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Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 00:15
por Adenilson
ESTAÇÃO MARIA DA GRAÇA.

Pessoal,
Tenho algumas coisas para dizer sobre essa estação e para elaborar o meu raciocínio, terei que repetir algumas fotos que vocês conhecem bem e juntar com outras inéditas.

1) Foto postada pelo forista Melekh da Estação de Maria da Graça no ano de sua inauguração. A foto de perfil mostra uma cobertura, porém essa cobertura não é algo separado do prédio e sim uma continuação natural do telhado do mesmo.
Na foto de baixo, aparece a frente da estação.
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2) Foto de 1934 que já postei aqui, porém agora está com maior resolução. Veja como a plataforma foi aumentada em relação ao projeto original (vide aerofotografia de 1928).
O lado esquerdo é para a direção Vieira Fazenda e o direito para Del Castilho. Por isso a estação aparece com 2 janelas por módulo, pois está vista de fundos. Acima vista de frente, possui 1 janela por módulo.
Pergunto o seguinte: Há excesso de mato, mas o concreto está com uma continuação estranha a esquerda. Será que já havia uma segunda plataforma, sendo esta da Rio D'ouro ou ainda não?
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3) Agora começa a polêmica. Veja uma reportagem da revista O Cruzeiro de 1948 e veja como há 2 plataformas. O prédio ao fundo parece o original da Melhoramentos, porém com a continuidade da cobertura da foto 1, demolida. Fizeram uma cobertura a parte abrangendo um comprimento maior.
O Dado tinha falado que a casinha ao fundo seria o galpão que lá existe hoje, mas acho que é o prédio original da estação visto de mais perto. Para ser o galpão, uma construção robusta, as plataformas teriam que estar mais longe uma da outra.
A plataforma onde está o fotógrafo me parece ser a estação da Rio D'ouro. Reparem também que a linha que aparece na foto parece ser mista.
Reparem também que não dá para ver a cobertura da plataforma da Rio D'ouro (objeto da reportagem) por estar tudo preto e sem resolução, mas olha a saliência na suportação da cobertura.
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4) Agora a foto do Ermakoff. Quando vi essa foto pela primeira vez, eu tinha quase certeza que essa plataforma era a mesma onde estava o fotógrafo na foto 3, ou seja da Rio D'ouro.
Depois reparei o seguinte: Essa plataforma está com trilhos para trens elétricos (vejam os cabos), então algo surgiu na minha cabeça.
Ao fundo há pilares, os quais cheguei a conclusão que seriam uma estação desativada já sem a plataforma, mas com os pilares engastados no solo.
Mudei de idéia e cheguei a conclusão que essa plataforma de fato estava substituindo o prédio original das fotos 1, 2 e 3 e que a estação abandonada ao fundo seria o objeto da reportagem da foto 3 dessa seqüência.
Sendo assim na foto abaixo, o fotógrafo estaria voltado para Vieira Fazenda.
Segundo o responsável pelo Galpão, um portão existente lá até hoje, era o acesso dos passageiros à plataforma da estação.
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5) Ao visitar o galpão, que a princípio poderia ter sido a estação, com o Melekh, fui informado que a plataforma da estação era mais próxima aos trilhos que o galpão.
Pela minha ótica, o prédio original estaria muito próximo do galpão, porém discretamente mais voltado para a linha férrea.
Como o prédio original tinha duas linhas voltadas para o mesmo lado da plataforma, sendo atendida apenas por uma, então juntei as informações e concluí junto com o explicado no item 4 que realmente a foto acima já é de uma estação que substituira o prédio original, uma vez que a foto do site do Ermakoff mostra um trilho de cada lado da plataforma, sem contar o 3º trilho, mais afastado.
Abaixo reparem como a face tem janelas dispostas a uma distância que lembra a estação original.
Como não nos foi permitido bater fotos do interior do galpão, não foi possível chegar a alguma conclusão, até porquê as janelas em questão estão facilmente disponíveis no mercado da construção civil.
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6) Agora a foto inédita que praticamente atesta que os pilares da foto 4 são de uma estação abandonada.
A reportagem é sobre a Rua Antônio de Freitas (fotógrafo voltado para V.Fazenda). Reparem os pilares a direita. Os mesmos da foto 4.
Mais a frente um caminho em direção aos trilhos. Daria acesso a estação? Ou acesso está atrás do fotógrafo?

A foto é de 1958.
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Conclusão: Houve 2 plataformas de trem de Maria da Graça, uma para a Melhoramentos e outra para a Rio D'ouro entre a década de 30 ou 40 até algum momento da década de 50.
Em algum momento, essa plataforma da Rio D'ouro foi demolida e das duas uma:
Os trens da Rio D'ouro partilhavam a plataforma com a auxiliar (vide bitola mista na foto 4) ou simplesmente não paravam mais lá. Talvez até as 2 coisas em momentos diferentes.

O Dado já postou documentos onde na relação de estações, depois de Francisco Sá, vinha apenas Del Castilho. :ttn:

Aguardarei comentários, o que vocês acham?

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 00:26
por DadoDJ
Infelizmente só terei duas coisas a dizer, por enquanto, pois estou caindo em cima do teclado, de tanto sono:

1-Que foto bacana, Adenilson ! Os pilares sanam praticamente todas as dúvidas em relação ao posicionamento das plataformas, da estação e do funcionamento das ferrovias que passavam pelo local. Só falta saber com certeza como as linhas e plataformas eram partilhadas. Parabéns pelo registro, a foto é ótima, show de bola !
2-Nossa, Maria da Graça era uma roça, já em 1958 ! ! !
:P :P :P

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 12:05
por Melekh
Adenilson,


Sua linha de raciocio está correta, porém vou tecer alguns comentários.

A Estação Maria da Graça da E.F.C.B. foi crianda primeiro e com o traçado da E.F.R.D. mundo para a o Leito da Auxiliar, foi feita uma nova Estação de uso exclisivo.

Posteriormente a Estação da E.F.C.B., fora desativada para trens de passageiro e passou a funcionar como oficinas ou semelhante.

Logo adaptaram a Plataforma da E.F.R.D. para ambos os ramais, por isso a bitola mista.

Conjecturas....

Breve abrirei um Tópico com a Rio D'Ouro saindo de Francisco Sá e farei a separação entre as Estações de Maria da Graça.

Aguardem!

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 12:22
por Melekh
Fotos ineditas.


Estação Wall Mart - Monhangaba



Desta estação saia o ramal da Fábrica.

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Mapa do Ramal


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https://lh5.googleusercontent.com/-_Z31 ... %25206.JPG


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Não aconcelho o transito pelo local, pois é area confragada, territorio de milicias.


Abraço aos companheiros.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 14:19
por DadoDJ
Show de fotos, Melekh !

É uma pena ver uma estação que poderia ser tão importante, largada ... desperdício de dinheiro público.

Parabéns pelos registros !

Valeu !

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 22:32
por Adenilson
Melekh,
Acho que entendi o que você quis dizer, mas complemento dizendo que acho que a Melhoramentos não foi criada no traçado da Rio D'ouro.
O que deveser enfatizado e nesse ponto, você está certíssimo, é que por exemplo na estação Maria da Graça original, paravam trens da Rio D'ouro ou pelo menos poderiam parar e trens da Melhoramentos.
A plataforma era única, mas a bitola era métrica para ambas as ferrovias.

Com os documentos que estão sendo postados pelo Dado, que os trens da Rio D'ouro passaram a sair de Praia Formosa já na década de 10 (séc XX), mesmo que alguns trens da Rio D'ouro ainda saissem do Cajú, percebemos que os tren da Rio D'ouro passaram por ali ainda no período da Melhoramentos com linha singela.

O que eu quero enfatizar é que houve sim 2 plataformas individuais para cada ferrovia depois de uma determinada época e algum motivo fez com que uma das plataformas, no caso da Rio D'ouro fosse desativada, voltando os trens das duas ferrovias, provavelmente a dividirem uma única plataforma.

Uma das causas prováveis teria sido a eletrificação?

O que é mais estrenho nessa estória é que os trens de Arará e da Rio D'ouro teriam que cruzar as linhas em X ao chegar no pátio de Del Castilho.
Como a Rio D'ouro já vinha de Triagem a partir de uma determinada época, se a sua linha estivesse mais no canto direito (subida) que Arará, elas teria que se cruzar logo no entroncamento das duas em Herédia de Sá.

Moral da estória: O cruzamento em "X" era inevitável


Melekh escreveu:Adenilson,


Sua linha de raciocio está correta, porém vou tecer alguns comentários.

A Estação Maria da Graça da E.F.C.B. foi crianda primeiro e com o traçado da E.F.R.D. mundo para a o Leito da Auxiliar, foi feita uma nova Estação de uso exclisivo.

Posteriormente a Estação da E.F.C.B., fora desativada para trens de passageiro e passou a funcionar como oficinas ou semelhante.

Logo adaptaram a Plataforma da E.F.R.D. para ambos os ramais, por isso a bitola mista.

Conjecturas....

Breve abrirei um Tópico com a Rio D'Ouro saindo de Francisco Sá e farei a separação entre as Estações de Maria da Graça.

Aguardem!

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 22 Abr 2012, 23:46
por Melekh
Adenilson,

O que eu quis disser foi o seguinte:

Com o nascimento do bairro de Maria da Graça, veio a estação e quem detinha o leito era a E.F. Melhoramentos, na época já E.F. Central do Brasil, logo a estação primeira de Maria da Graça pertencia a L. Auxiliar.

Como a E.F.R.D., foi absorvida pela E.F.C.B., foi feita uma estação exclusiva para atender a demanda de passageiros que utilizava a Rio D’Ouro.

Com a possível transformação em galpão da Estação Maria da Graça da L.Auxiliar, a Estação da Maria da Graça da E.F.R.D. passou por reformas e foi compartilhada pelas duas ferrovias.

Agora para termos certeza disso, seria bom averiguar a kilometragem de cada estação.

Quanto à saída de trens da Rio D’Ouro, já vi documentos em que eles saiam de São Francisco Xavier – (Estação da E.F. Norte), Ilha das Moças (E.F. Melhoramentos), Caju, Francisco Sá, Alfredo Maia, etc.

Estes trens já passavam pela L. Auxiliar em diversas épocas, antes mesmo da criação de Maria da Graça, parando inclusive em Cesário Machado, mas eu só citei isso, quando oficialmente eles passaram a circular, já como E.F.C.B., saindo de Francisco Sá, época da bitola mista.

Tem muita coisa ainda a ser descoberta...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 23 Abr 2012, 14:14
por DadoDJ
Que lástima !
Baixei hoje todas as imagens aéreas postadas pelo Adenilson para fazer as suerposições no Google Earth, mas olha o que está acontecendo com o meu computador (o velhinho):
GETilt.JPG
Isso está acontecendo com o o meu "desktop" que queimou ao mesmo tempo um pente de memória e a placa de vídeo (256mb). Como tinha outro pente de memória e placa de vídeo on-board, continuei usando o pc mesmo assim, mas pelo visto a placa de vídeo onboard não dá conta de suportar o Google Earth.
Mais uma tarefa para meu notebook resolver ... infelizmente só mais tarde terei acesso a ele, deixei na casa dos sogros ...
Aguardem ...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 24 Abr 2012, 10:10
por Adenilson
Melekh,

Beleza. Entendi tudo, mas uma coisa é uma certeza matemática.
Um dia a estação de Maria da Graça teve 2 plataformas. Não estou me baseando apenas nas fotos do Ermakoff e do Cooreio da Manhã, mas principalmente por um PAA da década de 40 postado no TGVBR mostrando as duas plataformas.
Respondendo à sua paergunta, as 2 plataformas eram praticamente alinhadas.
Imagino que a parte central da Plataforma da Rio D'ouro tenha sido na altura da Domingos de Barros.

Vou procurar esse PAA. O problema é saber qual o período de funcionamento das duas plataformas com tráfego. Para mim até agora, entre as décadas de 30 e 50 okk

Dado: Tomara que você consiga resolver o problema do seu PC. O meu monitor no PC de casa também está nas últimas.
De qualquer forma, tomara que o homem já tenha dominado o espaço quando a terra estiver desse jeito que estava no seu PC.
Não quero estar por aqui se a Terra ficar assim. :lol: okk

A propósito, hoje a noite tentarei postar aerofotografias e fotos do local das estações Del Castilho, Cintra Vidal e Terra Nova.
Essas três são fotos que vocês já conhecem, porém com resolução muito melhor!

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 24 Abr 2012, 14:50
por DadoDJ
Adenilson escreveu:Dado: Tomara que você consiga resolver o problema do seu PC. O meu monitor no PC de casa também está nas últimas.
De qualquer forma, tomara que o homem já tenha dominado o espaço quando a terra estiver desse jeito que estava no seu PC.
Não quero estar por aqui se a Terra ficar assim. :lol: okk
:lol: :lol: :lol: