E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
DadoDJ
Administrador
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2012, 19:19

Vejam essa tabela de horários, que loucura !
Será que existiram trens de subúrbio, ou de alguma espécie de circulação especial, na EFRdO ?
Pois está relacionado apenas a circulação entre Ilha das Moças e Inhaúma ...
E olha a obscura estação Jacaré de novo aí ! E até a estação da Quinta figura na relação ! ! !
Tabela de horários Ilha das Moças-Inhaúma - Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro Edição A00059 Página 533 Ano de 1902.png
As pesquisas continuam ... talvez surja algo mais inexplicável do que isso ...
:WK:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2012, 19:28

Companheiros, encontrei a explicação para este trem entre Ilha das Moças e Inhaúma:

No ano de 1903, em um relatório do "Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro", aparece a informação:

Os trens S1 e S4 circulam entre Ilha das Moças e Pavuna, e os trens S3 e S2 entre Ilha das Moças e Inhaúma, ficando os últimos em correspondência com os mixtos de operários M3 e M2, que vão até a Pavuna

hmy
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 09 Jun 2012, 19:53

Saudações.

O companheiro Adenilson postou fotos da Estação Francisco Sá no seu auge.

Coloco aqui fotos da mesma estação que me foram enviadas pelo Pastori presidente da AFPF, que retratam o seu abandono.

Ao lado podemos ver o antes e depois demolida recentemente por ordem de, sabe-se lá, quem?

Ficam os registro em 2012.

Imagem

Imagem

Imagem

Continua....

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 09 Jun 2012, 22:16

Pessoal,

O Francisco Amaral citou a possíbilidade de um terreno proximo ao local de onde seria a Estação Venda Grande, não possuir nenhuma construção ser de propriedade da EF Rio d'Ouro.

A minha opinião é que ele pode ter razão, pois os terrenos onde acredito serem das Estações Henrique Scheid e José dos Reis também estão sem nehuma construção, talvés seja porque nem a prefeitura e o próprio governo federal os desconheça, o que não aconteceria se os mesmos fossem da RFFSA, vide as fotos abaixo:

Estação José dos Reis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Local Provavel da Parada Henrique Scheid - Antiga variante da E. F. Rio D'Ouro
Este terreno se encontra abandonado a anos, faz esquina com a Rua Henrique Scheid e Av. Suburbana
Carlos Alberto - 2010

Parada Henrique Scheid

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Francisco Amaral escreveu:Saudações. Tenho estado sumido, mas sempre leio os posts.

Pela posição da Parada de Venda Grande no mapa, ela ficaria onde hoje é a LBV, respeitados os possíveis alargamentos a Estrada de Santa Cruz, sendo que como daquele lado é um morro, acredito ser pouco provável o alargamento daquele lado, sendo mais provável do outro lado.

De qualquer forma, o que eu queria citar é que onde hoje fica a LBV, a aproximadamente entre 15 e 20 anos atrás, ali existiam 2 lotes, um de esquina com a Rua ao lado, onde ficava um bar na frente e uma casa atrás, de propriedade de meus tios avós, cujo filho é meu padrinho. E no outro lote ao lado, o terreno era baldio, com mato alto.
Será que o fato do terreno não possuir nenhuma construção, denotaria que o terreno podia ser de propriedade originalmente da EF Rio d'Ouro e por isso ter ficado vazio?

Estação Venda Grande

Imagem

Provavel Local - Resquicios.

Imagem

Imagem

É o que parece.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 09 Jun 2012, 23:23

Dado,

Comentando sobre a Estação Engenho do Matto.

O local em que fizeram o viaduto de Tomaz Coelho, fica onde existe a adutora da Variante Antiga da E.F. Rio D'Ouro, mas o cruzamento com a Linha Auxiliar se dava um pouco antes, seguindo em paralelo com esta até se separar seguindo pela Estrada Nova da Pavuna (Av. João Ribeiro) e futuramente se unindo com a Variante Nova.

Coloco aqui onde eu acredito que tenha sido o local exato da Estação Engo. do Matto, mas posso estar errado, vide os Mapas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este local é usado pela CEDAE, logo existe a possibilidade do mesmo ser a Estação.

Brevemente irei no local e tentarei adentrar no mesmo.

Abraços.
Editado pela última vez por Melekh em 10 Jun 2012, 00:23, em um total de 2 vezes.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 09 Jun 2012, 23:42

Sim, eu me lembro de quando eu fui na casinha amarela próxima a este local, que os moradores comentaram, que ali, onde estão as estruturas da CEDAE, fez parte da ferrovia, ou melhor, que a linha passava por ali, e não em frente a casinha amarela.
Mas do mesmo jeito que negaram quando falaram da casinha amarela, falaram que as instalações da CEDAE não funcionaram como estação, apenas como manutenção da adutora.
E se a linha passasse ali, Engenho do Matto não seria ali, visto que, até o momento é o que eu acredito, a estação Engenho do Matto tenha servido apenas à linha original.
Mas pelo seu croqui, faria sentido aquelas casinhas da CEDAE terem sido a estação ou algo pertencente à ferrovia, se ela teve uma curva de ângulo mais aberto. E teria servidor às duas linhas, a original e a variante via Inhaúma.
Vamos ver no que vai dar nossas pesquisas.
Aguardo sua ida ao local.
okk
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 10:54

Amaral e demais foristas,
Parabéns pelas postagens. Estive fora a passeio no feriado e quando voltei me deparei com essas postagens incríveis.
Amanhã viajarei a trabalho e não sei se terei tempo para dar a minha opinião em tudo que quero.
Nas páginas 14 e 15 desse tópico do fórum dei a minha opinião sobre os nomes das estações Jacaré e Praia Pequena.

A minha explicação/opinião baseia-se na questão do que parece ser a exclusividade de nomes. A estação de Pilares da Rio D'ouro ficava no bairro homônimo e Cintra Vidal da Melhoramentos, que foi inaugurada depois, ficava também em Pilares.
Por quê então não foi chamada de Pilares 2 ou Pilares simplesmente (Pilares da Melhoramentos)?
Talvez alguma coisa em relação ao direito do uso do nome. :ttn:

A população na época que tinha o hábito de usar a Rio D'ouro a partir do Cajú teve uma alteração radical para a época quando a transferência foi feita para Alfredo Maia (a princípio). Depois eu explico isso.
O local era conhecido por Praia Pequena e na mudança para o partilhamento com a Melhoramentos, como chamar as estações de Herédia de Sá e Vieira Fazenda (Melhoramentos) para um usuário que desceria ou embarcaria próximo a elas, mas que estava habituado aos nomes da Rio D'ouro?

Pela questão da exclusividade do nome ou algo paracido em relação ao direito desse nome pela ferrovia, a parada Herédia de Sá foi acrescentada na grade de estações da Rio D'ouro como Jacaré e a de Vieira Fazenda por Praia Pequena.
Das duas uma, ou fisicamente eram as mesmas estações, ou a Rio D'ouro improvisou paradas próximas às estações de H.Sá e V.Fazenda da Melhoramentos.
Não acredito em traçados e desvios misteriosos. Pelo menos até agora :D

Depois eu vou comentar a questão da estação São Francisco okk

Francisco Amaral escreveu:Dado, eu pensei em algo um pouco diferente.

Os trens da Rio d'Ouro viriam na ordem:

Caju - Rua Bella - Alegria/Benfica - Entrada no ramal Anna Nery - Anna Nery (ou São Francisco) - Entrada na linha da Melhoramentos - Praia Pequena

Neste caso, Praia Pequena já não seria a original na Suburbana, e sim a homônima que aparece nas relações posteriores quando o trem já saía de Alfredo Maia e continuava a passar em uma parada chamada Praia Pequena. Ela ficaria ali em algum lugar entre Heredia de Sá e Vieira Fazenda, ou seria uma das duas mas com nome diferente para os trens da Rio d'Ouro.

Pode ter a ver com as duas plataformas existentes em Vieria Fazenda. Uma destas plataformas poderia ser da Rio d'Ouro, mantendo o nome de sua estação original Praia Pequena, mesmo estando junto à Vieira Fazenda da Melhoramentos.

Lembrando que nas relações, depois desta Praia Pequena, a próxima parada que aparece é apenas em Liberdade.

Mas a sua teoria é interessante. Não havia pensado nisso. Será que a composição, após sair de Alegria/Benfica, voltaria de ré pelo Ramal de Ana Nery até a estação Ana Nery/São Francisco (2 a 3 minutos) e depois seguiria seu caminho normal (7 a 10 min) voltando pelo ramal até o leito principal e sepois seguindo até Praia Pequena?
Editado pela última vez por Adenilson em 11 Jun 2012, 15:22, em um total de 1 vez.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 11:23

Dado, Amaral, Melekh e demais foristas.
Analisei muito as grades de horários e cheguei a pensar em tudo até em desistir de pesquisar a Rio D'ouro por ser algo quase impossível :lol:

Na postagem anterior, destaquei em vermelho a questão dos trens da Rio D'ouro passarem a sair de Alfredo Maia antes da inauguração de Francisco Sá.
Ao discutirmos aspectos relativos a Silva e Souza e etc, o forista Melekh (se não me engano) disse que a estação de São Francisco Xavier da E.F.Norte também foi a estação inaugural de trens da Rio D'ouro nesse processo paulatino de "trazer" a estação inicial mais próxima ao centro e de "conexão com outras ferrovias".
Melekh. Me ajuda informando de que documento você extraiu isso. hmy
Tudo que vocês (Dado e Amaral) falaram é perfeitamente plausível e estou receptivo a essas idéias, mas a princípio tais manobras em horário de pico seriam algo complicado, apesar que a explicação de tempo em minutos dada pelo Amaral ser totalmente coerente.
Reparem que em uma tabela de horários existe a discriminação linha marítima e linha geral.

Por favor não achem que estou louco, mas o que parece é que eram trens distintos, um saindo de São Francisco Xavier e outro do Cajú.
Apenas o trem do Cajú passaria por Rua Bella e Benfica/Alegria.
Inseriram o trem de São Francisco e do Cajú na mesma grade.
O nome da estação Praia Pequena seria de ferrovias diferentes. A de São Francisco utilizaria Vieira Fazenda (Praia Pequena) com esse nome e a do Cajú utilizaria a Praia Pequena original (Suburbana) e ambas no mesmo horário.
Ambas as composições passariam a utilizar Liberdade como estação comum, uma logo após a outra como o metrô de Pavuna e Saens Peña atualmente partilham a linha 1.
Reparem também que quando a estação São Francisco não estava inserida, havia em algumas estações, tempo de espera diferentes.

Outra hipótese seria a construção de uma parada entre Benfica/Alegria e a Praia Pequena original, talvez próxima a antiga Benfica da E.F.Norte, mas isso não justificaria o excesso de tempo entre São Francisco e Praia Pequena, mas a hipótese de 2 trens, sim!
Por outro lado, algo estranho é que se fossem 2 trens, porquê Cesário Machado não foi inclusa?
Por conciliação de horário?

Por isso a Rio D'ouro é tão fascinante!

Para finalizar, vocês acham que as aspas ora representadas por >> e ora por )) >> tem alguma coisa a ver ou não? :ttn:

O que vocês acham?

DadoDJ escreveu:Sua idéia é bem plausível. E algo que reforça é que o trem não tinha passagem por Venda Grande, que seria na linha antiga, indo de Praia Pequena direto pra Liberdade, como você bem disse.
Há possibilidade também disso que falei, do trem entrar de ré em Anna Nery ("São Francisco da Rio d'Ouro", poderíamos chamar) e seguir viagem passando por Praia Pequena depois.
De qualquer forma, Amaral, em se tratando de Rio d'Ouro, acabei de crer que tudo é possível, meu amigo.
:lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por Adenilson em 11 Jun 2012, 20:14, em um total de 2 vezes.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 11:46

ESTAÇÃO VENDA GRANDE.

Abaixo segue o local apontado pelo forista Melekh como Venda Grande.

Imagem

Já tinha comentado com o Amaral que na minha opinião, a linha ficava quase junto a calçada da direita (sentido Del Castilho) próxima a outrora Estrada Velha da Pavuna. Essa estrada era o caminho de acesso à Fazenda da Venda Grande (vide mapa de 1900) e provavelmente a estação era bem em frente a essa via até a Rua Tamiarana (que na época não existia).

Sobre o que o Dado perguntou a respeito da construção do outro lado da Estrada de Santa Cruz, não saberia responder, mas me lembro que o próprio Dado disse que ali havia algo vultuoso em termos de comércio ou algo assim.

Abaixo para não pairar dúvidas, segue o traçado da Rio D'ouro e sua posição em relação à Estrada de Santa Cruz.
Obs: a posição de Venda Grande foi especulada por mim, pois não havia a citação da mesma.

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 16 Jun 2012, 14:31, em um total de 2 vezes.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 15:55

ESTAÇÕES HENRIQUE SCHEID E JOSÉ DOS REIS.

Melekh e demais foristas.

Muito importante a tabela postada pelo Melekh, mas de onde foi tirada?

Em 1890 existe a estação Henrique Scheid e não existia a rua homônima, mas também existia a estação José dos Reis, sendo o contrário do que pensava.
Na grade de 1895 há apenas a estação José dos Reis. Mas por quê? :ttn:
Essa questão ainda está confusa, pois alguns PAAs citam a estação Henrique Scheid como J.Reis, mas o Dado postou um documento de 1886 com o planejamento para a construção da estação José dos Reis.
Se a José dos Reis que aparece na grade de 1895 for a Henrique Scheid de 1890 então a José dos Reis de 1895 teria sido demolida ou colocada fora do serviço de passageiros.

O mais lógico é que José dos Reis que aparece em 1895 na era destinada a passageiros e Henrique Scheid que aparece em 1890 passou a se chamar José dos Reis, um nome talvez mais forte na época, pois a rua apesar de ainda não cruzar com a Estrada de Santa Cruz existia, mas a Rua Henrique Scheid não.

Em relação a localização de Henrique Scheid (chamada no PAA de J.Reis), reparem a edificação no meio da Suburbana no PAA 197 da Rua Henrique Scheid.
A aerofotografia de 1928 que vi no AGCRJ mostra que nesse ano, a edificação ainda estava em pé apesar de já terem sido erradicados os trilhos.

http://www2.rio.rj.gov.br/smu/acervoima ... /0/199.JPG

Em relação a estação José dos Reis, a edificação apontada pelo Melekh está fora da Suburbana e em outro eixo. Esse eixo não corresponde ao que está no Guia Briguiet.

Acho que a localização de ambas mostrada nas fotos não procede.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”