Página 3 de 5

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 12:58
por DadoDJ
Eita !
E agora, é Pavuna mesmo ou São João de Meriti ?!
o0
:P

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 13:41
por tche
Olá pessoal, interessante esse debate, mas não concordo com o Hugo pelo simples fato de não haver catenárias ali, e a foto parece ser posterior a 1950, época em que os elétricos chegaram à Pavuna. Vejo também que não há um leito regular, apenas um espaço de terra sem trilhos. No entanto a foto de 1972 é Pavuna mesmo, tirada no local da antiga passagem de nível atualmente ocupada pelo viaduto. Reparem que a bitola mista terminava aí...

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 13:58
por HUGO CARAMURU
O debate esta´ interessante. Aqui vai uma coletânea das fotos do forum e o que eu acho:
O eletrico chegou a Pavuna em 1947 e esta foto é antes.

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 17:04
por tche
Hugo, examinei algumas fotos que possuo e olhei a foto em discussão por outro angulo e tenho que dar razão à você; a foto é da Pavuna mesmo. Levando em conta ela ser anterior à eletrificação, o local é a praça em frente à estação do Metrô e à direita, fora da foto, está a antiga passagem de nível, atualmente o viaduto. A praça estava em estado lastimável, característica comum nos subúrbios daqueles tempos...

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 17:13
por DadoDJ
Caramba, por isso que eu gosto disso aqui !
Aqui só tem PhD em ferrovias !
:P
Show !
Parabéns !
app

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 17:15
por DadoDJ
Me digam uma coisa: este casarão que aparece na maioria das fotos ainda existe ?

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 18:09
por HUGO CARAMURU
Se este afamado casarão existe, eu creio que não, pois quando eu ainda morava ali perto, na então Estrada Rio do pau, foi feito um grande supermercado e creio que foi tudo abaixo. Uma colega de ginásio morava na segunda casa antes da então delegacia. Hoje ela faz parte do meu face.

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 19:55
por AVVP
Se eu puder contribuir com algo, anotei aqui a data de inauguração da Eletrificação, vistas em acervos de jornais:
Honório Gurgel - Pavuna (Linha Auxiliar) em 15/01/1947.

Pavuna - Belford Roxo em 17/11/1950 (Este trecho está para a EFRD assim como os Pássaros estão para os Dinossauros b ) )

Abaixo mando duas fotos, que tirei faz um tempo. Por ser o smartphone antigo, a qualidade não está muito boa. Mas mostram a Estação caso, vocs não passem lá todo dia, como eu passo, para ajudar na visualização. Caso necessário eu ''atualizo'' as imagens.
26-03-2010 08-57-34 PM.jpg
Pavuna2.jpg

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 21:08
por DadoDJ
Grande AVVP!
Tenho uma dúvida: a Bica da Mulata ainda existe, ou não?
Tenho a impressão de ter visto uma matéria com o prefeito neste monumento, recentemente ...

Re: Estação Pavuna

Enviado: 04 Nov 2013, 22:07
por Adenilson
Pessoal.
Eu tinha postado fotos da Pavuna, pois realmente acreditava que era a estação. O principal motivo foi o casarão apontado nas fotos que postei e posteriormente no mosaico mostrado pelo Hugo.

De qualquer forma, achei a estrutura do acesso de passageiros na foto enviada pelo Dado idêntica a da foto que eu tinha de 1972, com a diferença da modernização e adição de cerâmica.

Mesmo assim, não bati o martelo, pois quando eu percebo que um pesquisador forista tem um conhecimento maior da região que eu, eu tomo um posicionamento mais defensivo.

O mais importante é que parece que foi esclarecido.

Tchê: Continue sempre manifestando a sua opinião, pois isso é muito importante para o fórum. Show de bola.
AVVP: Estávamos sentindo falta de uma postagem sua. As datas estão "mão" okk

Voltando à questão da Pavuna, na foto de 1972, eu nunca tinha parado para analisar, mas parece que o sentido da foto é o voltado para Acari. Não sei porquê sempre achei que fosse para São João.

Tchê e Hugo. Esse tipo de acesso era dos 2 lados da estação?

Engraçado também é que quando o Hugo montou o mosaico e indicou a cobertura da plataforma da auxiliar, eu achava que era uma plataforma só, pois a coincidência do ângulo é incrível.
Vendo o mosaico e me lembrando da foto extraída do site do Ralph, via aquelas plataformas paralelas e me lembrava da disposição de ângulo convergente das plataformas antigas, eu sempre achei que as plataformas paralelas eram da Rio D'ouro e auxiliar respectivamente. Agora vejo, que uma substituiu a outra, pois o tráfego não podia parar. Pelo menos é isso que parece.

O terreno vazio então antes da passagem da estação na foto do Dado seria muitos anos depois ocupada pela plataforma mostrada em obras no mosaico.

Show de bola!