E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Melekh, tem um porém nesta planta do Guia Rex: se Engenho do Matto funcionou junto com Engenho da Rainha, as palavras de Max Vasconcellos no livro "Vias Brasileiras de Comunicação" não fariam mais sentido, pois ele cita "que no km x,xxx passa o trem pela antiga estação de Engenho do Matto, na antiga variante para Tomás Coelho, substituída por Engenho da Rainha etc etc" ... as palavras não foram exatamente estas, mas ele disse que uma substituiu a outra.
Claro, isso não impede de Engenho do Matto ter permanecido de pé após a interrupção do seu funcionamento.
Mas tem outro detalhe: se Engenho do Matto funcionou na linha original (via Suburbana), ela não poderia estar desenhada como está na planta do Guia Rex, totalmente inserida na variante nova (via Inhaúma) e fora do leito original e primitivo da EFRdO !
E ainda por cima, caso aquela casinha amarela de 1890 existente até hoje e que suspeitamos ser Engenho do Matto for mesmo a estação, ela ficaria fora de posição em relação à planta do Guia Rex também.
Por falar nisso, parece que foi inaugurado o novo viaduto de Tomás Coelho, será que afetou ou desapropriou algo na região ?
Voltando, sem querer tirar o seu mérito e perspicácia em postar a imagem, digo que eu não confio muito em plantas do Guia Rex, elas são meio simplificadas, sei lá ...
São apenas possibilidades, mas acho que Engenho do Matto está fora de posição no mapa mesmo.
Claro, isso não impede de Engenho do Matto ter permanecido de pé após a interrupção do seu funcionamento.
Mas tem outro detalhe: se Engenho do Matto funcionou na linha original (via Suburbana), ela não poderia estar desenhada como está na planta do Guia Rex, totalmente inserida na variante nova (via Inhaúma) e fora do leito original e primitivo da EFRdO !
E ainda por cima, caso aquela casinha amarela de 1890 existente até hoje e que suspeitamos ser Engenho do Matto for mesmo a estação, ela ficaria fora de posição em relação à planta do Guia Rex também.
Por falar nisso, parece que foi inaugurado o novo viaduto de Tomás Coelho, será que afetou ou desapropriou algo na região ?
Voltando, sem querer tirar o seu mérito e perspicácia em postar a imagem, digo que eu não confio muito em plantas do Guia Rex, elas são meio simplificadas, sei lá ...
São apenas possibilidades, mas acho que Engenho do Matto está fora de posição no mapa mesmo.
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 113
- Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
E o conhecimento vai aumentando de vento em popa! Belas postagens!
Vou perguntar algo que me encucou nesta postagem com as tabelas de horários.
De que se trata e onde ficava esta Estação/Parada São Francisco entre Benfica e Praia Pequena que aparece nas últimas tabelas?
Notem que o tempo de deslocamento da composição de Benfica (entendo como a antiga Alegria) para essa São Francisco é longo (7 a 10 min, dependendo da tabela) e de São Francisco para Praia Pequena é bem menor (de 2 a 3 min). A distância, pelo traçado original, entre Benfica e Praia Pequena não chegaria de forma alguma a estes 9/13 min.
Será que nesta época havia algum outro traçado, talvez caindo em algum ponto para o leito da Melhoramentos e saindo da Av. Suburbana? Algo a ver com o ramal de Anna Nery, próximo à São Francisco Xavier (daí o São Francisco), a fim de eliminar o cruzamento com a Leopoldina? O tempo e a distância de Anna Nery a Praia Pequena coincidem aproximadamente.
Acho que este ponto da história que engloba o período em que a Rio d'Ouro passou de exclusivamente vir do Caju até passar a vir exclusivamente de Alfredo Maia ainda tem muitos pontos obscuros.
Vou perguntar algo que me encucou nesta postagem com as tabelas de horários.
De que se trata e onde ficava esta Estação/Parada São Francisco entre Benfica e Praia Pequena que aparece nas últimas tabelas?
Notem que o tempo de deslocamento da composição de Benfica (entendo como a antiga Alegria) para essa São Francisco é longo (7 a 10 min, dependendo da tabela) e de São Francisco para Praia Pequena é bem menor (de 2 a 3 min). A distância, pelo traçado original, entre Benfica e Praia Pequena não chegaria de forma alguma a estes 9/13 min.
Será que nesta época havia algum outro traçado, talvez caindo em algum ponto para o leito da Melhoramentos e saindo da Av. Suburbana? Algo a ver com o ramal de Anna Nery, próximo à São Francisco Xavier (daí o São Francisco), a fim de eliminar o cruzamento com a Leopoldina? O tempo e a distância de Anna Nery a Praia Pequena coincidem aproximadamente.
Acho que este ponto da história que engloba o período em que a Rio d'Ouro passou de exclusivamente vir do Caju até passar a vir exclusivamente de Alfredo Maia ainda tem muitos pontos obscuros.
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 113
- Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Mais um comentário. Sobre o mapa postado pelo Melekh onde aparacem Engenho da Rainha e Engenho do Mato juntos, esse mapa deve estar muito defasado. Isso pq no fundo dele aparece escrito a indicação do Viaduto João XXIII, que é o viaduto da Lobo Junior. Este viaduto só foi construído na década de 60, em 1962 acredito. Então este Guia Rex é, pelo menos, da década de 60 (pós 62). Nesta época parece que nem a Rio d'Ouro estava mais ativa para passageiros, quanto mais a estação de Engenho do Mato. Deve ser sobreposição de dados de guias anteriores.
Outra coisa, notem que a linha está cortada após Irajá. Estranho...
Outra coisa, notem que a linha está cortada após Irajá. Estranho...
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Nossa, Amaral !
Eu não tinha percebido isso !
Será que essa São Francisco seria São Francisco Xavier, da EF do Norte ?!?!?!?!?!??!?!
É o que penso, a não ser que seja Anna Nery com outro nome na época ...
Mas de qualquer forma, sendo uma ou outra, o tráfego seria então:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Manobra para entrada no ramal Anna Nery - Anna Nery (ou São Francisco) - Manobra para sair do ramal Anna Nery - Praia Pequena etc etc
Ou então:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Manobra para entrada na EF do Norte - São Francisco Xavier - Manobra para sair da EF do Norte - Praia Pequena etc etc
Pelas distâncias e intervalos de horários, é uma possibilidade.
Mas de uma forma ou de outra, é um tanto quanto absurdo ! Qual a razão para isso ?
Poderia ser erro na relação de estações, com São Francisco (que ficava entre Caju e Rua Bella) apontada fora de ordem, visto que havia trens que saíam de São Francisco ao invés da Ponta do Caju, como já vimos em outros documentos.
Mas ... e se essa São Francisco, que a EFRdO tinha saída alternativas, não fôsse a dela mas fôsse ... SÃO FRANCISCO XAVIER DA EF DO NORTE ?!?!?!?!?!
Tá faltando "smilies" pra colocar aqui ...
Que doideira
Eu não tinha percebido isso !
Será que essa São Francisco seria São Francisco Xavier, da EF do Norte ?!?!?!?!?!??!?!



É o que penso, a não ser que seja Anna Nery com outro nome na época ...
Mas de qualquer forma, sendo uma ou outra, o tráfego seria então:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Manobra para entrada no ramal Anna Nery - Anna Nery (ou São Francisco) - Manobra para sair do ramal Anna Nery - Praia Pequena etc etc
Ou então:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Manobra para entrada na EF do Norte - São Francisco Xavier - Manobra para sair da EF do Norte - Praia Pequena etc etc
Pelas distâncias e intervalos de horários, é uma possibilidade.
Mas de uma forma ou de outra, é um tanto quanto absurdo ! Qual a razão para isso ?
Poderia ser erro na relação de estações, com São Francisco (que ficava entre Caju e Rua Bella) apontada fora de ordem, visto que havia trens que saíam de São Francisco ao invés da Ponta do Caju, como já vimos em outros documentos.
Mas ... e se essa São Francisco, que a EFRdO tinha saída alternativas, não fôsse a dela mas fôsse ... SÃO FRANCISCO XAVIER DA EF DO NORTE ?!?!?!?!?!
Tá faltando "smilies" pra colocar aqui ...








Que doideira
-
- Usuário Ouro
- Mensagens: 113
- Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Dado, eu pensei em algo um pouco diferente.
Os trens da Rio d'Ouro viriam na ordem:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Entrada no ramal Anna Nery - Anna Nery (ou São Francisco) - Entrada na linha da Melhoramentos - Praia Pequena
Neste caso, Praia Pequena já não seria a original na Suburbana, e sim a homônima que aparece nas relações posteriores quando o trem já saía de Alfredo Maia e continuava a passar em uma parada chamada Praia Pequena. Ela ficaria ali em algum lugar entre Heredia de Sá e Vieira Fazenda, ou seria uma das duas mas com nome diferente para os trens da Rio d'Ouro.
Pode ter a ver com as duas plataformas existentes em Vieria Fazenda. Uma destas plataformas poderia ser da Rio d'Ouro, mantendo o nome de sua estação original Praia Pequena, mesmo estando junto à Vieira Fazenda da Melhoramentos.
Lembrando que nas relações, depois desta Praia Pequena, a próxima parada que aparece é apenas em Liberdade.
Mas a sua teoria é interessante. Não havia pensado nisso. Será que a composição, após sair de Alegria/Benfica, voltaria de ré pelo Ramal de Ana Nery até a estação Ana Nery/São Francisco (2 a 3 minutos) e depois seguiria seu caminho normal (7 a 10 min) voltando pelo ramal até o leito principal e sepois seguindo até Praia Pequena?
Os trens da Rio d'Ouro viriam na ordem:
Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Entrada no ramal Anna Nery - Anna Nery (ou São Francisco) - Entrada na linha da Melhoramentos - Praia Pequena
Neste caso, Praia Pequena já não seria a original na Suburbana, e sim a homônima que aparece nas relações posteriores quando o trem já saía de Alfredo Maia e continuava a passar em uma parada chamada Praia Pequena. Ela ficaria ali em algum lugar entre Heredia de Sá e Vieira Fazenda, ou seria uma das duas mas com nome diferente para os trens da Rio d'Ouro.
Pode ter a ver com as duas plataformas existentes em Vieria Fazenda. Uma destas plataformas poderia ser da Rio d'Ouro, mantendo o nome de sua estação original Praia Pequena, mesmo estando junto à Vieira Fazenda da Melhoramentos.
Lembrando que nas relações, depois desta Praia Pequena, a próxima parada que aparece é apenas em Liberdade.
Mas a sua teoria é interessante. Não havia pensado nisso. Será que a composição, após sair de Alegria/Benfica, voltaria de ré pelo Ramal de Ana Nery até a estação Ana Nery/São Francisco (2 a 3 minutos) e depois seguiria seu caminho normal (7 a 10 min) voltando pelo ramal até o leito principal e sepois seguindo até Praia Pequena?
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3435
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Sua idéia é bem plausível. E algo que reforça é que o trem não tinha passagem por Venda Grande, que seria na linha antiga, indo de Praia Pequena direto pra Liberdade, como você bem disse.
Há possibilidade também disso que falei, do trem entrar de ré em Anna Nery ("São Francisco da Rio d'Ouro", poderíamos chamar) e seguir viagem passando por Praia Pequena depois.
De qualquer forma, Amaral, em se tratando de Rio d'Ouro, acabei de crer que tudo é possível, meu amigo.

Há possibilidade também disso que falei, do trem entrar de ré em Anna Nery ("São Francisco da Rio d'Ouro", poderíamos chamar) e seguir viagem passando por Praia Pequena depois.
De qualquer forma, Amaral, em se tratando de Rio d'Ouro, acabei de crer que tudo é possível, meu amigo.



-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Estive com visitas no feriado por isso não acessei o forum. Aquela pag que pus sobre o assalto na antiga estação de Areal é de um relatorio de 1910.
Ainda desse relaório temos:
Ainda desse relaório temos:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
e continuando com pag relatorio Rio Douro 1910:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35