Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
Enviado: 11 Abr 2012, 11:31
Adenilson, acho que juntei os pontos!
Este 3ª mapa que vc postou, me fez ligar os pontos e esclarecer várias coisas. Eu sempre achei estranho o viaduto do Arará sobre a Suburbana ter mais dois arcos após o muro, pro lado da Auxiliar e mais um pro lado da Leopoldina (dá para se ver isto no Google Street View). Liguei dois arcos à duas linhas na auxiliar. A auxiliar passava bem próxima à Suburbana naquele trecho, liguei os pontos. Se vc notar o 3º mapa que vc postou, o Ramal do Arará acessava a auxilar pelo lado esquerdo no sentido Vieira Fazenda, passado por cima dela. Hoje ela acessa a auxiliar pleo lado direito, sem passar por cima.
Fui atrás dos PAAs para tentar achar algo e encontrei o PAA 3392 de 1940(época da cosntrução do Japeri-Arará) que mostra não só as ruas projetas na construção do viaduto da Suburbana e do Arará, como mostra os leitos das EF e de bondes. A única diferença do PAA para a realidade é que o viaduto levou uns 30 anos pra ser cosntruído, mas as pistas já tinham sido definidas e alargadas em 1940.
Pelo que eu entendi então, acho que se encaixa perfeitamente com a linha do tempo:
1- Em 1928 a auxiliar passava originalmente pela curva mostrada na aerografia indo até proximo a Suburbana atual (lembre-se que em 1928 a Suburbana passava rente ao Depóstito do Exército) e retornando em outra curva até o leito atual e a Suburbana tinha sua posição original com passagem de nível com a Leopoldina.
2- O ramal Japeri-Arará foi construído em 1939 com os viadutos que estão lá até hoje com aparência antiga e semelhante sobre a Leopoldo Bulhões, a Leopoldina, a Suburbana e a Auxiliar. Para as duas última foi construído um só viaduto, com a alteração e alargamento do traçado da Suburbana para o atual, já que pelo antigo leito, ocorreria um cruzamento triplo (Japeri, Suburbana, Leopoldina). Um detalhe é que o da Av. Brasil não foi construído na mesma época simplesmente pq não existia Av. Brasil. Esse só foi construído na década de 70 quando foi feita a elevação de todo o trecho inicial dela e por isso é o único diferente.
Esse viaduto maior tinha 4 arcos, um para bondes que vinham pela Suburbana original modificada, um maior para o novo leito da Suburbana, e outros dois para a Auxiliar, sendo que um deste dois foi modificado, passado a ter uma maior altura, talvez pela eletrificação do ramal.
3- Em alguma data posterior, talvez por razões operacionais, o leito da auxiliar foi modificado para o atual, onde já passava o Arará, para que o Arará entroncasse o seu leito pelo lado direito, não mais passado por cima. E aí ele foi desviado logo após Vieira Fazenda, antes do entroncamento com o Arará e retilinizado até atrás da CCPL, passando à atual configuração.
E por fim ainda achei o PAA 684 de 1914 que mostra o leito da auxiliar cruzando com a Viíva Cláudio e mostrando o local de Heredia de Sá antes da Rua Viúva Cláudio junto a esta no snetido Vieira Fazenda. Acho que agora não tem erro quanto a localização. PAAs dificilmente tem erros.
Enfim, aprendi a postar imagens, hehe...
Os PAA estão reduzidos para a visualização do fórum não ficar estranha. Se quiserem ver os PAA maiores em detalhes é só olhar no site da SMU.
Fora do assunto: Notaram que a EF Leopoldina no PAA está com apenas um leito a partir da CCPL? Explicável?
Este 3ª mapa que vc postou, me fez ligar os pontos e esclarecer várias coisas. Eu sempre achei estranho o viaduto do Arará sobre a Suburbana ter mais dois arcos após o muro, pro lado da Auxiliar e mais um pro lado da Leopoldina (dá para se ver isto no Google Street View). Liguei dois arcos à duas linhas na auxiliar. A auxiliar passava bem próxima à Suburbana naquele trecho, liguei os pontos. Se vc notar o 3º mapa que vc postou, o Ramal do Arará acessava a auxilar pelo lado esquerdo no sentido Vieira Fazenda, passado por cima dela. Hoje ela acessa a auxiliar pleo lado direito, sem passar por cima.
Fui atrás dos PAAs para tentar achar algo e encontrei o PAA 3392 de 1940(época da cosntrução do Japeri-Arará) que mostra não só as ruas projetas na construção do viaduto da Suburbana e do Arará, como mostra os leitos das EF e de bondes. A única diferença do PAA para a realidade é que o viaduto levou uns 30 anos pra ser cosntruído, mas as pistas já tinham sido definidas e alargadas em 1940.
Pelo que eu entendi então, acho que se encaixa perfeitamente com a linha do tempo:
1- Em 1928 a auxiliar passava originalmente pela curva mostrada na aerografia indo até proximo a Suburbana atual (lembre-se que em 1928 a Suburbana passava rente ao Depóstito do Exército) e retornando em outra curva até o leito atual e a Suburbana tinha sua posição original com passagem de nível com a Leopoldina.
2- O ramal Japeri-Arará foi construído em 1939 com os viadutos que estão lá até hoje com aparência antiga e semelhante sobre a Leopoldo Bulhões, a Leopoldina, a Suburbana e a Auxiliar. Para as duas última foi construído um só viaduto, com a alteração e alargamento do traçado da Suburbana para o atual, já que pelo antigo leito, ocorreria um cruzamento triplo (Japeri, Suburbana, Leopoldina). Um detalhe é que o da Av. Brasil não foi construído na mesma época simplesmente pq não existia Av. Brasil. Esse só foi construído na década de 70 quando foi feita a elevação de todo o trecho inicial dela e por isso é o único diferente.
Esse viaduto maior tinha 4 arcos, um para bondes que vinham pela Suburbana original modificada, um maior para o novo leito da Suburbana, e outros dois para a Auxiliar, sendo que um deste dois foi modificado, passado a ter uma maior altura, talvez pela eletrificação do ramal.
3- Em alguma data posterior, talvez por razões operacionais, o leito da auxiliar foi modificado para o atual, onde já passava o Arará, para que o Arará entroncasse o seu leito pelo lado direito, não mais passado por cima. E aí ele foi desviado logo após Vieira Fazenda, antes do entroncamento com o Arará e retilinizado até atrás da CCPL, passando à atual configuração.
E por fim ainda achei o PAA 684 de 1914 que mostra o leito da auxiliar cruzando com a Viíva Cláudio e mostrando o local de Heredia de Sá antes da Rua Viúva Cláudio junto a esta no snetido Vieira Fazenda. Acho que agora não tem erro quanto a localização. PAAs dificilmente tem erros.
Enfim, aprendi a postar imagens, hehe...
Os PAA estão reduzidos para a visualização do fórum não ficar estranha. Se quiserem ver os PAA maiores em detalhes é só olhar no site da SMU.
Fora do assunto: Notaram que a EF Leopoldina no PAA está com apenas um leito a partir da CCPL? Explicável?