Página 17 de 26

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Mai 2012, 13:53
por DadoDJ
Hum ... ótima foto, Hugo !
Esse é um trabalho para os super pesquisadores do "Trilhos do Rio".
:P
Observei rapidamente a imagem, e vejo que além da construção em madeira, em frangalhos, há lá atrás, sobre a plataforma, edificações mais bem conservadas.
Será que não é Terra Nova ou Cintra Vidal (não me lembro agora), postada em foto pelo Adenilson e que mostra esta vala nos trilhos também ?
Depois eu volto ...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Mai 2012, 18:55
por HUGO CARAMURU
... do Ultima Hora: onde seria isto???

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 12 Mai 2012, 19:06
por HUGO CARAMURU
A foto da estação misteriosa foi colocada na Rio douro por estar resolvida: é Coelho da Rocha. Vide a foto tbém do Ultima Hora onde há uma loco a vapor vindo. Pela construção existente nos fundos à esquerda matou-se a charada.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 13 Mai 2012, 02:01
por AVVP
Belissimas fotos Hugo Caramuru !! vv

Sou morador de Meriti e eu mesmo não tinha visto ainda a foto daquela ''torre'' escrito Pavuna ainda !!
Tu disse que morou por lá até 86 ? (Puxa ano em que eu nasci ! o0 )

Só confirmando. aquele casarão é hoje o supermercado Intercontinental ? Isso ajudará bastante agora com qualquer foto
da Pavuna poderemos saber a posição para ''atualizar'' a imagem antiga!

Na foto escrito ''P A V U N A'' (acho que deve estar no tópico da Rio D'ouro, mas ja que estou falando da linha auxiliar)
a linha da Direita é a que vai para Costa Barros ????
Mas e a linha da Esquerda tu disse que vai para Acari ?? Mas como ?? Ela está eletrificada. a Rio D'ouro nunca foi eletrificada :O , somente o trecho Pavuna>>>>Belford Roxo
é por isso que este é o único trecho '''VIVO''' até hoje. :DD Eu não entendi, aquela foto deu um nó na minha cabeça hehe <o>

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 13 Mai 2012, 02:08
por AVVP
PS. Alguem mandou a foto de Coelho da Rocha para o Ralph do 'estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar/coelho.htm', ou então ele pegou daqui. ehe

Puxa que bom que ele está dando valor para as Ferrovias Fluminenses, né ?
Eu o admiro muito! Já acesso o site dele a quase 10 anos. Mas cá entre nois, ele tem um gênero meio difícil não. :lol:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 13 Mai 2012, 09:34
por DadoDJ
Acho um pouco dificil do Ralph ter capturado a foto daqui, já fiz propaganda do fórum em fóruns que ele participa mas acho que ele não freqüenta muito aqui.

A foto foi postada também no Facebook, e lá também somos todos conhecidos. Provavelmente foi lá que ele tomou conhecimento desta foto.

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 14 Mai 2012, 11:42
por Adenilson
Pessoal,

Sobre a foto da estação postada pelo Hugo, por incrível que pareça, por eliminação já tinha descartado quase todas as estações da linha tronco até Belford Roxo com exceção de Coelho da Rocha e Agostinho Porto.
Eu estava para mencionar uma dessas estações com pouquíssima probabilidade para algumas outras, mas a charada foi dirimida.

Sobre o trecho em curva, tentarei dar um palpite depois. Vejo um elevado com casas a esquerda e um maciço bem tênue a direita e bem mais longe.

Vou me atentar a esses detalhes. okk

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 14 Mai 2012, 21:14
por Melekh
Pessoal,


Acredito que esta estação não seja Coelho da Rocha ou qualquer outra após Pavuna, pois em todas as fotos, inclusive a que está com o trem parado, a Bitola é mista.

Pelo que me consta, a Bitola era mista somente até Pavuna.

Vamos recapitular. Num primeiro momento a Linha auxiliar chegou a ser mista, até Sapopemba (Deodoro), depois no Ramal Circular da Pavuna e por último no trecho em que a E.F. Rio D'Ouro que ia até Del Castilho.

Logo, não conheço outro trecho, tanto da L. Auxiliar, quanto da EFRD que fosse misto após Pavuna, mas posso estar errado...

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 16 Mai 2012, 16:20
por Adenilson
Melekh.
A foto que aparece a locomotiva "avançando" em direção ao fotógrafo em bitola mista deve ser mesmo em Coelho da Rocha.
A foto estava sendo apontada como Coelho Neto, erradamente, é claro, mas a mesma pertencia a um grupo de fotos onde em uma delas,
mostrava o viaduto sobre a ferrovia e que era de fato, a Rodovia Presidente Dutra passando sobre a linha férrea.

Um forista reconheceu o viaduto e depois no google, verifiquei que era o viaduto em questão mesmo.

O que temos que ver nesse meio campo aí, é quando os trens da auxiliar passaram a dividir o tráfego entre a Pavuna e Belford Roxo para suprir a deficiência da
velocidade dos trens da Rio D'ouro.
É possível que isso já tenha ocorrido desde os anos 50.

Uma coisa curiosa é que o Hugo postou uma foto da Pavuna que aparece um trecho da Rio D'ouro entre Pavuna e Acari com bitola mista e eletrificado.
Com o depoimento do Hugo que a eletrificação não avançava muito em direção à Acari, cheguei a conclusão que aquilo poderia ser para alguma manobra de trens.
Será? :ttn:

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Enviado: 19 Mai 2012, 15:40
por HUGO CARAMURU
valiosos pesquisadores (pois são isso mesmo o que vcs são- existissem vcs naquela época!!!) :

Bem, a linha mista ia até a cancela da antiga av automovel clube, ou seja a avenida atravessava as duas linhas mistas e logo depois as linhas se juntavam e exatamente após a chave seguia em bitola metrica para Acari. A rede aérea teminava antes da travessia. Ha foto mostrando isso. Foto conhecida: Nela vê-se um onibus da antiga Viação Aliança, que fazia a linha Cascadura -São João. Na foto ele está indo para Acari. (Havia outra linha Cascadura-S.João de lotações da Auto lotações Unidos). Eu já disse aqui (acho) mas na chave aqui uma irmã de uma colega minha ficou com o pé preso e um trem a atropelou... faleceu após 3 ou 4 dias. lamentável. Esta colega minha morava na frente da chave.