só que em cores vermelho e amarelo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 06 Mai 2012, 17:04

segue uma foto que está à venda no Mercado Livre a R$22,00 com titulo "Estrada de Ferro-Trem-Lambreta" . Por acaso é locomotiva 1088 da Central em linha da Rio Douro.Local não identificado.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante

Mensagem por HUGO CARAMURU » 09 Mai 2012, 10:40

Então, reparando um erro meu, aqui vão as fotos na quais pude confirmar que o site estava certíssimo!! Parabéns outra vez. Olha que vivi nesta região de 1955 ou 56 qdo dei por mim, e saí daí em 1986... O casarão da foto foi que abriu a luz. Nele morava uma colega de ginásio -que está no meu orkut. Também nesta caraão era a delegacia de polícia. Tenho foto (a procurar) Derrubaram ele ou parte dela e fizeram um supermercado lá pelos anos 1980 1981 ... por aí.

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 09 Mai 2012, 23:25

Hugo, a foto da cabine da Pavuna eu tentei postar no antigo fórum desativado, mas não consegui. Essa linha mista junto à cabine deu lugar à pista de descida da Av. Automóvel Club em direção à Acari após à desativação da ferrovia, pois até então a Automóvel Club era em mão dupla desde o cruzamento da Estrada de Botafogo até Pavuna. Estou certo? Outro detalhe: a estação de Acari, da qual me lembro bem, era semelhante à de Engenho da Rainha, mesmo tamanho e estilo. Agora me responda um detalhe: na época da Leopoldina {65} não havia nenhum desvio entre Del Castilho e Pavuna? Era realmente essa a razão dos grandes atrasos nos trens vindos de Minas?

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 09 Mai 2012, 23:43

Continuando o tópico anterior, os trens da Leopoldina passaram a utilizar o leito da Rio D´Ouro após 1965 para alcançar Minas via Japeri, Miguel Pereira, Avelar, etc.., bem como Vassouras e Valença. Mas até então, a Linha Auxiliar utilizava esse domínio, e consequentemente o tráfego de trens era por ali, pois não havia mais bitola métrica na Auxiliar desde os anos 40. E não havia atrasos?

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 10 Mai 2012, 23:46

Caramba, ainda não tinha visto as fotos !
Incríveis !
app

Abaixo, segue alguns documentos que encontrei em DOUs, durante as buscas a alguma tabela de horários ou quilometragens do ramal de Maria Angu/Penha, que ainda não encontrei.
Talvez não influencie muito nas nossas pesquisas, mas vale o registro e o conhecimento, além de serem bem curiosos:

Imagem
^^ Decreto falando sobre o transporte feito pela EFCB referente à duplicação da EF Rio d'Ouro e construção do ramal do Cais do Porto (07-12-1939)

Imagem
^^ Multa aplicada (em 10-04-1951) a uma companhia de bebidas, por ter afixado tabuleta no leito da ferrovia. Desde aquela época já existia poluição visual !
:D

Imagem
^^ Construção de viaduto na Av.das Bandeiras (atual Av.Brasil) sobre o leito da EFRdO. Data: 16-04-1951

Imagem
^^ Documento referente à Companhia de Cerâmica São José, situada em Acary, pelo visto junto à estação. Alguém chegou a conhecer esta empresa ? Talvez haja fotos dela pela internet, e quem sabe, da estação de Acari ...
Data: 23-04-1951

E agora um documento que me surpreendeu:
Imagem
^^ Demarcação de novos limites para as zonas industriais da cidade. No trecho marcado, cita-se a estação Engenho do Matto como ponto de referência, mas o documento é de 20 de julho de 1945 ! A estação ainda estava funcional nesta época ?! E Engenho da Rainha, que teoricamente foi construída para substitui-la ?

:WK:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Mai 2012, 18:02

Engraçado:
Nas fotos postadas pelo Hugo, estou encontrando dificuldades em encontrar coerência entre a posição do casarão e da estação se comparadas à segunda foto. :ttn:
Ao contrário, as fotos 2 e 3 parecem coerentes em relação à posição do casarão.
Tenho essa foto da Pavuna tirada sobre a ponte da divisa em resolução muito maior.
Em breve postarei. okk

Depois vou ler com calma esses documentos. Sexta-feira é sempre uma correria.
Literalmente falando, pois daqui a pouco jogarei um fut-sal.. :lol:
Editado pela última vez por Adenilson em 11 Mai 2012, 18:06, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Mai 2012, 18:05

Hugo. Vc tem essa foto em maior resolução?
Tem um morro lá ao fundo semelhante ao mostrado na foto da cabine da Pavuna.
Tem umas manchas na direção do fundo do trem :ttn:
Seria uma estação?
Seria absurdo palpitar que esse local é entre Acari e Pavuna?

HUGO CARAMURU escreveu:segue uma foto que está à venda no Mercado Livre a R$22,00 com titulo "Estrada de Ferro-Trem-Lambreta" . Por acaso é locomotiva 1088 da Central em linha da Rio Douro.Local não identificado.
Editado pela última vez por Adenilson em 16 Mai 2012, 15:59, em um total de 2 vezes.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”