Dado, Amaral, Melekh e demais foristas.
Analisei muito as grades de horários e cheguei a pensar em tudo até em desistir de pesquisar a Rio D'ouro por ser algo quase impossível
Na postagem anterior, destaquei em vermelho a questão dos trens da Rio D'ouro passarem a sair de Alfredo Maia antes da inauguração de Francisco Sá.
Ao discutirmos aspectos relativos a Silva e Souza e etc, o forista Melekh (se não me engano) disse que a estação de São Francisco Xavier da E.F.Norte também foi a estação inaugural de trens da Rio D'ouro nesse processo paulatino de "trazer" a estação inicial mais próxima ao centro e de "conexão com outras ferrovias".
Melekh. Me ajuda informando de que documento você extraiu isso.
Tudo que vocês (Dado e Amaral) falaram é perfeitamente plausível e estou receptivo a essas idéias, mas a princípio tais manobras em horário de pico seriam algo complicado, apesar que a explicação de tempo em minutos dada pelo Amaral ser totalmente coerente.
Reparem que em uma tabela de horários existe a discriminação
linha marítima e
linha geral.
Por favor não achem que estou louco, mas o que parece é que eram trens distintos, um saindo de São Francisco Xavier e outro do Cajú.
Apenas o trem do Cajú passaria por Rua Bella e Benfica/Alegria.
Inseriram o trem de São Francisco e do Cajú na mesma grade.
O nome da estação Praia Pequena seria de ferrovias diferentes. A de São Francisco utilizaria Vieira Fazenda (Praia Pequena) com esse nome e a do Cajú utilizaria a Praia Pequena original (Suburbana) e ambas no mesmo horário.
Ambas as composições passariam a utilizar Liberdade como estação comum, uma logo após a outra como o metrô de Pavuna e Saens Peña atualmente partilham a linha 1.
Reparem também que quando a estação São Francisco não estava inserida, havia em algumas estações, tempo de espera diferentes.
Outra hipótese seria a construção de uma parada entre Benfica/Alegria e a Praia Pequena original, talvez próxima a antiga Benfica da E.F.Norte, mas isso não justificaria o excesso de tempo entre São Francisco e Praia Pequena, mas a hipótese de 2 trens, sim!
Por outro lado, algo estranho é que se fossem 2 trens, porquê Cesário Machado não foi inclusa?
Por conciliação de horário?
Por isso a Rio D'ouro é tão fascinante!
Para finalizar, vocês acham que as aspas ora representadas por >> e ora por )) >> tem alguma coisa a ver ou não?
O que vocês acham?
DadoDJ escreveu:Sua idéia é bem plausível. E algo que reforça é que o trem não tinha passagem por Venda Grande, que seria na linha antiga, indo de Praia Pequena direto pra Liberdade, como você bem disse.
Há possibilidade também disso que falei, do trem entrar de ré em Anna Nery ("São Francisco da Rio d'Ouro", poderíamos chamar) e seguir viagem passando por Praia Pequena depois.
De qualquer forma, Amaral, em se tratando de Rio d'Ouro, acabei de crer que tudo é possível, meu amigo.