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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 11 Abr 2012, 11:31
por Francisco Amaral
Adenilson, acho que juntei os pontos!
Este 3ª mapa que vc postou, me fez ligar os pontos e esclarecer várias coisas. Eu sempre achei estranho o viaduto do Arará sobre a Suburbana ter mais dois arcos após o muro, pro lado da Auxiliar e mais um pro lado da Leopoldina (dá para se ver isto no Google Street View). Liguei dois arcos à duas linhas na auxiliar. A auxiliar passava bem próxima à Suburbana naquele trecho, liguei os pontos. Se vc notar o 3º mapa que vc postou, o Ramal do Arará acessava a auxilar pelo lado esquerdo no sentido Vieira Fazenda, passado por cima dela. Hoje ela acessa a auxiliar pleo lado direito, sem passar por cima.
Leito original.JPG
Fui atrás dos PAAs para tentar achar algo e encontrei o PAA 3392 de 1940(época da cosntrução do Japeri-Arará) que mostra não só as ruas projetas na construção do viaduto da Suburbana e do Arará, como mostra os leitos das EF e de bondes. A única diferença do PAA para a realidade é que o viaduto levou uns 30 anos pra ser cosntruído, mas as pistas já tinham sido definidas e alargadas em 1940.
PAA 3392_mini.JPG
Pelo que eu entendi então, acho que se encaixa perfeitamente com a linha do tempo:

1- Em 1928 a auxiliar passava originalmente pela curva mostrada na aerografia indo até proximo a Suburbana atual (lembre-se que em 1928 a Suburbana passava rente ao Depóstito do Exército) e retornando em outra curva até o leito atual e a Suburbana tinha sua posição original com passagem de nível com a Leopoldina.
Suburbana-Auxiliar Original.JPG
2- O ramal Japeri-Arará foi construído em 1939 com os viadutos que estão lá até hoje com aparência antiga e semelhante sobre a Leopoldo Bulhões, a Leopoldina, a Suburbana e a Auxiliar. Para as duas última foi construído um só viaduto, com a alteração e alargamento do traçado da Suburbana para o atual, já que pelo antigo leito, ocorreria um cruzamento triplo (Japeri, Suburbana, Leopoldina). Um detalhe é que o da Av. Brasil não foi construído na mesma época simplesmente pq não existia Av. Brasil. Esse só foi construído na década de 70 quando foi feita a elevação de todo o trecho inicial dela e por isso é o único diferente.
Esse viaduto maior tinha 4 arcos, um para bondes que vinham pela Suburbana original modificada, um maior para o novo leito da Suburbana, e outros dois para a Auxiliar, sendo que um deste dois foi modificado, passado a ter uma maior altura, talvez pela eletrificação do ramal.
Suburbana-Auxiliar-Japeri 1940.JPG
3- Em alguma data posterior, talvez por razões operacionais, o leito da auxiliar foi modificado para o atual, onde já passava o Arará, para que o Arará entroncasse o seu leito pelo lado direito, não mais passado por cima. E aí ele foi desviado logo após Vieira Fazenda, antes do entroncamento com o Arará e retilinizado até atrás da CCPL, passando à atual configuração.

E por fim ainda achei o PAA 684 de 1914 que mostra o leito da auxiliar cruzando com a Viíva Cláudio e mostrando o local de Heredia de Sá antes da Rua Viúva Cláudio junto a esta no snetido Vieira Fazenda. Acho que agora não tem erro quanto a localização. PAAs dificilmente tem erros.
PAA 684_Mini.JPG
PAA 684_zoom.JPG
Enfim, aprendi a postar imagens, hehe...
Os PAA estão reduzidos para a visualização do fórum não ficar estranha. Se quiserem ver os PAA maiores em detalhes é só olhar no site da SMU.

Fora do assunto: Notaram que a EF Leopoldina no PAA está com apenas um leito a partir da CCPL? Explicável?

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 11 Abr 2012, 17:16
por DadoDJ
Amaral, agora foi show !
Arrebentou, cara ! Nossa, altas revelações e descobertas ... legal !
Quero inclusive pedir desculpas e explicar minha ausência: a carga horária no serviço está muito alta, tenho saído mais de uma hora depois do horário normal, e ainda faço uns bicos depois. Quando chego em casa ainda estudo para um concurso público para me livrar desse sufoco, mas tá dificil ...
Sendo assim, quase não tenho entrado aqui, e quando entro, não tem dado tempo de comentar e me aprofundar muito no assunto. De qualquer forma, pelo menos uma vez por dia eu entro pra pelo menos desbloquear o cadastro dos novos usuários, isso não tem como eu não fazer.
Mais uma vez quero parabenizar o Amaral pela fantástica narrativa. Estou eufórico e ansioso para voltar logo com tudo aqui no fórum, tenho uns documentos muito legais que encontrei em relatórios ministeriais antigos e quero posta-los logo, mas além de tudo ainda estou sem internet em casa temporariamente.
Mas em breve estarei de volta.
Enquanto isso, posso apenas assistir ao show de vocês aqui e aplaudir, claro.
app app app

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 11 Abr 2012, 21:54
por Melekh
Companheiros foristas,


Pude ver que temos novos companheiros e já chegaram mostrando para o que veio, show!!!

Dado, amigão, muita luta, admiro a sua perseverança e tenha certeza, conhecendo como te conheço, ira conseguir alcançar a sua meta.

Adenilson, muito bom o material, as colocações.

Por motivos de trabalho, viagens e etc., não tenho tido tempo para postar aqui no fórum, porem estou lendo aos poucos as postagens e dentro das possibilidades, irei postando documentos, fotos comentários nos diversos tópicos, mas... vou tecendo aqui alguns comentários, vejamos;


Sobre Cesário Machado e Maria da Graça:

Sobre a Estação/Parada Cesário Machado, acredito que na época da sua existência o trecho era em linha singela e métrica, pois podemos ver na reportagem de “O Malho” que a ferrovia somente passou a ter duas linhas a partir de 1924 e não vi nenhum Mapa após 1911, sobre esta ferrovia, segue a reportagem abaixo.

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Logo é muito provável que ocorreu alterações em seu leito, decorrente da duplicação da via.

Também é fato que Cesário Machado só atendeu a E.F. Melhoramentos, sem que a E.F. rio D’Ouro se utilizasse dela.

Vide o mapa abaixo:

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Já a Estação de Maria da Graça, (inaugurada em 1929) veio a existir na época da E.F.C.B., inclusive a E.F. Rio D’Ouro já havia sido incorporada pela E.F.C.B.

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A dúvida é se a estação Maria da Graça era compartilhada pela L.Auxiliar e pela antiga E.F.R.D. ou se cada uma tinha a sua própria Estação.



Coloco aqui uma foto próxima a Passagem de Nível que existia próximo a Fabrica G.E., notem que ao fundo parece haver resquícios prováveis da Estação/Parada Cesário Machado.


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Comparem com esta foto.


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Notem as árvores ao fundo marcada com circulo vermelho em ambos os locais das prováveis estações Cesário Machado e Maria da Graça.

Provável Estação Maria da Graça.

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Seria bom se o Adenilson tivesse uma foto das aerofotografias de 1928, retratando o local, poderíamos ter mais bases.

Continua...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 00:38
por Adenilson
Amaral, antes de tudo excelente a sua explicação. Concordo totalmente com você em relação à fundamental razão da construção de Arará para a mudança do traçado da Melhoramentos ali, mas
sobre o traçado que vc fez, tenho umas pequenas ressalvas. Vamos lá!

Assim que postei esse mapa vi essa adjacência da linha de Arará do lado oposto onde seria, mas raciocinei o seguinte:
Não faz muito sentido a linha de Arará cruzar em nível a Melhoramentos; uma vez que a parte elevada de Arará é sobre a Suburbana apenas; fazer uma curva fechada para tangenciar a Melhoramentos do outro lado e uma vez no próprio leito da auxiliar ir realizando desvios até novamente passar a estar do lado direito da mesma (sentido V.Fazenda).
Para mim o que ocorreu foi que houve o acréscimo da linha de Arará no guia rex, mas eles esqueceram de atualizar o pedaço do traçado da Melhoramentos modificado. Vamos aguardar novas pesquisas, mas para mim, é isso!
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Veja abaixo o tarçado que seria mais coerente a a representação da estação Herédia de Sá feita por uma face de locomotiva azul. Herédia de Sá estava onde apontam os guia rexs mais modernos, mesmo que na época de algum deles, a estação já tinha sido desativada. :WK:
Veja inclusive que o trecho já está retilíneo.

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Mudando o foco direto do assunto, tive uma outra interpretação do PAA brilhantemente achado por você. Interpretei que haviam 4 linhas que eram oriundas da auxiliar a essas passavam em baixo do viaduto da linha de Arará com o arco que estaria sobrando hoje. Essas linhas poderiam ser um pátio ferroviário que existia ali naquela época, mas não em 1928, pois na foto desse ano não há nada por ali.
Interpretei portanto o PAA como o mapa imediatamente acima (locomotiva azul) acrescentada de 4 linhas.
Sobre o que vc falou, não interpretei um par de linhas pontilhadas como um trilho e sim como dois, uma vez que a Melhoramentos tinha 2 linhas nessa época, portanto explicando que a Leopoldina possuia pelo PAA, também 2 linhas, mas dada essa convenção, Arará também possuia 2 linhas :O . Dê um zoom no viaduto de Arará e verás que havia espaço para uma outra linha.


Dada as premissas acima e a foto de 1928, acho que vc aproximou demais a Auxiliar da Suburbana no traçado antigo. Veja na foto de 1928 que ela não tangencia a Suburbana como vc representou e sim, mantém alguma distância.

Para entenderes o que quis dizer, refiz o croqui dada as explicações acima e também baseado no PAA, o esquema seria o abaixo:

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Sobre o PAA de 1914, estou surpreso. A estação aparece já onde passaria a ser representada definitivamente.
Tenho 3 palpites.
1) A parada Herédia de Sá representada em 1910 poderia ser de madeira e houve alteração até 1914.
Para saber isso, teremos que tentar achar PAA's entre esses 2 anos. Caso tenha existido essa parada depois da V.Cláudio (sentido V.Fazenda), representei acima com os círculos concêntricos bege.
2) O mapa de 1910 está errado ou houve alteração do traçado da Viúva Cláudio, coisa que também não acredito.
3) A estação Herédia de Sá sempre foi antes da Viúva Cláudio (sentido V.Fazenda) e poderia teria sido modificada apenas de posição com a mudança de traçado da linha.
Em cima do palpite 3, tenho 2 subdivisões.

3a) A estação foi modificada de lugar com a construção da linha de Arará e antes disso, estaria no local onde representei com um círculo concêntrico lilás e escrito local novo pouco provável. Coloquei assim, caso realmente tenha ocorrido a parada depois da V.Cláudio. Depois da mudança, a estação teria sido deslocada para um local onde escrevi local novo-mais provável.

3b) Com a mudança envolvendo a construção da linha de Arará, a estação foi demolida e não foi reconstruída, não havendo local mais novo. Acho essa hipótese mais remota.

Obs: No esquema que fiz do google earth, eu representei 2 épocas diferentes, uma vez que o PAA mostra essas 4 linhas extras, mas mostra o trecho da auxiliar já definitivo como conhecemos hoje.
O que eu fiz de fato foi uma composição de épocas.


Acho que escrevi muito de novo.

Qualquer coisa, estarei aqui para explicar.

Abraço a todos. okk

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 09:18
por Adenilson
Grande Melekh, tudo bom?

Rapaz, tenho 2 aspectos a comentar sobre a questão levantada por você.

1) Tudo indica como você muito bem disse que Cesário Machado existiu no período de linha singela da Melhoramentos. Também acredito nisso.
Temos aí 2 questões:
a) Se ela era do lado esquerdo, sentido Del Castilho, então os resquícios poderiam permanecer depois da duplicação da linha, mas se era do lado direito, então a parada
foi demolida para dar espaço ao novo leito.

Sobre a foto acima, não me parece o mesmo lugar. Digo isso, pois no lado inferior da foto há uma rua. Se o trem estiver (na foto) indo para o centro, então a rua de paralelepípedos estaria em diagonal com inclinação no sentido horário da foto.
Além do mais, a elevação que vimos (talvez uma plataforma) ficava em um local que não seria mais possível ver a Miguel Ângelo do ângulo da foto em preto e branco, pois esta estaria bem atrás do fotógrafo.

2) Outro aspecto por outro lado é que o local está favelizado e as palmeiras podem ser do local indicado por você. Sendo assim eu arriscaria; caso a foto seja da região;
que a rua abaixo poderia ser a Comendador Gracindo de Sá mostrando um trem se aproximando de Vieira Fazenda, que estaria fora da foto a esquerda.
Como existe uma curva em direção a Cesário Machado, isso poderia explicar as palmeiras.
Repare que tudo indica que há ao fundo não é uma plataforma e sim um 3º trilho em ângulo muito rasante, pois vejo dormentes saindo dos mesmos.

Portanto eu chutaria que sendo o local, a foto poderia ser do pátio superior de Vieira Fazenda, o que também seria justificado pelo trem voltando pela 2ª linha, sendo a 1ªlinha a mais ao fundo.


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Sobre Maria da Graça, a minha opinião é que durante um perído, o eu eu chutaria entre os anos 30, 40 e no máximo abrangendo parte dos 50, cada ferrovia tinha a sua plataforma.
Depois por algum motivo, talvez a demanda de fluxo da linha de Arará, a plataforma tenha sido comum entre as duas linhas (foto do Ermakoff) e a plataforma de Rio D'ouro foi desativada.
A estação da foto do Ermakoff estaria substituindo a estação original de M.Graça.

Aguarde o meu dossiê, pois estou potando as estações na ordem.

A próxima será Cesário Machado na aerofotografia de 1928.

Tenham todos um excelente dia!

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 09:22
por Melekh
Companheiros,


Coloco aqui dados sobre o Ramal do Cais do Porto, que foi criado posteriormente em relação à Herédia de Sá, seguido de alguns mapas.

Vejamos.

Índice do Ramal.


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Mapa de 1900.



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Mapa mais recente.


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Neste Mapa mais recente, vocês poderão notar que antes de Herédia de Sá, havia uma saída para o Ramal do Exercito, hoje Escola para o PAC e também uma linha que se prolonga próximo a mesma saída.


Continua...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 09:29
por Adenilson
Grande Melekh.

Grandes postagens!

O que mais chamou atenção nessas suas postagens é que aparece outro mapa mostrando Herédia de Sá depois da Viúva Cláudio.
Então o mapa de 1910 estava certo?!?!?!
Quem sabe não ocorreu uma mudança entre 1900 e 1904 na posição da estação?
Deveria ser uma parada de madeira e pode ter sido deslocada facilmente.
Acho que muito tempo depois, a mesma virou estação.

Sobre Herédia de Sá ter sido inaugurada em 1908, talvez oficialmente, pois o mapa que vc postou contando a parada é de 1900 :ttn:

Sobre a localização da versão mais moderna de H.Sá, acho que foi no local apontado por mim, pois é possível ver o afastamento nos trilhos para a conformação da plataforma, a não ser que esse afastamento seja justificado por outro motivo okk

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 09:45
por DadoDJ
Este prolongamento de linha, além do ramal militar mostrado na imagem, não seria uma representação da linha do metrô ?
E inclusive o ramal militar está saindo desta linha, em um traçado desenhado equivocadamente.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 11:00
por Melekh
Continuando.



Imagem


Data: 15 de Julho de 1945 – A Linha Auxiliar no trecho Derbi Clube - Honório Gurgel ==> O processo de Eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil e requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica


A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/

__________________________________________________

Continuando:

Fonte: A formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro o resgate da sua memória – Hélio Suevo; na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.


Podemos ver que até 1924, a Linha Auxiliar era em Bitola métrica e singela (uma única linha)

Vide as reportagens abaixo:

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Continua...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Abr 2012, 11:51
por Melekh
Grande Adenilson, tudo ótimo!

Realmente, caso Cesário Machado tivesse sua plataforma no lado esquerdo no sentido Del Castilho, é possível que exista alguma coisa ainda que possa ser achada, mas se for do lado direito da linha, indo para Del Castilho, só milagre!

Sobre o que você comentou...


“ a rua abaixo poderia ser a Comendador Gracindo de Sá mostrando um trem se aproximando de Vieira Fazenda, que estaria fora da foto a esquerda.... Repare que tudo indica que há ao fundo não é uma plataforma e sim um 3º trilho em ângulo muito rasante, pois vejo dormentes saindo dos mesmos.”

Eu pergunto: O 3º trilho poderia ser o que ligaria a Fábrica GE?

Já foi postado no TGVBR um ônibus antigo cruzando a Miguel Ângelo e na Cancela constava quatro (04) linhas, mas como se a L. Auxiliar não possui quatro linhas?


Imagem


Sobre Maria da Graça, acredito também que cada ferrovia tivesse a sua plataforma, mas tem um detalhe.

Após a extinção do Ramal do Caju, a E.F.R.D, partia de Francisco Sá e também já chegou partir inclusive de São Francisco Xavier (E.F. do Norte), eu já vi um documento postado sobre isso.
Bom, acontece que a E.F. Rio D’Ouro, fora absorvida pela E.F.C.B., passando a usar a Linha Auxiliar até Del Castilho para o seu trajeto, sendo assim construiriam uma estação diferente, já que poderiam utilizar a da L. Auxiliar?

Adenilson, muito boa as fotos aerofotograficas de 1928.

Em tempo: você comentou algo sobre foto da estação Inhaúma, conseguiu?

Abração!