Página 3 de 4

Re: Estação Pilares

Enviado: 08 Jan 2016, 16:20
por renatodomeier
OLÁ AMIGOS !! SAÚDE E PAZ !!

ALGUÉM SABE A DATA CORRETA QUANDO A ESTAÇÃO PASSOU A SER OFICIALMENTE CHAMADA DE PILARES ?

CERTEZA QUE foi antes de 1907

Re: Estação Pilares

Enviado: 12 Jan 2016, 08:50
por DadoDJ
Sim, como respondido em outro tópico, esta estação, já extinta há muito tempo, pertenceu à EF Rio d'Ouro e se localizava no Largo de Pilares, não tendo nada a ver com a atual Pilares, antiga Cintra Vidal, do atual Ramal Belford Roxo da supervia

Re: Estação Pilares

Enviado: 12 Jan 2016, 13:35
por renatodomeier
Essa da EF Rio d'Ouro apareceu antes dessa atual, correto ?

E o nome sempre foi Pilares ?

Re: Estação Pilares

Enviado: 13 Jan 2016, 14:31
por DadoDJ
Sim, sempre foi Pilares

Re: Estação Pilares

Enviado: 14 Jan 2016, 15:26
por Melekh
renatodomeier,

No Mapa abaixo datando de 1900, você poderá ver a Variante Antiga da extinta Estrada de Ferro Rio D'ouro, seguindo quase que paralela a Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil, que foi mudada para Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje ramal de Belford Roxo da Supervia.

Na E.F. Rio D'Ouro, próximo ao largo de Pilares em circulo vermelho, você verá a Estação Pilares, já na antiga Mlehoramento do Brazil, paralelamente, está a (na época era apenas uma parada) Estação Cintra Vidal, que a Supervia mudou para o nome Pilares,em referencia ao bairro, segue o Mapa abaixo:

Imagem

Re: Estação Pilares

Enviado: 01 Fev 2016, 10:36
por Adenilson
Melekh.

A idéia de colocar o mapa foi muito boa, pois dirime bem a dúvida do Renato. Apenas complemento que não temos muita precisão sobre o período de simultaneidade da operação das duas estações (Rio D'ouro e Melhoramentos), pelo simples fato de ser obscuro se a Rio D'ouro interrompeu logo o fluxo da variante antiga em detrimento da nova (passando por Inhaúma), ou se houve operação das duas variantes e até quando, mas já vi mapas que mostravam, que pelo menos a linha ficou por ali até 1907 ou 1910 e que fotos revelam que na João Ribeiro, a linha abandonada ficou por mais tempo.

Re: Estação Pilares

Enviado: 01 Fev 2016, 21:58
por Melekh
Adenilson.


Desculpe a demora da resposta, mas podemos comprovar que a variante antiga da EFRD estava em pleno funcionamento no ano de 1916, acredito que tenha de estendido até um pouco mais. Também tanto a Variante Antiga quanto a Nova chegaram a funcionar juntas por um pequeno período de tempo, como se houvesse uma transição, isso já foi postado com alguns mapas antigo e grade horária, veja algumas reportagem


Coloco aqui a grade das estações da E.F. Rio D’Ouro nas diversas épocas que segue abaixo:

Boa parte das tabelas foram postadas pelos companheiros.



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Poderemos ver que a E.F. Rio D'Ouro passou por diversas mudanças desde a sua criação.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem




Algumas reportagens da Estação Pilares e Liberdade.


Imagem


Imagem


Notem aqui que em 1916, ainda estava em funcionamento a Variante Antiga da EFRD.


Imagem

Re: Estação Pilares

Enviado: 08 Mar 2016, 10:27
por Adenilson
Isso explica a foto da década de 20 ainda mostrando trilhos, mesmo que abandonados, na Av. João Ribeiro.

Re: Estação Pilares

Enviado: 09 Mar 2016, 15:11
por DadoDJ
Bem lembrado, Adenilson.
Aproveitando ... Melekh, vc falou que tem uma foto da estação Pilar quando o encontrei da última vez. Alerto que estive digitalizando vários álbuns cedidos pela AENFER (que foram doados por um ex-ferroviário), com 90% das fotos inéditas. Neste acervo consta uma foto de uma estação Pilar. Mas de acordo com o que observei, parece que era a estação Pilar existente no Nordeste (existem duas, uma delas seria essa da foto, sem identificação no verso). Apesar de bastante modificada, a estação anterior possui uma arquitetura muito semelhante à da foto antiga, observem:

Re: Estação Pilares

Enviado: 09 Mar 2016, 15:13
por DadoDJ
Vou transferir estes dados para o tópico correspondente.
E essas fotos em breve estarão no site, ficaremos com um acervo espetacular !