Re: Estação Herédia de Sá.
Enviado: 10 Jul 2017, 10:38
HERÉDIA DE SÁ..............1951: Cadê a estação???
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1951 com o trecho retilinizado e podemos ver a nítida "cicatriz" do trecho antigo. Alguém consegue ver alguma estação no trecho desativado???
No trecho novo, também não consigo ver nada. Inclusive o espaço que deriva para o ramal de Arará, o qual por coincidência, eu e o Melekh pensávamos ter abrigado a estação, está do mesmo jeito que é hoje.
Não se esqueçam também que no trecho novo, a ferrovia foi contruída sobre um talude ficando alguns metros acima do nível das casas que estão ao lado. A foto não possui cortes. Foto aérea de 1951, onde podemos ver a cabine, vandalizada na reportagem e alguns detalhes destacados pelo Melekh na foto postada, a qual repetirei aqui com os detalhes.
Reparem que há um comboio indo para Arará logo após passar pela cabine.
Repito a pergunta: Alguém consegue ver algo parecido com uma estação, seja no trecho novo ou antigo?
Segue abaixo, agora a foto com detalhes. Agora postei a aerofotogrametria com detalhes.
Em azul, a cabine de Herédia de Sá, citada na reportagem sobre o vandalismo.
Em vermelho, o imóvel circundado pelo Melekh e árvores próximas.
Em amarelo, a Rua Viúva Cláudio, que ficou com interrompida pela ferrovia no novo traçado que era alguns metros acima do nível da rua.
Em lilás, o traçado antigo e a posição da estação no trecho antigo.
Em laranja, a linha dupla da Auxiliar. A linha da esquerda (sentido Centro), deriva-se para uma linha singela verde. É nesse desvio que o comboio está passando. Logo depois, a liha singela deriva-se para uma dupla, mas exclusiva de Arará.
Conclusão: A linha dupla de Arará convergia em uma singela, que logo após era partilhada com a segunda linha da Auxiliar. Eram 4 linhas que viravam 2 linhas.
Abaixo, segue a foto postada pelo Melekh com o mesmo detalhamento das observações acima, incluindo cores. A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia. As árvores destacadas em verde, ocultando parcialmente o imóvel na foto aérea e a cabine em azul. Não coloquei o traçado antigo nesta foto, por ficar fora do enquadramento. Aliás, o local onde ficava estação no traçado antigo, está encoberto pela cabine.
Segue abaixo a aerofotogrametria de 1951 com o trecho retilinizado e podemos ver a nítida "cicatriz" do trecho antigo. Alguém consegue ver alguma estação no trecho desativado???
No trecho novo, também não consigo ver nada. Inclusive o espaço que deriva para o ramal de Arará, o qual por coincidência, eu e o Melekh pensávamos ter abrigado a estação, está do mesmo jeito que é hoje.
Não se esqueçam também que no trecho novo, a ferrovia foi contruída sobre um talude ficando alguns metros acima do nível das casas que estão ao lado. A foto não possui cortes. Foto aérea de 1951, onde podemos ver a cabine, vandalizada na reportagem e alguns detalhes destacados pelo Melekh na foto postada, a qual repetirei aqui com os detalhes.
Reparem que há um comboio indo para Arará logo após passar pela cabine.
Repito a pergunta: Alguém consegue ver algo parecido com uma estação, seja no trecho novo ou antigo?
Segue abaixo, agora a foto com detalhes. Agora postei a aerofotogrametria com detalhes.
Em azul, a cabine de Herédia de Sá, citada na reportagem sobre o vandalismo.
Em vermelho, o imóvel circundado pelo Melekh e árvores próximas.
Em amarelo, a Rua Viúva Cláudio, que ficou com interrompida pela ferrovia no novo traçado que era alguns metros acima do nível da rua.
Em lilás, o traçado antigo e a posição da estação no trecho antigo.
Em laranja, a linha dupla da Auxiliar. A linha da esquerda (sentido Centro), deriva-se para uma linha singela verde. É nesse desvio que o comboio está passando. Logo depois, a liha singela deriva-se para uma dupla, mas exclusiva de Arará.
Conclusão: A linha dupla de Arará convergia em uma singela, que logo após era partilhada com a segunda linha da Auxiliar. Eram 4 linhas que viravam 2 linhas.
Abaixo, segue a foto postada pelo Melekh com o mesmo detalhamento das observações acima, incluindo cores. A mesma notação de cima, envolvendo o imóvel que o Melekh suspeitou ter sido a estação, mas esse imóvel está alinhado com a Viúva Cláudio, ficando abaixo do nível da ferrovia. As árvores destacadas em verde, ocultando parcialmente o imóvel na foto aérea e a cabine em azul. Não coloquei o traçado antigo nesta foto, por ficar fora do enquadramento. Aliás, o local onde ficava estação no traçado antigo, está encoberto pela cabine.