E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 16:14

ESTAÇÕES ENGENHO DO MATO E ENGENHO DA RAINHA.

Vejam a foto que o Melekh apontou como o local de E.Mato.

Imagem

Melekh, eu quero te dar os parabéns pelo ângulo conseguido.
Além da casa amarela, essa edificação sempre me causou suspeita também, sobretudo pela localização.
Acho a sua localização mais provável que a casa amarela, pois no caso dessa última, a curva da Rio D'ouro na variante nova teria
que ser muito mais excêntrica e fechada que no caso dessa da CEDAE.

O que tinha me desanimado em relação a essa edificação da CEDAE era a sua arquitetura, mas eu tentei conseguir alguns ângulos pelo Google e não tinha visto esse achado pelo Melekh.
Com essa visão, divido em 50% as minhas suspeitas com a casa amarela.

Vejam abaixo que a linha lilás traçada pelo Melekh na variante nova é mais coerente ainda que na casa amarela, onde a variante mais nova teria que descrever uma curva para a esquerda para chegar a casa amarela para depois retomar o eixo da linha oroginal a partir de E.Mato.

Imagem

O Dado disse acreditar que E.Mato era apenas da variante antiga.
Na minha opinião, a curva da Rio D'ouro na variante nova deveria ser algo mais suave e com raio maior se originalmente tivesse sido construída com a antiga sem a intenção de tangenciar E.Mato, entretanto o trecho da variante nova da Rio D'ouro segue reto e na altura de E.Mato faz uma curva fechada para seguir pelo traçado original.
Para mim essa foi uma forma de conciliar o traçado novo para atender E.Mato. Forçaram um pouco a barra para isso!

Em relação a superposição de E.Mato e E.Rainha, acredito que a segunda substituiu a primeira, mas sem a demolição de E.Mato.
Deve ter acontecido algo com E.Novo e Silva Freire.
Acho que dependendo da situação E.Mato poderia ser excepcionalmente utilizada mesmo com E.Rainha, talvez apenas para cargas, mas para o tráfego normal, não acredito no funcionamento das duas ao mesmo tempo. okk

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Jun 2012, 21:46

Pessoal,
Hoje tive que escrever muita coisa aqui no forum depois também de ler muita coisa e ao mesmo tempo cuidar da viagem profissional que farei amanhã, então algumas falhas podem ter sido cometidas por mim.
Para complementar por exemplo, quando sugeri que a Rio D'ouro pudesse ter o funcionamento ora de trens saindo de São Francisco e ora do Cajú, em função da linha singela e da dificuldade de tráfego simultâneo quando comparei com o metrô, na realidade raciocinando melhor agora, poderia ser em dias diferentes.

Em um dia por exemplo, os trens sairiam do Cajú, passariam por Rua Bella, Benfica, Praia Pequena (Suburbana) e etc.
Em outro dia, no mesmo horário, o trem sairia de São Francisco (Xavier) de forma a chegar em Praia Pequena (Vieira Fazenda) no mesmo horário do trem que sairia do Cajú, daí para Liberdade e etc:

Essa segunda hipótese poderia ser o trem saindo em dia diferente de São Francisco, porém de fato, a estação Ana Neri e a partir daí parar em Praia Pequena, apesar que nesse caso, o tempo seria longo demais.
Nessa variação, Praia Pequena continuaria sendo a da Suburbana.

Acho que agora expliquei melhor. Para mim, o X da questão é a interpretação da grade de horários, pois a idéia foi fazer 2 itinerários em dias ou ocasiões diferentes, mas usando a mesma página.

De qualquer forma, já foi discutido que trens da Rio D'ouro chegaram a sair de São Francisco Xavier da E.F.Norte. okk

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 11 Jun 2012, 23:28

Uma coisa é fato: a ferrovia foi a mais versátil e adaptável que já vi !
Poderíiamos incluir aí um "a mais confusa", mas seria desmerecê-la e uma grande injustiça.
Uma observação: quando eu falei sobre Engenho do Matto ter pertencido apenas à linha original, disse pela data de inauguração da mesma. Mas o mapa postado pelo Melekh tem Engenho do Matto desenhada na variante via Inhaúma !
Imagem
^^ Podemos ver que o mapa, apesar de não ser extremamente, mas bem detalhado, mostra que a curva da EF Rio d'Ouro em Engenho do Matto é bem fechada !
E analisando o texto de Max Vasconcellos (abaixo), dá mesmo a impressão de que a estação tenha funcionado na variante e na linha antiga também !
Ou no mínimo, tenha funcionado na linha antiga e depois construiram uma outra na variante nova.
Ou ainda, a linha ter se adeqüado de modo que passasse em frente a Engenho do Matto. Neste caso, fica mais plausível que a estação tenha sido onde hoje ficam as instalações da CEDAE.
Imagem
^^ Seria interessante medirmos a distância entre Engenho do Rainha e Engenho do Matto.
Abaixo mais um documento que comprova que Engenho do Matto funcionou na variante de Inhaúma !
Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 11 Jun 2012, 23:46

Acho (e apóio) que Engenho do Matto deva ter um tópico específico a ela.
Encontrei diversos documentos e gostaria de posta-los neste tópico.
Inclusive uma matéria de pavimentação da Av.Automóvel Clube entre as estações de Engenho da Rainha e Engenho do Matto. Sabem em que ano ? 1952 !
Acredito que facilitará as pesquisas.
O que acham ?
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 12 Jun 2012, 00:57

Documento importante e muito interessante ! ! !
Quadro de prédios a serviço da ferrovia ! Com a descrição e dimensão das construções ! ! !
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
^^ Fonte: Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923
:Y:
Por hoje eu encerro minhas pesquisas ... e olha que estou em semana de provas. Pretendo estudar um bocado mais, então pode ser que eu fique um pouco sumido. Mas tentarei dar uma olhadinha aqui sempre que puder ...
Uma boa noite a todos !
o.ov -_-zzz
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante

Mensagem por tche » 12 Jun 2012, 03:37

Olá para todos... Como eu já havia dito, fui Domingo à Acari para tentar levantar com antigos moradores algum depoimento ou mesmo foto da antiga estação. São visíveis os traços do leito da antiga ferrovia, bem como a pracinha localizada no espaço onde se erguia a velha estação. O local é muito tumultuado, pois situa-se próximo à algumas favelas. Fui a alguns pequenos bares lá existentes, mas não pude localizar algum antigo morador, pois por incrível que possa parecer, algumas pessoas ali nem tinham idéia de que um dia naquele local existiu uma ferrovia. Espero voltar com mais calma e continuar a minha pesquisa, pois naqueles prédios antigos ali existentes, DEVE HAVER ALGUÉM QUE POSSA DAR INFORMAÇÕES SOBRE A ANTIGA ESTAÇÃO. Um abraço a todos...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 12 Jun 2012, 18:16

DadoDJ escreveu:Documento importante e muito interessante ! ! !
Quadro de prédios a serviço da ferrovia ! Com a descrição e dimensão das construções ! ! !
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
^^ Fonte: Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923
:Y:
Por hoje eu encerro minhas pesquisas ... e olha que estou em semana de provas. Pretendo estudar um bocado mais, então pode ser que eu fique um pouco sumido. Mas tentarei dar uma olhadinha aqui sempre que puder ...
Uma boa noite a todos !
o.ov -_-zzz

^^ As imagens não apareceram !
Vou consertar isso assim que puder !
ptz
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 12 Jun 2012, 19:06

Agora sim !
Quadro de prédios pertencentes à EF Rio d'Ouro, com descrição e dimensões, em 1923 !
Fonte: Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 417 (Medium).jpg
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 418 (Medium).jpg
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 419 (Medium).jpg
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 420 (Medium).jpg
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 421 (Medium).jpg
Quadro de Edifícios a serviço da EF Rio d'Ouro - Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas de 1923 Página 422 (Medium).jpg
Me desculpem pelo suspense ...
okk
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 12 Jun 2012, 22:51

Dado, companheiro,

Eu torço para que a casinha amarela seja a estação Engenho do Matto, então teríamos uma raridade ainda viva, dentro de nossa área urbana.

Eu levantei a suposição das instalações da CEDAE ser a estação, pois sendo remanescente da ferrovia poderia haver esta possibilidade.

Você também citou que Engenho do Matto tenha servido apenas à linha original, mas se você olhar num dos mapas que coloquei na postagem anterior, verá que ela serviu as duas variantes.

Imagem

Estou vendo quando poderei ir em um dia de semana, para poder entrar no local e ver com mais detalhes e se me for permitido, tirar algumas fotos.

Está em aberto....
Editado pela última vez por Melekh em 14 Jun 2012, 09:22, em um total de 1 vez.

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 12 Jun 2012, 23:41

Grande Adenilson!

Você cita sobre a ambigüidade de paradas/estações em ferrovias paralelas num mesmo bairro, tipo Pilares X Cintra Vidal (Pilares) e assim por diante.

Baseia-se nisso para supor Herédia de Sá e Vieira Fazenda X Praia Pequena.

Respondendo a isso, coloco um Mapa que trás tanto a E.F. Rio D’Ouro e a E.F. Melhoramentos, antes destas pertencerem a E.F. Central do Brasil.

Neste Mapa podemos ver que as estações da E.F.R.D => Parada Praia Pequena, Estação Venda Grande e Estação Liberdade, são anteriores as Estações da E.F. Melhoramentos, cito Heredia de Sá, Vieira Fazenda e Cesário Machado que na época ainda não existiam.

Note que a Estação Del Castilho (Melhoramentos) e Liberdade (EFRD) existiam simultaneamente.

Imagem

Logo deve ter existido outro critério para explicar as grades de estações, ou tais estações/paradas existiram e foram extintas ou então algumas mudaram de nome.

Eu não me lembro de ter dito que a estação de São Francisco Xavier da E.F.Norte tenha sido a estação inaugural de trens da Rio D'ouro, pois pelo que consta, foi a Estação Quinta do Caju, eu tenho um documento que sugere a E.F.R.D. tendo se utilizado da mesma e que coloco abaixo:

Imagem

Imagem

Já que você comentou sobre Cesário Machado, coloco também um documento que coloca a Estação Cesário Machado, pertencendo a E.F.R.D., vide:

Imagem

Sobre as Estações Henrique Scheid e José Dos Reis, eu citei os lugares e aqui postei, baseando-me no mapa de 1911, que consta as duas em locais distintos e também as plantas que aqui seguem, abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora estas estações podem ter servido o Ramal que partia de Inhaúma para as Oficinas, note nos mapas que coincidentemente, tanto o que partia de Inhaúma (EFRD) acima; quanto o que partia da L.Auxiliar (EFCB) as linhas em direção as Oficinas, passa próximo as estações.

Imagem

Por fim, o que me levou a crer nisso, é que em ambos os terrenos, não consta a numeração correspondente ao lote, também aquela área é valorizada, graças à proximidade ao Norte Shopping e todos os terrenos estão sendo aproveitados, inclusive o das Oficinas de Pontes, que hoje é o Condomínio Klabin Segal; porém os referidos terrenos estão lá, como se não existissem, nada construido.

Agora afirmar isso, que o local por mim assinalado são os das estações, só com fotos.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”