E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
-
- Usuário Diamante
Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]
... e prosseguindo: nos anos que vivi lá de 1955 a 1987... (minha irmã mora ainda em Pavuna), a mista vinha de Fco Sá e ia pra Belford Roxo e pra S Mateus. Era comum a gente cruzar com trem maria fumaça, por ex, em Vila Rosali... Lá pelos anos 62 acabou o trafego ("ficou suspenso até segunda ordem") de Pavuna até del Castilho. Mas de Pavuna até Belford Roxo continuou até meados de 68, 69... mas era só de manobras, nem carga, nem passageiros. Antes, talvez por 63 ou (62?) tiraram a metrica do trecho de Pavuna até Fco Sá . Com a desativação da serra de Petropolis em 5 novembro de 65 (ou66), acho que em 66, recolocaram o terceiro trilho de Del Castilho até Triagem (só uma linha) e reabriram o trecho de Pavuna até Del castilho. Quando a ligação S Bento-Ambaí ficou pronta destaivaram de vez a Rio Douro e tiraram os trilhos de Triagem a Del Castilho.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Contato:
Hugo, muito boas essas explanações. Só corrigindo o ano da desativação do trecho da Serra: foi em 1964.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
é, valeu, eu tinha 12 anos em 64 e ouvia o que me diziam lá em Pavuna , nas estações...
-
- Usuário Diamante
pessoal:
nos meus tempos de criança a estação de Triagem da auxiliar era onde vcs falam da Silv Souza. Lembro que o pessoal tinha que andar pelo leito até Triagem leopoldina se quisesse ir para o largo da Cancela ou à fabrica kibon. Não havia a estação atual de Triagem da auxiliar, aquilo é coisa nova... fiquei analisando varias vezes os dados de vcs sobre Silva Souza e então... PIMBA!! confirmado o que eu vivenciei. Triagem Auxiliar era antiga Silva Souza. Veja anexos.
(veja a kilometragem.)
nos meus tempos de criança a estação de Triagem da auxiliar era onde vcs falam da Silv Souza. Lembro que o pessoal tinha que andar pelo leito até Triagem leopoldina se quisesse ir para o largo da Cancela ou à fabrica kibon. Não havia a estação atual de Triagem da auxiliar, aquilo é coisa nova... fiquei analisando varias vezes os dados de vcs sobre Silva Souza e então... PIMBA!! confirmado o que eu vivenciei. Triagem Auxiliar era antiga Silva Souza. Veja anexos.
(veja a kilometragem.)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
enviando mais.
-
- Usuário Diamante
Hugo e demais foristas, tudo bem?
Essa questão envolvendo Silva e Souza merece uma análise mais detalhada.
Ao ver os mapas antigos, cheguei a uma conclusão que a estação Jockey Clube era a Triagem atual. Essa foi uma conclusão minha baseada nos mapas.
Mapas muito antigos como o de 1910 apontam a estação Silva e Souza quase 500 metros antes da atual Triagem (Jockey na época).
Seria complicado andar pela linha nessa distância.
Eu andei postando umas aerofotografias de 1928 e convencionei que as setas beges seriam de locais onde a estação deveria estar e não foi achada e as vermelhas, os locais de estações localizadas.
Segue abaixo a região onde deveria estar Silva e Souza. (A seta lilás indica onde era o ramal da Ana Neri).

Mais abaixo segue a localização de Triagem indicada com setas vermelhas em 1928. Repare como já naquela época haviam 2 plataformas. Uma para Auxiliar e outra para a Leopoldina.
De qualquer forma, a distância citada na grade de estações é aproximadamente a que tracei pelo Google entre Silva e Souza e Triagem.
Será que Triagem passageiros, Triagem Cargas e Silva e Souza não eram 3 estações diferentes?
Essa questão envolvendo Silva e Souza merece uma análise mais detalhada.
Ao ver os mapas antigos, cheguei a uma conclusão que a estação Jockey Clube era a Triagem atual. Essa foi uma conclusão minha baseada nos mapas.
Mapas muito antigos como o de 1910 apontam a estação Silva e Souza quase 500 metros antes da atual Triagem (Jockey na época).
Seria complicado andar pela linha nessa distância.
Eu andei postando umas aerofotografias de 1928 e convencionei que as setas beges seriam de locais onde a estação deveria estar e não foi achada e as vermelhas, os locais de estações localizadas.
Segue abaixo a região onde deveria estar Silva e Souza. (A seta lilás indica onde era o ramal da Ana Neri).

Mais abaixo segue a localização de Triagem indicada com setas vermelhas em 1928. Repare como já naquela época haviam 2 plataformas. Uma para Auxiliar e outra para a Leopoldina.

De qualquer forma, a distância citada na grade de estações é aproximadamente a que tracei pelo Google entre Silva e Souza e Triagem.
Será que Triagem passageiros, Triagem Cargas e Silva e Souza não eram 3 estações diferentes?

-
- Usuário Diamante
Caramba!
Agora a cuca vai esquentar.
Tracei a distância no Google a partir de Barão de Mauá e os números cravaram em Triagem passageiros onde era Silva e Souza pelo mapa de 1910 e Triagem Cargas, onde é a atual estação de passageiros.
xiiiii.........
Hugo. Para conciliar o que vc escreveu com o que parecia lógico, indago se eles podem ter construído uma estação de passageiros de Triagem muitos anos depois de ter demolido Silva e Souza, mas no mesmo lugar?
Fora isso, não tem lógica. Por quê não vemos uma estação onde deveria estar na aerofotografia de 1928?
Será que é baixa resolução?
Hugo, como era essa estação. Tinha cobertura?
Agora a cuca vai esquentar.
Tracei a distância no Google a partir de Barão de Mauá e os números cravaram em Triagem passageiros onde era Silva e Souza pelo mapa de 1910 e Triagem Cargas, onde é a atual estação de passageiros.
xiiiii.........

Hugo. Para conciliar o que vc escreveu com o que parecia lógico, indago se eles podem ter construído uma estação de passageiros de Triagem muitos anos depois de ter demolido Silva e Souza, mas no mesmo lugar?
Fora isso, não tem lógica. Por quê não vemos uma estação onde deveria estar na aerofotografia de 1928?
Será que é baixa resolução?
Hugo, como era essa estação. Tinha cobertura?
-
- Usuário Diamante
a estação era igual a de maria da graça, plataforma no centro das linhas... Acho que demoliram a ntiga Silva e Souza e fizeram a outra... ou como parece, a antiga ficava mais pra fora dalinha, mais pra direita... mandei um e-mail com reprodução de paginas das relações das estações da já Linha auxiliar efcb. A Silva e Souza assinalada aqui neste site como a 3.825 km do km zero é descrita n central com o nome de Triagem...Mandei tudo para Luiz Eduardo. Mas repetirei a pagina aqui.
-
- Usuário Diamante
segue aqui a folha.
-
- Usuário Diamante
Em triagem só tinha a estação da Leopoldina com duas plataformas... a coberta e a de só cimento ou pedras no chão, baixinha. A foto que a gente já conhece aqui a ponho.