ESTAÇÃO JOSÉ DOS REIS.
Pessoal, há um tempo atrás, postei aqui nesse tópico a imagem do link abaixo:
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=541
Abordei na foto que as chances da edificação apontada na seta ser a parada José dos Reis; da linha original da Rio D'ouro e situada em frente a futura (na época) Rua Henrique Scheid; seriam grandes.
Consegui mais fotos da região, que praticamente atestam o fato.
Na foto abaixo, vejam a região de outro ângulo onde numerei como 1, a edificação na esquina com a Rua Fernão Cardim; como 2 um galpão ao lado, onde o Melekh atestava ser o local da estação e cujo terreno hoje está abandonado e 3; a estação com um círculo.
Reparem como a Suburbana era estreita e nessa etapa da obra de urbanização, uma das duas redes aéreas de eletrificação dos bondes estava instalada.
Para mim, os trilhos da Rio D'ouro deveriam ser aproximadamente onde o cidadão está cavando na obra.
Suburbana1.1928.JPG
Abaixo, apenas alguns meses depois, segue o trecho urbanizado e com os trilhos do bonde no lugar, mas ainda não havia calçamento em paralelepípedo.
Suburbana1.1929.JPG
Antes da visita do Dado ao AGCRJ, cheguei a avisa-lo que tinha visto uma aerofotografia da região que mostrava a estação.
Ao contrário que mostrava as plantas da SMU, a Rua Henrique Scheid; cuja largura já estava delineada por uma descontinuidade no mato; ainda não havia sido aberta.
A estação ficava exatamente em frente a rua e imagino que a mesma tenha sido demolida quando a rua foi realmente aberta ali.
Nas duas fotos acima, a Rua José dos Reis deveria estar pouco atrás do fotógrafo.
Em função disso, o Amaral tinha razão quando disse que a estação ficava ligeiramente deslocada para a calçada da Suburbana, uma vez que ainda não havia uma esquina oficial ali.
Numerei as edificações de acordo com a foto 1.
Vejam também se conseguem localizar resquícios da Olaria dos Reis.
J.Reis1928.JPG
Conclusão: Acho que o prédio em questão deve ser mesmo a estação José dos Reis (em frente a H.Scheid), sendo a terceira estação do trecho original da Rio D'ouro oficialmente registrada fotograficamente aqui no fórum (apesar de ser foto aérea).
As primeiras, sem estabelecer ordem, foram a parada Alegria/Benfica e a Estação Quinta do Cajú.
Sobre a Rua Bella, ainda não tenho certeza se a imagem aérea de 1928 mostra a parada, apesar de tudo indicar que sim, por isso não considerei.
Aplico aqui o mesmo raciocínio que fiz quando falei sobre Praia Pequena. Acho difícil bondes e trens terem coexistindo, apesar do mapa datado de 1907, que mostra bondes saindo da J.Bonifácio (Rua Todos os Santos na época) e entrando no Caminho dos Pilares (Alfredo de Sousa Mendes & Álvaro Miranda) junto com a linha da Rio D'ouro, mas pode ter sido o problema do acúmulo de informações e falta de atualização dos mapas. Temos que saber sobre isso, mas haveria espaço para trens e bondes coexistirem no trecho?
A foto é clara quanto a instalação da rede aérea e trilhos do bonde, então fica a pergunta. Os mesmos teriam sido retirados para a obra e recolocados, mostrando que poderia ter havido bondes antes?
A rede aérea foi instalada no momento da obra acima, mostrando que a partir desse instante, os bondes elétricos passaram a existir no trecho?
Havia sim bondes e trem da Rio D'ouro coexistindo, mas seriam bondes de tração animal?
P.S.:Também não verifiquei uma parada/estação na esquina da Rua J.Reis com Suburbana como mostra o Guia Briguiet, o único que mostra as duas paradas por sinal.