DadoDJ escreveu:Pessoal, encontrei o documento que tanto procurava.
Mais tarde vou tentar e entrar aqui e postar ambos, a imagem aérea e o tal documento que pode (ou não) revelar uma estação desconhecida para nós até o momento ...
Aguardem ...

Vamos aos fatos !

Bem, vocês devem se lembrar que quando fui ao AGCRJ vi uma imagem aérea da região de Brás de Pina, Cordovil, Vila da Penha e arredores que me intrigou um bocado. O motivo: uma casinha muito semelhante a uma estação e com acesso aparentemente apenas pelos trilhos !

Pois bem, como fiquei encucado com esta imagem, a encomendei também, junto com os outros 10 arquivos com imagens de outras regiões.
Vejam abaixo a imagem original: Abaixo, a área em destaque com o número 1 na imagem original:

Abaixo a imagem em destaque com o número 2 na imagem original:

Quando vi a imagem aérea em casa fiquei pensando ... eu havia visto uns 3 ou 4 documentos antigos falando sobre uma estação da EF do Norte chamada "Kilometro 10" ou simplesmente "Km10". Eu sempre pensei que essa estação fôsse um nome antigo ou primitivo de alguma das estações entre Penha e Cordovil, no caso poderia ser Penha Circular ou Brás de Pina. Mas quando eu vi a imagem aérea me surgiu uma suspeita ...
Então caí dentro das pesquisas ! Procurei hoje um desses documentos que falam sobre essa estação ou parada "Km10" e encontrei. Vejam abaixo:

Resolvi na hora do meu almoço na casa dos meus pais instalar o Google Earth (não tinha) no computador da minha irmã e ver a distância entre a estação inicial da EF do Norte, na época ainda São Francisco Xavier, e esta casinha suspeita. Vejam o que deu, as imagens falam por si: A mesma imagem do Google Earth acima, em destaque abaixo, na mesma posição da imagem antiga (não pude fazer ainda a superposição ...)

E então ?